A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

BlogTok: nova cara

BlogTok.com

- Brevemente numa associação sem fins lucrativos.
- Apoio incondicional ao MIL. O BlogTok revê-se na sua Declaração de princípios.

Informam-se todos os membros da "nova águia" que podem visitar o www.blogtok.com, totalmente remodelado e pronto para uma nova aventura para o conhecimento.

Filosofia

LER, ESCREVER E PARTILHAR

Este mote resume na íntegra os objectivos concretos do projecto BlogTok.com e respectiva ferramenta base: xSite - Sistema informação de Tecnologia e-Digital

- Ler porque é a razão e primeira do papel da web (net, leia-se rede).

- Escrever porque se busca a participação interactiva do leitor tornado escritor dentro do seu espaço de leitura partilhada.

- Partilhar porque a leitura e a escrita são na sua génese a expressão máxima dessa mesma partilha. Este espírito será elevado à sua expressão máxima.

Pela partilha vão-se unir "agregar" Blogs, Sites e Portais, construídos através das ferramentas base do sistema de gestão de conteúdos xSite. O BlogTok.com tem como objectivo máximo ser só mais um entre muitos potenciais. Apresenta-se como exemplo, quase Portal modelo ao estilo de site e na realidade é um agregador de Blogs, Sites e Portais. Agrega porque existe a partilha, e como tal outros podem nascer e tornarem-se Blogs, Sites ou Portais com estatuto de total autonomia mas com potencialidades de poderem partilhar informação dentro da sua rede.

O BlogTok é um arquétipo e um exemplo assumido para levar avante os objectivos de contribuir para a formação de uma rede que pretende em si interagir com outras redes que ora avante se continuarão a formar. Já são um conjunto de sub-portais sites e blogs temáticos a base da sua sustentação informativa.


Esta forma de dinamização de redes, cuja informação se agrega em Portais, Portais que representam redes de índoles distintas, sejam, por exemplo, indivíduos, instituições e empresas, em prol das artes, da religião, da política, da informação, do ambiente, da defesa dos animais, da alimentação, desporto ou de simples diário, vulgo Blog, vai unir pessoas de sensibilidades e interesses distintos, mas que virtualmente podem em sinergia levar avante os seus mais nobres objectivos: da divulgação até à simples leitura ou mesmo marketing com objectivos comerciais (Como é exemplo concreto de empresas ou grupos empresariais).

LER, ESCREVER E PARTILHAR

Ler a escrita que se partilha. Informação oriunda de diversas fontes atrairá a vontade e a necessidade futura de, em rede, juntar sinergias para poder exercer grupos em prol dos mais diversos interesses. Quem estranhará se dentro de alguns anos hajam grupos para, unidos, poderem praticar compras, que em grupo sejam mais económicas, pela força da quantidade. Temos muitas e boas ideias que esperam o respectivo apoio de todos para mais depressa se porem em prática. Hoje o sistema funciona completamente aberto, apesar de carecer de convite para que se saiba a respectiva importância quando convidado por alguém que em si valoriza o seu projecto e sabe que com a ajuda dos mais próximos mais depressa se atingirão os objectivos de cada um.

O xSite é um serviço que tal como o está na base tecnológica do BlogTok.com poderá servir para gerir outros Portais, redes de interesses, independentes ou com os níveis de interdependência que desejarem. Para o efeito essas redes proprietárias terão que subscrever um serviço, cujo preço será proporcional ao custo de sustentação do mesmo. Eis como um exemplo de espírito de partilha.

O BlogTok.com sendo um simples site "modelo" é um portal apto ao apoio de artistas, associações, ONGs e outros tipos de entidades e organizações. Convida para o efeito interessados em dinamizar determinadas áreas tornando-se além de administradores os seus beneficiários em conjunto com o projecto BlogTok.com. Este apoio está simbolicamente limitado pelo espaço oferecido, que é suficiente para uma ampla presença na net, pelo que em caso de "excessos", terão que subscrever o serviço conforme condições na tabela. Além de que procuraremos implementar potencial sistema de donativos para potenciais doações, como ajuda para expansão do sistema, a qual se traduz em vantagem colectiva.

Cada um pode fazer de um Blog uma simples célula. Pode-se por exemplo fazer um site para um só livro, ou mesmo uma tese ou até ou determinada obra. Cada autor pode facilmente criar múltiplos sites, e espelhar os mesmos em toda a sua rede e demais redes. Um site visto como uma célula com um objectivo concreto.

Serão formados na base sub-portais nucleares, tipo poesia, literatura, desporto, animais, futebol, culinária, que pertencendo à rede BlogTok poderão ser disponibilizados para parceiros seleccionados que demonstrem capacidade e sentido de entrega ou para fins comerciais.

Brevemente vão-se por à disposição ferramentas para a prática de comércio (e-commerce), num serviço de gestão inovador para através da partilha tornar possível a realização de trocas: dinheiro por coisas e coisas por outras coisas. No momento oportuno será anunciado a implementação do sistema. Por agora e com a colaboração geral vão-se limar arestas e corrigir eventuais falhas.

O BlogTok.com é um projecto que busca incentivar a formação de outros. Uns em estreita parceria e outros de base independente.

Desafiamos todos aqueles que já possuem as suas redes demarcadas sejam em "Joomla", "Wordpress" "Xoops" e outros, que poderão analisar os custos actuais e poderem analisar as vantagens de portar e juntarem a sua rede com outras redes. Serão criadas formas independentes de gestão de publicidades e outros formas de expressão, assim como poderão a usar os meios adequados para poderem continuar a gerir conforme sempre o fizeram. Para aqueles que já usam a "rede" blogspot poderão migrar sem qualquer esforço visto que o podem fazer via ferramenta posta à disposição.

Escritores e jornalistas, poetas e políticos, pintores e actores, estudantes e professores, engenheiros e arquitectos, desportistas e músicos, e população em geral, estão convidados a juntarem-se nesta rede.

Estamos abertos a todos aqueles que de alguma forma queiram contribuir tornando-se parte integrante deste projecto.

A todos aqueles que até hoje tornaram este projecto possível o nosso sincero agradecimento.

http://movimentolusofono.blogtok.com/
http://nova-aguia.blogtok.com/

2 comentários:

Magister Occultus disse...

Excelente Portal. Eu estou lá algum tempo e não me arrependo disso. Tá lá:
http://judsonline.blogtok.com/

JSL disse...

O BlogTok reconhece a tua presença como algo que faz com que continuemos a acreditar neste singular projecto.

Obrigado Judson agora e sempre