A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Dangerous to me


Atravessou, devagar, mesas intermináveis arrombadas de livros. Não parou junto dos poetas, ignorou a subtileza de Borges e a crua violência de Philip Roth, não lhe mereceram os historiadores o mais simples olhar. Passou a outra sala: de um lado a encíclica do Papa, do outro o Seja Feliz Agora! e talvez um manual para druidas. Andou sempre, como se soubesse aonde havia de ir, como se à volta não houvesse mais nada. Tão longe.

No último mostrador, quase escondida sob um arco de pedra, abriu devagar um álbum, enormes fotografias da Finlândia. Tinha o livro pousado, talvez não quisesse sujar os glaciares e os lagos com as suas mãos de rua e chão. De vez em quando virava uma página, voltou atrás para rever não sei que rio, não sei que terra. Mas passou depressa um grupo de crianças loiras.

Se eu pudesse fugir, pensei, é nisso que ela está a pensar, se eu pudesse um dia chegar aqui. Não saí de onde estava, porque quase de certeza não tinha reparado em mim, não podia saber que do meu canto podia reconhecer as cores; fiquei quieto e quis pousar os livros que tinha escolhido mas não fui capaz, inúteis os Novos Estudos de História Medieval, subitamente inútil o Perspectives on the new Russia. E não sei porquê lembrei-me dos Pink Floyd,

Hush now baby, baby don't you cry
Mama's gonna check out all your girl friends for you
Mama won't let anyone dirty get through

Tenho-a encontrado na Baixa, mulher de olhos adolescentes embrulhada num enorme capote cinzento a arrastar dois sacos quase do seu tamanho onde talvez haja o cobertor de dormir. Tenho-a encontrado e da primeira vez (era a noite no Bairro Alto) pareceu-me uma hippie um pouco deslocada, só depois percebi, sem-abrigo (Mother do you think she's dangerous to me) Tantas vezes a encontrei e tantas penso que se não tivesse os olhos cinzentos, se fosse um homem baixo e barrigudo talvez os meus olhos tivessem demorado menos (Mother do you think she's good enough for me). E nunca lhe soube falar, precisas de quê, exactamente agora? (Mother do you think they'll like the song)

E quando, Mestre, é que te vimos com fome e não te demos de comer. Ah, mas a mulher está parada na livraria a olhar os lagos da Finlândia mesmo que o Mestre seja uma história de adormecer, mesmo que eu tenha voz para lhe falar; e se eu pousar os livros que ia comprar e lhe disser toma o livro e os lagos da Finlândia, poderás vê-los quando a pedra te não quiser deixar dormir. Mas que adianta um livro a quem não tem onde o pousar, que adianta um mundo (Mother will she tear your little boy apart, mother will she break my heart)

Talvez ela não veja, sim, talvez não queira os lagos da Finlândia, talvez ela seja louca e mais vale não lhe falar ainda havia um escândalo. Alguém devia fazer alguma coisa. E assim eu posso ler o Perspectives, mostrar-te a pureza das águas.

Mother do you think they'll drop the bomb

Se eu pudesse um dia chegar aqui.


[a fotografia é de um lago da Finlândia, de que desconheço o autor; usei excertos de Mother, de Pink Floyd]

16 comentários:

Anabela.R disse...

Casimiro, a qualidade da escrita sempre a medi pela forma como as pessoas que por ela se passeiam se colam à nossa pele; como se essa mesma mulher aqui estivesse agora a meu lado, como se o peso da sua invisibilidae me atingisse também, pelo simples facto de ser leitora da sua história.
Há muitas histórias à espera de ser contadas :)

Um abraço, gostei muito.

Klatuu o embuçado disse...

Tenho a informar que Vossa Senhoria não existe – e se existe é só porque herdou um legado de sangue que já deveria ter sido purificado, a bem da Nação e da República!

Abraço!
Viva o Rei!
P. S. Olha pá, tu não és Português e tens que ser corrido pra Espanha… oubes Pink Floyd! :)

Ana Margarida Esteves disse...

"Esculpiu a necessidade o meu engenho. Deram-me as injustiças olhos de águia. Creio que tudo está certo. Nada está em ecesso, nada é injusto. Porque o caminho que a luz das minahs estrelas abriram vem de muito longe, mais antigo do que a minha carne e do que as fracas roupas que a vestem."

Maria Coriel, "O Livro Perdido de Camoes"

andorinha disse...

De uma beleza que me arrepia!
Vou reler e saborear de novo.
Quando algo me toca tão profundamente não consigo comentar.
É o que acontece agora...
Belo!

Um beijinho.

P.S. Por onde andavas Casimiro que nos escondias estas pérolas?

P.P.S. Desculpa o tom de familiaridade, se calhar descabido, mas eu sou uma ave meio tresloucada:)))))

José Pires F. disse...

Excelente!

Clap, clap, clap!

Jo disse...

A anabela.r disse exactamente o que penso. Também eu a vi. E senti.

Gostei muito.
Beijo*

Fata Morgana disse...

Nunca toco em palavras tão belas como estas. Não tenho uma palavra a dizer. Nada.

Para ti, Casimiro, um beijo de Rainha das Neves.

Fata Morgana

Casimiro Ceivães disse...

Meus amigos todos, obrigado. É isso: ver é uma coisa mental, pensar é acto do coração.

Klatuu, na Galiza estou em minha casa... não sei se conta para Espanha ou para Portugal :)

Ana Margarida, "Deram-me as injustiças olhos de águia". Tão bonito.

Andorinha, não andava, rigorosamente não andava... Claro que não é descabido :)

Casimiro Ceivães disse...

E para ti, Morgana, tudo.

Klatuu o embuçado disse...

Conta no coração, Amigo, conta no coração... o demais deixo aos grandes heróis deste Reino!

Lord of Erewhon disse...

Ó fidalgo, comentários góticos aparte, sou grande apreciador do teu humor venenoso, principalmente quando és doce! LOL!!!

Dark missangas, caríssimo.

P. S. Numa loja dos Chinas:

«VELENDEM-SE CÉLEBROS»

Afinal eram de plástico...

Anabela.R disse...

Fata Morgana, o seu Blog é de referência, tem que partilhar a sua escrita por estas bandas.

Abraço

Ana Beatriz Frusca disse...

Demais, Casimiro!
Beijinho.

Frankie disse...

Tão belo...

Casimiro Ceivães disse...

Nada a fazer quanto às missangas, Lord. É o meu sangue índio, mesmo.

Fabricio Fortes disse...

.. as mães são criaturas maravilhosas.. sempre erradas.
belo texto, meu caro, causou-me a vontade de ouvir novamente pink floyd.