A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Malangatana honoris causa da UE



Malangatana Valente Ngwenya recebeu, na Sala de Actos da UE repleta de espectadores, o reconhecimento pela vida e obra enquanto pintor e artista. Feliz e emocionado, Malangatana dividiu a distinção com a sua musa de há mais de 53 anos, a mulher Gelita Mhangwana. "Símbolo fiel e feliz da sua pátria" como descreveu o "padrinho", amigo de há mais de 30 anos e responsável pela laudatio, Marcelo Rebelo de Sousa, o "pintor, escultor, ceramista, pedagogo, animador cultural, diplomata e consciência moral" é uma personalidade de vários saberes, cuja presença é sinónimo de "apego à terra, solidariedade com as gentes, força da cor e da música".
Detentor do primeiro quadro do artista, a "Maternidade", comprado com a sua "magra mesada de jovem terceiro-anista de Direito", Marcelo Rebelo de Sousa destaca ainda o seu sentido humanista e o seu papel no mundo da lusofonia.
Depois da atribuição do doutoramento honoris causa, o mestre sente-se "mais responsabilizado" e confessa "ainda não saber o que fazer para assegurar tamanha responsabilidade". No entanto, o pintor assume: "Vou continuar a ser o que sou: na arte, na forma de pensar, na política, na paz e no apoio a crianças".
Segundo o Reitor da Universidade de Évora, Prof. Jorge Araújo, Malangatana é "um dos mais eminentes artistas plásticos africanos e poeta moçambicano", cuja obra a Universidade de Évora entendeu distinguir no encerramento das comemorações do seu 9.º Jubileu. "A luta pela independência do seu país e, uma vez esta alcançada, com o pincel e a palavra, a luta pelo direito dos meninos à educação, dos moçambicanos à sua identidade cultural e dos povos à paz" foi um dos motivos que levou a universidade a integrar Malangatana no claustro dos seus doutores honoris causa, que têm em comum o facto de se distinguirem ao longo da vida pela defesa dos direitos humanos ou da paz através do diálogo intercultural e inter-civilizacional.
Considerado pelo Ministro da Cultura de Moçambique como um dos "filhos prodigiosos da pátria de Mondlane", o ministro destaca ainda o seu nacionalismo e o papel que o mestre desempenhou na "libertação de Moçambique".
Malangatana inaugurou em Évora, no Palácio D. Manuel, a exposição retrospectiva dos 50 anos da sua obra, que, segundo o Ministro, revela a sua "dimensão estético-artística e o compromisso que assumiu com os valores do humanismo".
Para Malangatana, a exposição foi "uma forma de agradecimento à Universidade de Évora pela entrega deste doutoramento honoris causa, e eu senti que devia mostrar parte do meu trabalho". A exposição do novo doutor da universidade eborense vai estar patente até ao próximo dia 11 de Março, no Palácio D. Manuel, em Évora.

Sofia Ascenso UELINE