Um povo para afirmar-se plenamente na sociedade das nações sem ser através da força bruta necessita de , primeiro , afirmar-se perante si mesmo e isso só acontece quando o auto-respeito cultural brotar na maior parte de seus integrantes através de uma evolução pela educação e no redescobrimento de suas raízes sócio-ecológicas .
Todas as transformações sociais são muito lentas na maioria das pessoas pois existe o receio no espírito delas , e são com essas maiorias que se constrõem as chamadas democracias , sobre quase tudo que seja inovação nas diferentes áreas da vida humana .
Esta maioria humana é bem representada pelo "Velho do Restelo" , figura humana típica portuguesa descrita pelo poeta Luís de Camões nos Lusíadas e cujo apego ao conhecido e medo dos mares nunca dantes navegados é imenso .
Para haver descobertas cientificas é necessário usar os melhores instrumentos e conhecimentos técnicos já desenvolvidos mas também é preciso uma mente aberta ao desconhecido e sem preconceitos ou dogmatismos .
É preciso uma mente que não tenha medo das novas experiências e que estas experiências sejam feitas com cuidado mas sem medo de errar pois só com essa liberdade é possível descobrir .
Uma pessoa cuja arte é medíocre nunca saberá apreciar devidamente uma obra de alta qualidade mesmo que seja na mesma arte , a não ser que tenha a grandiosidade de um espírito consciente sabendo-se iniciante naquela arte e disposto a aprender .
Um exemplo claro disso é o caso de um grupo musical na cidade do Porto em Portugal , cujas músicas baseiam-se em estudos profundos das raízes do povo e desenvolveram uma apurada técnica instrumental e de vozes utilizando-se inclusive de instrumentos musicais de um passado longínquo .
Este grupo musical foi convidado a dar um concerto numa determinada cidade de seu país e , a certa altura do espectáculo , o organizador do mesmo veio solicitar-lhes para tocarem um outro tipo de musica menos erudita e mais popular pois o público estava impaciente e desgostoso com aquela musica que exigia um escutar mais apurado , uma atenção mais profunda e silêncio para apreender .
Assim é na educação , para se aceitar um educador mais criativo e profundo é necessário que os pais e os responsáveis tenham uma mente aberta à criatividade e à experiência inovadora pois se assim não for , o medo e a ignorância afastam a possibilidade da experiência e recusam o educador .
Aconteceu isso ao educador Agostinho da Silva , em Portugal : por volta do ano de 1950 , quando o governante Salazar , na altura Primeiro Ministro, ordenou a todos os professores que assinassem um documento onde declarassem jamais serem "comunistas" .
O pensador Agostinho da Silva recusou-se a assinar esse documento argumentando : "eu realmente não me conceituo como comunista mas também não sei se amanhã não o serei , portanto não assino essa declaração " .
Em resultado disso , foi proibido de leccionar em Portugal e os responsáveis políticos do país complicaram-lhe sua vida de professor .
Mas graças a isso este professor pode aprofundar seu experimentar pelo mundo indo para o Brasil aonde ajudou a fundar algumas Universidades , inclusive a Universidade de Brasília .
O poeta maior Fernando Pessoa só após sua morte começou a ser vivenciado por um público maior pois durante sua vida apenas alguns poucos privilegiados tiveram acesso ao entendimento de sua mensagem profundamente elaborada .
Muitos de seus pensamentos exigem um raciocínio apurado e profundo para serem compreendidos e muitos o citam eruditamente mas é necessário que a pessoa tenha um modo de vida consciente para conseguir penetrar nas mensagens deste e de muitos outros pensadores tais como Luis de Camões , Agostinho da Silva , Sócrates , Rousseau , Krishnamurti , Gibran , Nietzsche , Nelson Mandela , etc . .
É necessário intuição e arte para sentir que vale a pena experimentar algo novo , que vale a pena apostar em experiências novas mesmo havendo hipóteses de não darem certo ou de não acontecerem como se previa ou como se queria pois a realidade é : se não forem feitas novas experiências aí sim nunca haverão novos caminhos .
É como um jogo , se não se fizerem apostas não existem hipóteses de acerto mas muitos pensam : não ganho mas também não perco e é exactamente assim que funciona a mente do "Velho do Restelo" , não investe nem arrisca mas também não descobre e acomoda-se em seu viver medíocre esquecendo que a vida em si é um exercício bastante interessante de descobertas e , por vezes , riscos .
É necessário incentivar os jovens e os adultos a não terem receio da criatividade experimentando ideias novas em todas as áreas humanas sociais , cientificas , ecológicas mas sempre em cauteloso andar pois o simples facto de se experimentar já é dar certo , já é aprender e isso aprofunda as mentes tornando-as mais conscientes .
É necessário cuidado e prudente optimismo em relação às experiências novas para se evitarem as tempestades apesar das bonanças serem apanágio destas mas sem esquecer que não havendo liberdade para experimentar , errar e acertar , é quase impossível descobrir .
Estas lições não podem ser ignoradas pelas pessoas mais atentas pois os maiores pensadores lusófonos e os outros já as ensinam desde o passado longínquo .
Todas as transformações sociais são muito lentas na maioria das pessoas pois existe o receio no espírito delas , e são com essas maiorias que se constrõem as chamadas democracias , sobre quase tudo que seja inovação nas diferentes áreas da vida humana .
Esta maioria humana é bem representada pelo "Velho do Restelo" , figura humana típica portuguesa descrita pelo poeta Luís de Camões nos Lusíadas e cujo apego ao conhecido e medo dos mares nunca dantes navegados é imenso .
Para haver descobertas cientificas é necessário usar os melhores instrumentos e conhecimentos técnicos já desenvolvidos mas também é preciso uma mente aberta ao desconhecido e sem preconceitos ou dogmatismos .
É preciso uma mente que não tenha medo das novas experiências e que estas experiências sejam feitas com cuidado mas sem medo de errar pois só com essa liberdade é possível descobrir .
Uma pessoa cuja arte é medíocre nunca saberá apreciar devidamente uma obra de alta qualidade mesmo que seja na mesma arte , a não ser que tenha a grandiosidade de um espírito consciente sabendo-se iniciante naquela arte e disposto a aprender .
Um exemplo claro disso é o caso de um grupo musical na cidade do Porto em Portugal , cujas músicas baseiam-se em estudos profundos das raízes do povo e desenvolveram uma apurada técnica instrumental e de vozes utilizando-se inclusive de instrumentos musicais de um passado longínquo .
Este grupo musical foi convidado a dar um concerto numa determinada cidade de seu país e , a certa altura do espectáculo , o organizador do mesmo veio solicitar-lhes para tocarem um outro tipo de musica menos erudita e mais popular pois o público estava impaciente e desgostoso com aquela musica que exigia um escutar mais apurado , uma atenção mais profunda e silêncio para apreender .
Assim é na educação , para se aceitar um educador mais criativo e profundo é necessário que os pais e os responsáveis tenham uma mente aberta à criatividade e à experiência inovadora pois se assim não for , o medo e a ignorância afastam a possibilidade da experiência e recusam o educador .
Aconteceu isso ao educador Agostinho da Silva , em Portugal : por volta do ano de 1950 , quando o governante Salazar , na altura Primeiro Ministro, ordenou a todos os professores que assinassem um documento onde declarassem jamais serem "comunistas" .
O pensador Agostinho da Silva recusou-se a assinar esse documento argumentando : "eu realmente não me conceituo como comunista mas também não sei se amanhã não o serei , portanto não assino essa declaração " .
Em resultado disso , foi proibido de leccionar em Portugal e os responsáveis políticos do país complicaram-lhe sua vida de professor .
Mas graças a isso este professor pode aprofundar seu experimentar pelo mundo indo para o Brasil aonde ajudou a fundar algumas Universidades , inclusive a Universidade de Brasília .
O poeta maior Fernando Pessoa só após sua morte começou a ser vivenciado por um público maior pois durante sua vida apenas alguns poucos privilegiados tiveram acesso ao entendimento de sua mensagem profundamente elaborada .
Muitos de seus pensamentos exigem um raciocínio apurado e profundo para serem compreendidos e muitos o citam eruditamente mas é necessário que a pessoa tenha um modo de vida consciente para conseguir penetrar nas mensagens deste e de muitos outros pensadores tais como Luis de Camões , Agostinho da Silva , Sócrates , Rousseau , Krishnamurti , Gibran , Nietzsche , Nelson Mandela , etc . .
É necessário intuição e arte para sentir que vale a pena experimentar algo novo , que vale a pena apostar em experiências novas mesmo havendo hipóteses de não darem certo ou de não acontecerem como se previa ou como se queria pois a realidade é : se não forem feitas novas experiências aí sim nunca haverão novos caminhos .
É como um jogo , se não se fizerem apostas não existem hipóteses de acerto mas muitos pensam : não ganho mas também não perco e é exactamente assim que funciona a mente do "Velho do Restelo" , não investe nem arrisca mas também não descobre e acomoda-se em seu viver medíocre esquecendo que a vida em si é um exercício bastante interessante de descobertas e , por vezes , riscos .
É necessário incentivar os jovens e os adultos a não terem receio da criatividade experimentando ideias novas em todas as áreas humanas sociais , cientificas , ecológicas mas sempre em cauteloso andar pois o simples facto de se experimentar já é dar certo , já é aprender e isso aprofunda as mentes tornando-as mais conscientes .
É necessário cuidado e prudente optimismo em relação às experiências novas para se evitarem as tempestades apesar das bonanças serem apanágio destas mas sem esquecer que não havendo liberdade para experimentar , errar e acertar , é quase impossível descobrir .
Estas lições não podem ser ignoradas pelas pessoas mais atentas pois os maiores pensadores lusófonos e os outros já as ensinam desde o passado longínquo .
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