A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

sábado, 4 de outubro de 2008

Troca de mails a respeito do MIL e da Europa...

Bom Dia

Gostaria de vos colocar uma questão relativamente ao vosso movimento. Eu li tudo o que pude do site, mas há muita coisa que não consegui ler, e por isso decidi escrever-vos...para saber a vossa posição sobre a contrução europeia antes de eu próprio saber se gostaria de aderir...
Qual a vossa posição sobre a europa? São contra qualquer tipo de união política europeia?

Miguel Santos



O que defendemos é que Portugal deve reforçar os seus laços com os outros países lusófonos. Isto sem renegar a nossa condição europeia. Para o bem e para o mal, sempre fomos e sempre seremos europeus...
Quanto ao actual modelo político da União Europeia, a minha opinião pessoal é que ele não vai resistir muito mais tempo aos "ventos da História". Mas isso só o futuro o dirá...

Renato Epifânio



Caro Renato

Obrigado por dispender algum tempo a responder-me.
Disse que o actual modelo da União Europeia não resistirá aos ventos da Historia...quanto a si, qual acha que deveria ser o modelo para a União Europeia, para a Europa?

Muito Obrigado!

Miguel Santos



Caro Miguel

A questão do modelo político da Europa, como a de todos os outros modelos políticos, é a de articular da melhor forma o Uno com o Múltiplo, para mais sendo o Múltiplo tão forte…
Com o alargamento efectuado da União Europeia a muitos países da Europa de Leste, que ainda não cessou (a Turquia é outra questão…), acentuou-se, por contraponto, uma dinâmica pró-Directório Europeu. Que não é um mero fantasma: hoje mesmo, o actual Presidente da União Europeia, o sr. Sarkozy, presidiu a uma "cimeira" com os seus homólogos inglês, alemão e italiano…
Ora, eu não aceito que a Europa seja governada pela França, Inglaterra, Alemanha e Itália. Se é esse o modelo político para o qual se caminha, eu digo não…
Defendo, ao invés, uma Europa em que todas as Pátrias façam ouvir a sua voz. Ainda que em prejuízo de uma quimérica "voz comum", nomeadamente no plano externo. Pela própria natureza das coisas, nunca a Europa terá uma política externa verdadeiramente comum…

Abraço MIL
Renato

P.S.: Caso adira ao MIL, receberá um convite para se registar no Blogue NOVA ÁGUIA. Neste, poderá dialogar com outras pessoas que já têm tomado posição a esse respeito: falo, nomeadamente, do Clavis e do Casimiro Ceivães. Também por isso, tomo a liberdade de publicar este nosso breve diálogo no Blogue.

1 comentário:

Casimiro Ceivães disse...

Também penso que a questão da Europa é urgente e fundamental aqui.

E que em tudo deve ser distinguida a "Europa" (como uma espécie de "Super-Pátria" que não sei bem se é a nossa, ou a única nossa) da forma política que se desenha (ou não) hoje em dia na União Europeia.

Aliás, reflexões bem curiosas sobre isso deixou o Pessoa, e destaco, por sempre me ter parecido inesperada mas acertadíssima, o (vou citar de memória, as palavras não serão estas): "desastre terrível seria a queda da França". Lembrei-me disso exactamente pela referência a Sarkozy...

Mas eu sou secretamente um Gaullista...

Abraço