A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Anjo d'aguarda



A pedra intacta e a nascente: coubera-lhes o mistério da fundação do mundo, no primeiro dia os anjos. E ao seu gesto se ordenaram os ventos, pelo fogo invisível e o bastão rasgaram os caminhos dos condutores de povos e dos reis, preparação amorosa das sombras. No poder da pedra e da nascente os círculos sagrados e as árvores e os lugares terríveis das batalhas. A Terra aguardava, Inverno e solidão do Sol.

- Sou o anjo Apache, murmurou um, e disse: seremos os caminhos vermelhos. E estendeu a vara para a terra virgem: esta será a planície do fim, um homem chamado Jerónimo.

- Sou o anjo da Borgonha, gritou outro, e disse: seremos o voo breve do falcão. E estendeu a vara para a terra fértil: aqui a catedral, o rosto; aqui a neve, que apaga o sonho do Temerário.

- Sou o anjo Cigano, proclamou um terceiro, e disse: seremos a puríssima maldição do fogo. E a vara traçou o sinal da encruzilhada: por aqui a linguagem dos pássaros, secreta coroação do rei.

- Sou o anjo Maori, avançou um quarto, e logo um outro: sou o anjo de Jerusalém.


Ela, porém, pairava sobre o mar, elevação do mundo: na primeira noite o anjo, e devolvia aos ventos o mistério maior.

- Sou o anjo de Luz, disse, e apenas hesitou: seremos o porto do Graal. E o seu gesto redimiu as águas: aqui a impossível viagem, na pedra dos corvos a sagração das naus. Pairava sobre o mar, e disse: águas de navegar, antepalavra do Espírito.

A pedra intacta e a nascente: a terra aguardava, Inverno e ocultação do Sol. E estendeu a vara para os seus irmãos: por fim libertar-vos-ei.


"E vi muitas vezes Melchisedech, quando, muito antes dos tempos de Semiramis e de Abraão, apareceu na Palestina, que era ainda deserta; como se organizasse o território, como se escolhesse e endireitasse determinados e precisos lugares. Vi-o sempre sozinho, e pensei: que quer este homem daqui, onde ainda não há ninguém? Foi assim que o vi abrir uma nascente na montanha, e foi a nascente do Jordão. (...) Foi assim que o vi abrir a terra em muitos lugares (...) e cada lugar onde trabalhava e construía parecia ser o lugar de uma graça futura, como se atraísse a atenção para esse lugar, como se empreendesse alguma coisa que haveria depois de se realizar.

Melchisedech pertencia àquele coro dos anjos que guardam os países e os povos, que (...) estão logo depois dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael".

[do relato das visões de Anna Catherina Emmerich (1774-1824)]

16 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Meu caro, superas-me em audácia.

Abraço!
P. S. Neste blogue, por fundas razões de humanismo e liberdade, não consta a etiqueta: «Cristãos Heréticos».
:)

Ana Beatriz Frusca disse...

Herético ou não esse texto tá bom demais da conta, fala sério!
Tava com saudades de vc aqui, seu doidão!
Beijinhos.

Casimiro Ceivães disse...

Caríssimo,

hoje nenhum cristianismo é suficientemente herético... e nenhuma heresia suficientemente cristã.

Abraço

Casimiro Ceivães disse...

Biazinha, estou sempre por aqui; beijinhos

Casimiro 2dão

andorinha disse...

Já passei por aqui várias vezes e nunca consegui comentar este post.

Esse texto transcende-me, não lhe tinha apreendido o sentido. E mesmo agora não o devo ter apreendido na totalidade:)
O "Cristianismo herético" referido pelo Klatuu penso que me ajudou um pouco a entender.

Esclarece-me uma dúvida.
O anjo da Luz é uma mulher? É ela que nos vem libertar?
A anos-luz do Cristianismo convencional...

Casimiro Ceivães disse...

Andorinha, não sei o que é o "cristianismo convencional"...

O texto fala em "anjo de Luz", e não "anjo da Luz". "Luz" é, para alguns estudiosos, um nome de onde teria derivado o nome dos lusitanos... claro, é significativa a aproximação à "luz" (em língua portuguesa!) e portanto ao "portador da luz". Porta que se abre para muito longe...

As entidades angélicas não estão, em si mesmas, sujeitas à divisão dos sexos; ao longo dos livros sagrados judaico-cristãos, aparecem sempre como "homens", mas não deveremos ver aí mais do que o resultado da "queda" (voluntária) que lhes é necessária para se tornarem visíveis e até mesmo, quem sabe, o resultado dos olhos que os viram serem olhos não muito habituados a ver...

O anjo protector (a palavra não é a mais correcta) de Portugal, diz uma certa corrente da Tradição, é Miguel, em "modalidade feminina", como feminina é, talvez não por acaso, toda a religiosidade do cristianismo tradicional português: onde Maria está, como observou Pessoa, um pouco acima de Deus. A abertura ao feminino-espírito é uma das marcas lusíadas.

Enfim, no meio disto, e de muitas outras coisas, a questão aqui suscitada é a da diferença entre a Pátria portuguesa e a dos imensos povos deste mundo. Feminina? Marítima? Nocturna? Anjo que guarda e aguarda? Em tudo, "no fim libertar-vos-ei"... mas só indirectamente se nos dirige, falando assim, pois que fala aos seus irmãos...

Abraço

Lord of Erewhon disse...

Os Anjos têm sexo, essa é a marca maior da sua divisão e Queda. Lucifer é masculino, princípio que se opõe ao feminino, Gabriel, a Governadora do Mundo.

Esta trindade inaugural: Pai, Potência Oculta (ou Espírito Santo ou Lucifer) e Filho do Homem (no sentido genérico, fêmea ou macho, no caso fêmea).

Os lugares em que se sentam ao lado do Pai, são os do filho (Lucifer) e os da esposa (Gabriel).

Depois segue a simbólica hermética: a mística (feminino, seu estado a ligação, seu lucro a paz); a mágica (masculino, seu estado a sabedoria, seu lucro a civilização).

Lord of Erewhon disse...

P. S. Já falaste com o Vitor...? Vais precisar de auxílio... :)

andorinha disse...

Casimiro,

Eu também não sei o que é o "cristianismo convencional".
Não estou a brincar, foi a expressão que me ocorreu.
Em matéria de religião acontece-me várias vezes não saber que termos usar ou quais os "correctos".

"Anjo de Luz", tens razão, desculpa a leitura descuidada.

Agradeço-te os esclarecimentos, agora entendi o tema fulcral do post. Não tinha chegado lá.
Entendi mesmo. Se não tivesse entendido, continuava a massacrar-te, podes ter a certeza:)

Lord,
Isso no Luciferismo, certo?
Não sabia, penso que nunca falaste nisso. Não sabia da existência de Gabriel, a governadora do mundo.

Essa boca foleira do teu P.S. tem alguma coisa a ver comigo?:)

Casimiro Ceivães disse...

Provavelmente voltaremos a isto, Andorinha... e não há termos correctos para a "religião".

E, vês, "porta que se abre para muito longe" disse eu, e o Erehwon pôs o pé na nesga aberta e fez força. Um cansaço, estes bolcheviques metafísicos :)

Gabriel, a Governadora do Mundo é apenas uma variante snob de Xena a Princesa Guerreira.

andorinha disse...

Provavelmente voltaremos, Casimiro, são temas que me interessam bastante.

O Erewhon é assim, já o conheço de gingeira:)
Lança pistas e deixa-me os neurónios em parafuso:)
"Bolcheviques metafísicos"- gostei da denominação...

Klatuu o embuçado disse...

Xena a Princesa Guerreira! LOL!!!

Andas inspirado.

aquilária disse...

deixo-te, apenas, o habitual abraço. porque, depois de ler o teu texto, me apetece o silêncio.

Ana Beatriz Frusca disse...

Tio 2dão:

Estou a passar por aqui para deixar-te um beijo porque gostei muito de conhecê-lo.
Continuarei a escrever em meu blogue, e não mais aqui.Não escrevo posts para ser insultada, e nem gosto de ver meus amigos serem também.
Minha vinda aqui será apenas pra comentar a todas as pessoas que gosto e que estão aqui, e você está entre elas.
Beijos.

PS: como não tenho teu e-mail tive que deixar essa mensagem aqui.

Ana Beatriz Frusca disse...

Vá lá visitar-me caso te apeteça.
Jinho.

Fata Morgana disse...

O Vermelho é a cor mais positiva para os Apaches. Eles cruzam o caminho vermelho com o negro, e dizem "este é um caminho vermelho" ou "entramos num caminho negro", conforme as coisas correm.
Gostei muito do Anjo Apache, apesar de as planícies me parecerem sempre claustrofóbicas.
Mas e a Catedral e a neve... a neve...? E a linguagem dos pássaros?! O voo breve do falcão e a puríssima maldição do fogo?

O teu texto é muito belo e os teus anjos também.

Aqui, deixo-te aceso o cachimbo. Já tirei umas fumaças portanto só posso dizer verdades, como esta:

Iyúskinyan wancínyankelo :)