A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Aforismos sobre Portugal...

(...)
5. O conjunto de todos aqueles que pensam a pátria é, sem necessidade de demonstrações históricas, o Portugal virtual ou aquele que ronda o arquétipo. Por isto se deduz, pela via contrária, que na sociedade actual possa haver o Portugal efémero.

Para ler: http://filosofia-extravagante.blogspot.com/2009/09/aforismos-1.html

14 comentários:

Rui Martins disse...

sem este o espaço da língua, dimensão verdadeira onde existe Portugal
(não nesta finisterra à beira mar plantada, coisa que nenhum nacionalista ainda percebeu...)

Clarissa disse...

Mas olhe que os filósofos da "extravagância" professam um patriotismo bem vincado, não vendem é a portugalidade ao estrangeiro. Finistérricos, sem dúvida.

Paulo Borges disse...

A nova "filosofia portuguesa", na senda já da geração dos seus "mestres", pós-Marinho, reduziu a filosofia a uma única questão: Portugal. O mesmo fez o MIL, reduzindo a Declaração a duas questões: Portugal e Lusofonia.

Não percebem que assim dão razão ao José Gil e aos psicanalistas. E não percebem que assim ninguém jamais lhes dará ouvidos, para além dos mesmos grupinhos de obcecados de sempre. Porque isso é o que há de mais anti-português: o impulso fundamental de "Portugal" é libertar-se de si, outrar-se e esquecer-se.

O sinal distorcido disto é que os portugueses só reconhecem e escutam quem vem de fora, quem é ou se tornou Outro. Enquanto a "filosofia portuguesa" mantiver Portugal como o seu tema fundamental jamais sairá das "catacumbas" onde intencionalmente Orlando Vitorino a colocou, para gozar do prestígio de uma clandestinidade, de uma perseguição e de um martírio forjados, imputáveis aos "maus", os estrangeiros e estrangeirados.

Enquanto for assim, enquanto a filosofia portuguesa não pensar a realidade e o mundo, como fez até José Marinho, enquanto gravitar em torno de Álvaro Ribeiro e sobretudo dos alvarinos, não sairá do provincianismo ressentido e nada trará para o avanço do pensamento e da consciência na humanidade e entre nós, ou seja, para a real melhoria da nação.

Clarissa disse...

A filosofia do saco...

Rui Martins disse...

"O mesmo fez o MIL, reduzindo a Declaração a duas questões: Portugal e Lusofonia."

O MIL não alterou uma só vírgula da sua declaração de princípios.
Nem na palavra, nem na ação, nem na intenção (futura e presente).

Paulo Borges disse...

Vê-se... Eis os temas do MIL e do grupinho activo neste blogue: Portugal e Lusofonia, Portugal e Lusofonia, Portugal e Lusofonia, Portugal e Lusofonia...

Assim "vivem", assim morrerão...

Na mesma, como a lesma.

Rui Martins disse...

"grupinho activo"
Paulo, tu também estás ativo no blog da NA...
E o termo é injurioso, e de novo, desnecessário: ad hominem, a tal falácia que recentemente apontei.
E nem só destes temas vive este Blog, como prova os artigos recentes sobre vegetarianismo.
É um dos focos?
Claro.
Não é este o "Blogue da Lusofonia"?

Clarissa disse...

Eu penso que há diversidade, sempre foi possíver escolher entre o Portugal/Lusofonia e o Vegetarianismo/PPA. Eu escolho...

Clarissa disse...

Mas poupem-nos a videos de propaganda...

Clarissa disse...

Vai-se matar alguém?... :)

Paulo Borges disse...

Clavis, eu sou um indivíduo activo, orgulhosamente (quase) só, perante a manada! Tal como gosto. Argumentos ad hominem são a especialidade deste blogue, que já vi não merecer reflexões mais profundas.

Guardo isso para as minhas actividades sérias. Aqui é o meu recreio. E se esta treta se anima, agradeçam-me.

Sou mesmo idiota e arrogante, não sou!? Adoro.

Clarissa disse...

Ah, nós somos manada? Como tal teremos a protecção do PPA. Não deveria amar-nos? Em vez de se adorar a si mesmo?
A idiotia e a arrogância eu desculpo mas só hoje, porque estou no meu "momento zen" com as coisas iluminantes que fui lendo por este blogue...

Maria Afonso Sancho disse...

Meus queridos comentadores
Mas que azedos!
Estes figadozitos estao a precisar de muito amor ;-)
Sumo de meio limão em jejum com outro tanto de agua, tambem ajuda à libertação do azedume.
E de umas boas sessões de gargalhadas frente ao vosso maior espelho.

Rogério Maciel disse...

Aqui há os que falam de boa-fé com propriedade , e aqueles(as) que só sabem destruir destilando ódio e cinismo ...
Tanto azedume , só pode vir de vidas muito pobres .
Talvez o aroma e sabor do mel , fosse melhor para tornar este espaço mais respirável .
Que pena e que tristeza .