
Escrevo-te porque hoje li uma notícia de que não gostei. O Sporting vai inaugurar, em 2010, uma Academia em África – até aqui tudo bem. Mas…na África do Sul!!!
Escuso de te dizer que o futebol é um dos grandes elos do mundo lusófono, em particular em África. É extraordinário como em todos os PALOPs, sem qualquer excepção, se segue, apaixonadamente, o campeonato português. E isso poderia ser ainda muito mais fomentado com, por exemplo, a organização de campeonatos lusófonos – a nível de clubes e de selecções. Fica a ideia…
Atendendo à tradição do nosso clube em formar jovens, a ideia de uma Academia em África faz todo o sentido. Mas esse esforço deveria ser canalizado para os países lusófonos – senão para todos, pelo menos, de imediato, para os dois maiores: Angola e Moçambique.
Eu até percebo, do ponto de vista da pura gestão, a aposta na África do Sul: na África subsariana é, de longe, o país mais organizado. Mas olha que isso também está a mudar. O Mandela não já manda nada, o ANC está em acelerado processo de cisão e, por isso, o futuro adivinha-se sombrio.
Para além disso, a África do Sul trata os imigrantes de Moçambique como autênticos escravos…
Vê pois se ainda vais a tempo de mudares a tua decisão. O Sporting é Clube de Portugal e, por isso, sobretudo, do espaço lusófono…
Já agora, vê também se convences o Paulo Bento a não tirar o Vukcevic da equipa…
Saudações leoninas
2 comentários:
Não sabia que o Renato era Leão !
O Sporting também é a minha equipa do coração, mas acho pertinente o que escreveu:
"Atendendo à tradição do nosso clube em formar jovens, a ideia de uma Academia em África faz todo o sentido. Mas esse esforço deveria ser canalizado para os países lusófonos – senão para todos, pelo menos, de imediato, para os dois maiores: Angola e Moçambique."
Isso sim seria uma forma de aproximação maior entre Portugal e esses países.
Acabei de encontrar um defeito em ti, Renato!...
Salva-te a ideia da Lusofonia no futebol...
Grande abraço.
Enviar um comentário