A médica ginecologista brasileira Marina Azem lançou recentemente o seu primeiro livro intitulado “As Agruras dos Trópicos – a arte de curar em Mato Grosso no século XVIII”.
Baseada na monografia “Enfermidade Endémicas de Mato Grosso” de Alexandre Rodrigues Ferreira, viajante naturalista português que percorreu a região setorial do Brasil entre 1783 e 1792, Marina Azem ensaia uma descrição da história da época e traça um apanhado sobre a medicina do século XVIII.
A autora fala-nos também sobre a vida de Alexandre Rodrigues Ferreira, e reproduz algumas das aguarelas de plantas, vegetais, frutas, árvores e paisagens pintadas pelo naturalista português.
Marina conta que Alexandre Ferreira foi aprendendo, através da convicência que tinha com os índios, o que estes usavam para curar as doenças e como as diferenciavam. E conclui:“Alexandre Ferreira contribuiu muito para a história da medicina em Mato Grosso e também em Portugal, para onde mandava plantas, óleos e outros produtos. As imagens que ele pintava também são importantes contribuições para o conhecimento da natureza brasieleira naquela época. Em Portugal existem cerca de 900 pinturas e no Rio de Janeiro mais de mil telas com desenhos”.
Leia mais no Circuito Mato Grosso
Fonte: Embaixada de Portugal no Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário