A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

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sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A Tolerância Zero e as democracias veladas do Ocidente


Uma das características da Lógica Clássica é o axioma do Terceiro Excluído, isto é, não existe alternativa para um valor verdade além do par {Verdadeiro, Falso}. É a tradição greco-romana ocidental herdada de Aristóteles. Ao lidar com problemas do mundo real, no entanto, é como que o conhecimento disponível não seja nem absolutamente verdadeiro nem absolutamente falso, podendo ser, por exemplo paradoxais, incertos, desconhecidos, indeterminados, verdadeiros em geral, verdadeiros com uma certa probabilidade, etc. Para estender a Lógica Clássica de maneira a permitir o tratamento deste tipo de conhecimento, é necessário alterar o conjunto de valores {Verdadeiro, Falso}. Dentre dos formalismos propostos para alterar este conjunto de valores encontra-se a Lógica Fuzzy. A teoria da relatividade de Einstein veio dar sentido ao funcionamento desta lógica. O Japão foi o primeiro país que fez uma aplicação prática desta lógica em termos industriais e com grande sucesso na sua indústria electrónica. A lógica nebulosa é da tradição budista da Índia, que se misturou com a tradição taoista em China, e deu origem ao Zen no Japão. O grande ideal do budismo foi o de ultraprassar o universo de opostos, de distinções mentais e discriminações emocionais. Budha não queria saber se o mundo é eterno ou não-eterno, se era finito ou infinito. O segredo de conseguir aceitar A e não-A ao mesmo tempo, ou aproximações entre 0 e 1 (em vez de 0 ou 1) é a capacidade de tolerância. Não há lugar para tolerância 0 (zero), tanto em voga no Ocidente, onde ainda as democracias são formas veladas de intolerância sob capas de discursos parlamentares e montes de legislação! Houve quem designasse esta tendência como Ocidentose.

http://gloriainacselsis.wordpress.com/2008/08/08/logica-fuzzy-difusa-nebulosa/

2 comentários:

Casimiro Ceivães disse...

- Diz-me, perguntou o general inquieto ao batedor nocturna, os nossos inimigos aproximam-se? É verdade que o exército invasor já passou o rio?

- Sim, respondeu o batedor, e não. E todos os valores fuzzy que estão no meio. "Rio" é um mero nome que podemos incluir nesta conversa, mas também poderíamos não o fazer. E no fundo, no fundo, és apenas o meu sonho, és apenas o nada em forma de general inquieto.

- Batedor, respondeu o general nervosamente, o rei mandou-me a defender a terra, a nossa terra. Ontem atravessei aldeias incendiadas, vi mães a chorar os filhos mortos: preciso de saber. Fala.

- Sei disso, respondeu o batedor, e ignoro-o. E não terás tu sonhado as aldeias incendiadas? Mas ainda bem que não sou o general. Também ficaria inquieto.

Valdemar F. Ribeiro disse...

É .. e por aí vamos ... mas nós , os que no Sul navegam em mente e/ou corpo, temos uma visão clara de que a chuva a cair no/do norte nem sempre é ácida e , em nome dos que ainda muito jovens ou a nascer , continuaremos a erguer a Bandeira da Esperança numa união , compreendendo que os opostos apenas são partes , num todo no qual somos personalidades dualistas .