A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

UMA TARDE NA LUSITÂNIA, I

Modern Sleep 9, Gottfried Helnwein, 2004


Os campos engravidados de músicos primaveris, orquestram com o vento uma sinfonia universal. Brotam os trigos torrados por imitação crepuscular, dançando livres gargalhadas no concomitante desmaio das folhas, árvores. Os pássaros chilreiam como é costume num entardecer do campo. Cheira a serradura, a estrume e a cavalos, a terra seca gritante de oliveiras envelhecidas de histórias. Está um calor suportável apenas pela ventania descoordenada, e o tempo passa vagaroso.
De quando em vez, na caminhada, avistam-se pinceladas escarlates: as papoilas, meninas que espreitam entre o torrado do trigo, fazem-me lembrar invariavelmente gotas, sangue, de mártires que o chão lusitano quis acolher no seu ventre. Gosto de passar as mãos pelo trigo, de abocanhar o vento como fazem os cães. Fecho os olhos e sinto-o arrepiar-me a roupa que me veste o esqueleto: empurra-me, abraça-me, dança à minha volta, sussurra-me ao ouvido, ou passa por mim a correr.
Solto gargalhadas.
As minhas pernas alvas afundam-se no mar térreo, e o trigo faz-me cócegas, chega-me agora ao umbigo. Estou próxima do pulsar inebriante e debruço-me sobre a terra: nascem os bichos. As minhas botas ficam forradas de formigas que rapidamente se precipitam a subir-me pelas pernas nuas. Enquanto as tento sacudir, esvoaçam duas abelhas à volta da minha cabeça: estaco. O cabelo apanhado numa trança não as pode afastar. Se me mexer, atacam-me.
(silêncio)
Está tanto calor, as formigas continuam a subir-me pelas pernas e já quase alcançam os justos calções de ganga preta. Consigo trazem bichinhos outros que me infligem microscópicos rasgões na pele.
Pequenas víboras nascem do chão e entrelaçam-se nos meus tornozelos.
Mordo o lábio inferior.
Não posso continuar em frente, nem voltar para trás, não me posso mexer. O vento dança à minha volta, indiferente a este impasse, perguntando-me apenas porque não brinco com ele. O zumbido das abelhas começa a invadir-me a calma. Sem mexer a cabeça, vou sacudindo formigas e os bichinhos outros com as mãos cheias de picadas.
Um corvo pousa no cabo de electricidade por cima de mim e grasna cordialmente.
A cabeça é um ovo em cima de um funil por onde escorre uma ribeira escarlate.
O líquido, de cheiro humano, acerta-me no crânio com a força de uma pequena pedra lançada com perspicácia, atravessa-me a testa num ziguezague de efervescência diabólica, num desenho, nervo óptico, trauteando uma familiar música de infância.
Um leão surge por trás de uma oliveira e dirige-se a mim.
Consigo ouvir tambores e cânticos, uma águia a marcar o descompasso, o tempo da inevitabilidade, a explosão da Criança Eterna em nós, de dedos sem carne, sem véu: é uma águia que voa em direcção à floresta distante.
Abro os olhos.
Estou debruçada em posição fetal e na minha mão direita encerro veementemente um pedaço de terra. Nada mais há do que os esperáveis campos grávidos de músicos primaveris, que orquestram com o vento uma sinfonia universal.
O calor, a cabeça.
O vento ri-se.
Uma língua de ouro desce do horizonte e pinta a paisagem de cobre por instantes.
Está tanto frio, as horas casam-se, calam-se, lacram-se, anulam-se.
Os campos são agora prata, salpicados por papoilas: as suas pétalas, pestanas, guardam as portas do Inferno.

8 comentários:

Lord of Erewhon disse...

Bem-vinda, sacerdotisa da trancinha! ;)

Que os espíritos da noite te protejam e a sombra da morte nunca te toque!

Anónimo disse...

:))

Obrigada querido amigo. É uma honra escrever neste espaço, em nome da Língua Portuguesa, da arte e da cultura.

Beijinhos grandes**

Lord of Erewhon disse...

Sabes, Lusitana, o que estamos prestes a realizar é importante... e tem o sabor acre de uma vingança.

Lord of Erewhon disse...

P. S. Gosto de sabores fortes - inequivocamente reais e sóbrios.

O rio recebe e dá - nada mais importa. Só Portugal!

Anónimo disse...

Em cada pedaço de terra lusitana sente-se o pulsar primordial, o do sangue dos homens que lutaram pela glória de uma Pátria que se perde de si e esmorece a olhos vistos.
Gritam para que a sua luta seja respeitada e honrada como intemporal e que sirva de inspiração a todas as gerações posteriores.

A nossa arma contra o esquecimento é a Palavra e essa nunca esmorecerá!

Beijinhos** :)

Lord of Erewhon disse...

Viva Portugal!

Nada mal, certo? - assim, nós, os miúdos vestidos de preto? :)

Dark kiss, Antígona!

Ana Beatriz Frusca disse...

Belíssimo texto poético... aqui as emoções namoram-se em desejos e ânsias de vontades sentidas... de partilha dada ... o turbilhão da alma joga quase todos os trunfos dos sentimentos!!!

Frankie disse...

Li este texto, pela primeira vez, noutro local, como tu sabes.

Mas hoje, ao reencontrá-lo aqui, não pude deixar de te saudar novamente.

O que escreves é belo, envolvente e deliciosamente real.

Um beijo*
Hoje, sou eu quem te deixa a vénia.
Merece-la mais do que eu.