A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

domingo, 13 de julho de 2008

Porque não subscrevo a nova Petição MIL (III)


Corrijo-me: a opinião de Pascoaes, Pessoa ou Agostinho não é tão válida como qualquer outra. Não vale sequer um voto. Porque, muito simplesmente, os três já morreram…

Em Democracia, não temos que estar reféns do que fizeram e/ou pensaram os nossos antepassados, por mais ilustres que tenham sido.

As únicas pessoas que podem, legitimamente, determinar a nossa “destinação” são os cidadãos portugueses devidamente recenseados para votar.

Se estes determinassem pôr fim a Portugal, poderiam, com toda a legitimidade, fazê-lo. E o facto de muitos portugueses, no passado, terem dado a vida pela Pátria é absolutamente irrelevante…

P.S. Sou como o Hugo Chávez. A mim, ninguém me cala. Pelo menos, enquanto a Direcção do blogue não me banir daqui… Se o fizer, esse será o reconhecimento da minha razão, da superioridade dos meus argumentos. Só se cala quem não se consegue refutar…

10 comentários:

Anónimo disse...

A saga.

Anónimo disse...

É chato quando alguém é contra os nossos pontos de vista.

José_Leitão disse...

Amigo Jorge, de volta bem vejo. Sabe, eu podia argumentar e refutar os seus argumentos, mas a verdade é que o já fiz, varias vezes, e de nada serviu. Viva a democracia! Pois é o sistema que lhe dá a liberdade de, independentemente do que se diga, discuta, dialogue, permanecer na sua opinião e manter a sua argumentação pueril.
Mas, para meu próprio tormento, sou demasiado bem-educado para não lhe responder, pois se fez estes posts era porque queria respostas. E embora eu saiba que você não vai responder condignamente ou aprender ou discutir o quer que seja, aqui as tem:

Temos o direito de definir a destinação que bem nos apetecer para o MIL, é o nosso direito e liberdade democrática não lhe parece? Assim, visto não obrigarmos ninguém a fazer nada (contrariamente á Europa) todos os que se juntem a nós aderem a esta destinação, e cada um deles vale um voto. Como tal já temos cá uns quantos e isso significa que democraticamente, num referencial restrito, temos mais razão e direito que você.
Quanto a Sócrates muito se engana, eu democraticamente não lhe reconheço a autoridade para me governar, pois não acredito que ele me governe democraticamente. Se obedeço á lei e às directivas aprovadas por Sócrates é por medo á lei, por medo de ir preso e de ter a vida arruinada, como tal Sócrates governa-me pelo medo e pela força... muito pouco democrata…
Sendo que Sócrates no fundo não me governa com verdadeiro direito não tem autoridade para definir uma destinação para mim, assim sou democraticamente livre de seguir ou criar para mim qualquer destinação que me apeteça, e se outras aderirem a essa destinação isso é com eles, são livres de o fazer.

Certamente, fora com os mortos, Heidegger para o caralho! Toda a filosofia Europeia para o caralho! Já que não existe mais filosofia digna de se chamar isso na Europa, para o lixo com essa corja toda. Junte-se a nós amigo Jorge Baptista, faremos uma nova filosofia aqui mesmo, agora mesmo, com base nestes vivos que aqui estão!

Sim, de facto não temos de estar reféns, mas da mesma maneira temos a liberdade de seguir as ideias que bem nos apetecerem desde que isso não prejudique ninguém… que eu saiba nós ainda não prejudicamos ninguém… mas o amigo Jorge no entanto, com os seus argumentos, está a prejudicar e a magoar o cérebro e a mente de alguns dos nossos companheiros de blog mais sensíveis… isso poderá ser considerado anti-democrata, tenha cuidado.

“As únicas pessoas que podem, legitimamente, determinar a nossa “destinação” são os cidadãos portugueses devidamente recenseados para votar.”

Certamente! Agora deixe ver quanto é que votarão em nós.

Anónimo disse...

De facto, Sr. JB ( a sigla não é a depropósito), a sua superioridade é manifesta.
É muito acima de qualquer um de nós a sua má educação, a sua arrogância, os seus complexos de inferioridade, o seu estilo quezilento, infantil e boçal.
Quando a superioridade atinge estes e outros limites que nem me vou dar ao trabalho de dizer, só resta: parabéns! não assine! não se cale! é o maior!

PS - Você nem sabe o que é democracia, mas aqui não se joga o seu jogo.
Antigamente convidava-o a ser criminoso pessoalmente. Hoje não tenho pachorra. Subscreva a sua lápide.

Klatuu o embuçado disse...

«Se estes determinassem pôr fim a Portugal, poderiam, com toda a legitimidade, fazê-lo. E o facto de muitos portugueses, no passado, terem dado a vida pela Pátria é absolutamente irrelevante…»


«Heidegger para o caralho! Toda a filosofia Europeia para o caralho!»???????????



Sinceramente... já nem sei a qual de vocês me apetece dar umas porretadas!

José_Leitão disse...

Bem, eu estava a ser irónico...pensei que fosse óbvio.

Jorge Batista disse...

Eu não! Estava a falar a sério. Bem a sério...

Klatuu o embuçado disse...

Portugal é Europa! E, antes, é Península Ibérica - um subcontinente europeu; não só geoclimaticamente -, e, antes, é Portugal: uma singularidade, também, no contexto ibérico.

Portugal não tem que abandonar a Europa comunitária para cumprir as sua obrigações para com os demais Lusófonos - se alguém aqui tem vistas curtas e falta de ambição política, não é o MIL!

andorinha disse...

Nem era para me dar ao trabalho de dizer fosse o que fosse, uma vez que os oradores precedentes já disseram, em grande medida, o que penso.

Mas não posso deixar de realçar um excerto de todo esse seu palavreado, que acho hilariante.
Cá vai ele:

"Pelo menos, enquanto a Direcção do blogue não me banir daqui… Se o fizer, esse será o reconhecimento da minha razão, da superioridade dos meus argumentos. Só se cala quem não se consegue refutar…"

Está é de morte! Fez-me rir a bom rir...

Se nos calarmos é porque do outro lado não há um interlocutor à altura. Ainda não percebeu isso?
E falar com gente que é portadora de pouca inteligência ou de graves dificuldades de raciocínio não dá gozo nenhum.

E está a agir como uma criança mimada, já reparou?
Quer esticar a corda a ver se o expulsam?
Era o que queria, não era?!
Para se poder convencer finalmente da sua tão por si badalada "superioridade intelectual.

Acha que somos burros?
E se fosse pregar para outra freguesia?
Conselho de amiga:) Loool

jorge vicente disse...

a superioridade dos seus argumentos? essa agora! os seus argumentos são tão superiores como os dos outros: os meus, os do presidente da república, do meu vizinho, etc, etc, etc.

ninguém está a querer impôr nada a ninguém. eu, pelo menos, não quero. e nem sigo as opiniões de fernando pessoa, de teixeira de pascoaes e de agostinho da silva. apenas os considero como referências (e não como modelos de imitação).

a minha única autoridade sou eu e ninguém me substitui. nem mesmo os portugueses. se os portugueses quisessem se unir à espanha, podiam fazê-lo, mas nada me impediria de continuar a ser português.

assinei a nova petição porque não concordo com a política de medo da União Europeia, imposta depois do 11 de Setembro. mas a solidariedade e a tolerância não se coadunam com o medo. e não é agostinho da silva que o diz: é o que tenho cá dentro que o dita.

um abraço
jorge vicente