A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estaremos a aceitar um Produto Soviético Light para o governo da Europa?

.
Caros membros da Nova Águia e do MIL daqui e dalém mar.

Como é do vosso conhecimento, embora de muito poucos de vós é certo, a Europa trouxe até nós cidadãos de Portugal mais um bem: o registo obrigatório de todas as fontes de água particulares do nosso território sob coação de coima (mínima!!!) ao proprietário singular de 25.000€!

Os serviços vêm dizer que o processo é gratuito, mas até quando e com que garantias?

“De futuro, os títulos de utilização dos recursos hídricos deixam de ser a prazo, para passarem a definitivos, sujeitos ao pagamento de um taxa. No caso dos pomares, o que está previsto é que esse valor seja de 36 cêntimos por m3 de água consumida, caso o agricultor tenha contador.”

PÚBLICO: Edição Impressa 13 de Maio de 2009 – 11h58
http://jornal.publico.clix.pt/magoo/noticias.asp?a=2009&m=05&d=10&uid=&id=305845&sid=58600

Será que a lógica dos “Landlords” dos países do norte da Europa começa a alastrar para os países do sul e para Portugal, onde as terras deixam de pertencer às pessoas singulares em favor do monarca (ou governo) e o seu usufruto é condicionado pelas vontades destes? Nem no tempo da nossa pior autocracia isto aconteceu, já que em Portugal o condicionamento sobre os proprietários de terra sempre foi muito reduzido. É com medidas como esta que esperam melhorar o sector primário?

Os impostos sobre a terra que não cria rendimento, são em última análise um aluguer, ou seja é o mesmo que dizer que o proprietário o deixa de ser passando a pagar uma renda ao "senhor da terra" que agora tem uma face invisível e se encontra em lugar discreto... no trono de Estrasburgo!

Quando se tem que respeitar inúmeras regras e condições dentro da nossa antiga propriedade (a bem do ambiente, a bem da redução dos incêndios, a bem da economia, etc, etc, etc.) usurpando do princípio de autoridade sobre aquilo que é nosso (ou que se encontra por herança sobre a nossa gestão), então é porque ela não nos pertence de facto!

Quando proprietário singular se vê obrigado sobre coima (mínima!!!) de 25.000€ (valor que para o pequeno proprietário corresponde por exemplo a ficar sem a terra e sem a sua casa, ou seja na pobreza) a declarar uma fonte de água (poço, poça, charco, mina) que tem na maioria dos casos dezenas de anos (e já se pagou ao estado por isso) e que muitas vezes já não utiliza, quando ao mesmo tempo inúmeras autarquias as arrasam, ou as canalizam para o esgoto por motivos de construção imobiliária, é no mínimo escandaloso quando sugerem que vivemos numa época de falta de água e estas medidas visam combater esse fenómeno!

Será que aquilo que muitos políticos dizem de que os que têm mais, têm que contribuir com mais se aplica aos pequenos e médios proprietários em prol dos que nada têm, ficando os muito poderosos de fora?

Isto tem um sabor muito soviético, apenas com um procedimento muito mais, digamos "light"! Estaremos a viver na Europa à introdução de um Produto Soviético Light???

Eurico Ribeiro

3 comentários:

Renato Epifânio disse...

Denúncia pertinente...

Abraço MIL

julio disse...

Se permitem esta sacanagem agora, depois virá a taxa do ar, depois da voz e depois da alma para finalmente o ser deixar de ser e virar alma grupo, sujeita ao senhor de estado ou de engenho

Ariana Lusitana disse...

Das coisas com mais sentido que li aqui. É esta atitude que se precisa, e textos destes.