A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

LIBERDADE PARA EXPERIMENTAR (Comunidade Lusófona)


Um povo para afirmar-se plenamente na sociedade das nações sem ser através da força bruta necessita de , primeiro , afirmar-se perante si mesmo e isso só acontece quando o auto-respeito cultural brotar na maior parte de seus integrantes através de uma evolução pela educação e no redescobrimento de suas raízes sócio-ecológicas .

Todas as transformações sociais são muito lentas na maioria das pessoas pois existe o receio no espírito delas , e são com essas maiorias que se constrõem as chamadas democracias , sobre quase tudo que seja inovação nas diferentes áreas da vida humana .

Esta maioria humana é bem representada pelo "Velho do Restelo" , figura humana típica portuguesa descrita pelo poeta Luís de Camões nos Lusíadas e cujo apego ao conhecido e medo dos mares nunca dantes navegados é imenso .

Para haver descobertas cientificas é necessário usar os melhores instrumentos e conhecimentos técnicos já desenvolvidos mas também é preciso uma mente aberta ao desconhecido e sem preconceitos ou dogmatismos .

É preciso uma mente que não tenha medo das novas experiências e que estas experiências sejam feitas com cuidado mas sem medo de errar pois só com essa liberdade é possível descobrir .

Uma pessoa cuja arte é medíocre nunca saberá apreciar devidamente uma obra de alta qualidade mesmo que seja na mesma arte , a não ser que tenha a grandiosidade de um espírito consciente sabendo-se iniciante naquela arte e disposto a aprender .

Um exemplo claro disso é o caso de um grupo musical na cidade do Porto em Portugal , cujas músicas baseiam-se em estudos profundos das raízes do povo e desenvolveram uma apurada técnica instrumental e de vozes utilizando-se inclusive de instrumentos musicais de um passado longínquo .

Este grupo musical foi convidado a dar um concerto numa determinada cidade de seu país e , a certa altura do espectáculo , o organizador do mesmo veio solicitar-lhes para tocarem um outro tipo de musica menos erudita e mais popular pois o público estava impaciente e desgostoso com aquela musica que exigia um escutar mais apurado , uma atenção mais profunda e silêncio para apreender .

Assim é na educação , para se aceitar um educador mais criativo e profundo é necessário que os pais e os responsáveis tenham uma mente aberta à criatividade e à experiência inovadora pois se assim não for , o medo e a ignorância afastam a possibilidade da experiência e recusam o educador .

Aconteceu isso ao educador Agostinho da Silva , em Portugal : por volta do ano de 1950 , quando o governante Salazar , na altura Primeiro Ministro, ordenou a todos os professores que assinassem um documento onde declarassem jamais serem "comunistas" .

O pensador Agostinho da Silva recusou-se a assinar esse documento argumentando : "eu realmente não me conceituo como comunista mas também não sei se amanhã não o serei , portanto não assino essa declaração " .

Em resultado disso , foi proibido de leccionar em Portugal e os responsáveis políticos do país complicaram-lhe sua vida de professor .

Mas graças a isso este professor pode aprofundar seu experimentar pelo mundo indo para o Brasil aonde ajudou a fundar algumas Universidades , inclusive a Universidade de Brasília .

O poeta maior Fernando Pessoa só após sua morte começou a ser vivenciado por um público maior pois durante sua vida apenas alguns poucos privilegiados tiveram acesso ao entendimento de sua mensagem profundamente elaborada .

Muitos de seus pensamentos exigem um raciocínio apurado e profundo para serem compreendidos e muitos o citam eruditamente mas é necessário que a pessoa tenha um modo de vida consciente para conseguir penetrar nas mensagens deste e de muitos outros pensadores tais como Luis de Camões , Agostinho da Silva , Sócrates , Rousseau , Krishnamurti , Gibran , Nietzsche , Nelson Mandela , etc . .

É necessário intuição e arte para sentir que vale a pena experimentar algo novo , que vale a pena apostar em experiências novas mesmo havendo hipóteses de não darem certo ou de não acontecerem como se previa ou como se queria pois a realidade é : se não forem feitas novas experiências aí sim nunca haverão novos caminhos .

É como um jogo , se não se fizerem apostas não existem hipóteses de acerto mas muitos pensam : não ganho mas também não perco e é exactamente assim que funciona a mente do "Velho do Restelo" , não investe nem arrisca mas também não descobre e acomoda-se em seu viver medíocre esquecendo que a vida em si é um exercício bastante interessante de descobertas e , por vezes , riscos .

É necessário incentivar os jovens e os adultos a não terem receio da criatividade experimentando ideias novas em todas as áreas humanas sociais , cientificas , ecológicas mas sempre em cauteloso andar pois o simples facto de se experimentar já é dar certo , já é aprender e isso aprofunda as mentes tornando-as mais conscientes .

É necessário cuidado e prudente optimismo em relação às experiências novas para se evitarem as tempestades apesar das bonanças serem apanágio destas mas sem esquecer que não havendo liberdade para experimentar , errar e acertar , é quase impossível descobrir .

Estas lições não podem ser ignoradas pelas pessoas mais atentas pois os maiores pensadores lusófonos e os outros já as ensinam desde o passado longínquo .

Sem comentários: