“Minha Pátria é o Mundo Inteiro”, biografia sobre Neno Vasco
Esta é a obra de pesquisa histórica, «Minha Pátria é o Mundo Inteiro» de Alexandre Samis (Letra Livre, 2009) sobre o militante anarquista Neno Vasco, intelectual que actuou nos meios operários em Portugal e no Brasil com particular importância na imprensa sindicalista da época.
Neno Vasco ou Gregório Nazianzeno Moreira de Queirós e Vasconcelos (1878 - 1923) foi um poeta, advogado, jornalista e escritor, ardoroso militante anarcossindicalista nascido em Portugal. Emigrou para o Brasil onde estabeleceu uma série de projectos com os anarquistas daquele país. É de sua autoria a tradução para português do hino "A Internacional”.
A chama canta, salta e corre
O velho burgo tomba enfim...
Oh! Quanto abutre cai e morre!
Oh! Quanto abutre em seu festim!
De face a ardear, que a chama cresta!
Ó párias nus, vindes dançar,
Dançar em roda, correr, cantar,
Que esta fogueira é vossa festa!
A chama a crepitar!
Em círculo formai!
Dançai!
Dançai!
De archote aceso, o mundo iluminai!
Neno Vasco
3 comentários:
Em círculo.
Uma boa notícia neste blogue. Projecto estudar o importantíssimo movimento anarquista e libertário português, de onde brotaram figuras maiores da nossa cultursa e da "Nova Águia" como Sampaio Bruno, Teixeira de Pascoaes, Leonardo Coimbra e Agostinho da Silva.
Há muitos ilustres desconhecidos a descobrir, como Ângelo Ribeiro, autor de "Irmânia", uma utopia recentemente reeditada por José Eduardo Reis.
Uma "caixinha de surpresas" o menino lobo:)
Enviar um comentário