A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina (MGF)

.
A Amnistia Internacional – Portugal e a Associação para o Planeamento da Família (APF) são os Parceiros em Portugal, responsáveis pela Estratégia Europeia para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina (MGF)

Fim à Mutilação Genital Feminina – Uma Estratégia para as Instituições da União Europeia trata-se de um documento que reúne um conjunto de recomendações direccionadas às Instituições Europeias com a finalidade de que adoptem as medidas necessárias para a eliminação definitiva desta prática gravemente atentatória dos Direitos Humanos das mulheres e meninas e raparigas.

Fim à Mutilação Genital Feminina – Uma Estratégia para as Instituições da União Europeia contém as 5 principais dimensões através das quais a União Europeia pode proteger as mulheres raparigas e meninas na Europa e para além dela:

(i) Recolha de dados sobre MGF;
(ii) Saúde;
(iii) Violência sobre a Mulher e Criança;
(iv) Asilo;
(v) Cooperação Para o Desenvolvimento.

Além dos contributos dos parceiros nacionais APF e AI - Portugal, a Estratégia Europeia contou com as sugestões de Sofia Branco, Jornalista que recebeu em 2003 o Prémio Natali da Federação Internacional de Jornalistas e da Comissão Europeia e em 2004 o Prémio de Direitos Humanos atribuído pela Assembleia da República, Khady Koita, fundadora da rede Europeia Euronet - FGM e de muitas mulheres activistas pelo fim da MGF, entre as quais Ifhra Ahmed (Somália) que estará em Lisboa, a 8 de Fevereiro.

Este documento será oficialmente apresentado em diferentes países europeus, como forma a assinalar o Dia Internacional de Tolerância Zero à MGF. Em Portugal, a sua apresentação terá lugar no dia 8 de Fevereiro, no contexto da Conferência Internacional sobre MGF organizada pelo Grupo de Trabalho para a Eliminação da MGF coordenado pela CIG. Lisboa integra o roteiro "5 Cities 5 Stops to END FGM" conjuntamente com Viena, Nicósia, Bruxelas e Londres.

Nesta conferência, a ter lugar no Hotel Sana Reno entre as 9h30 e as 13h00, além da apresentação pública da versão portuguesa da estratégia será efectuada a avaliação do 1º ano do Programa Nacional de Eliminação da MGF e a análise cruzada deste Plano Nacional com a Estratégia Europeia.

Por ocasião do lançamento que contará com a presença de responsáveis governamentais e representantes de serviços públicos e ONG, poder-se-á ainda contar com os testemunhos na primeira pessoa de Aissato Djaló da Associação Uallado Folai, de Fatumata Djau Baldé Presidente do Comité para o Abandono das Práticas Tradicionais Nefastas à Saúde da Mulher e Criança e Ifrah Ahmed, Strong Voice da Campanha Europeia Fim à MGF, entre outras mulheres e responsáveis que estarão, na ocasião, disponíveis para entrevista.

A Associação para o Planeamento da Família e a Amnistia Internacional – Portugal, para assinalar o dia Internacional de Tolerância Zero à MGF – 6 de Fevereiro lançarão "Pelos Direitos Humanos da Mulher e Criança – Fim à MGF"um postal que, procura sensibilizar o maior número de pessoas para este crime de que foram alvo cerca de 140 milhões de mulheres em todo o mundo e que coloca em risco 3 milhões anualmente.

Para mais informações, contactar:
Alice Frade, Responsável pelo Departamento de Advocacy e Cooperação para o Desenvolvimento da APF, 91 790 84 15
Pedro Krupenski, Director Executivo da AI- Portugal, 918 502 502

NOTA AOS EDITORES:
A Mutilação Genital Feminina é uma violação dos Direitos Humanos, em que parte ou a totalidade dos órgãos genitais das meninas, entre 0 e 14/ 15 anos, são cortados e/ou removidos, regra geral sem anestesia. Algumas das consequências incluem riscos acrescidos de infecção pelo VIH, infertilidade, problemas urinários e menstruais e complicações durante o parto.
MGF é uma forma de violência contra a Mulher e é reconhecida internacionalmente como uma violação dos Direitos Humanos.
A Campanha "FIM à MGF" é uma parceria da Amnistia Internacional da Irlanda com 14 Organizações Não Governamentais de toda a Europa. Tem como objectivo a colocação da MGF na agenda política europeia para dar voz às Mulheres e Meninas submetidas ou em risco de MGF.

Para mais informações sobre a Campanha visite www.endfgm.eu ou www.apf.pt ou www.amnistia-internacional.pt. A parceria em Portugal é assumida pela APF – Associação para o Planeamento da Família e pela Amnistia Internacional – Portugal.

Amnistia Internacional Portugal
Telf: 21 386 16 52
Fax: 21 386 17 82
e-mail: aiportugal@amnistia-internacional.pt