Quero apenas dar-te um abraço de parabéns. Fazes hoje 82 anos. Ignoro se o número terá algum significado simbólico. Tu, enquanto “neopitagórico”, o saberás melhor do que eu…
Tenho acompanhado a bela homenagem que te têm feito no blogue dos Cadernos de Filosofia Extravagante (www.filosofia-extravagante.blogspot.com), um dos poucos blogues que visito regularmente. E que recomendo…
Associo-me, desta margem, a ela. Não por me considerar teu discípulo. Cada vez mais, vivo sem mestres. Mesmo em relação ao Marinho e ao Agostinho – aqueles em quem, à partida, mais me reconheço – assumo apenas parte do legado. Mas não foi o Marinho quem escreveu que “o único verdadeiro mestre é o espírito”?...
Não me considerando teu discípulo, considero-te um mestre. Um dos grandes mestres vivos da filosofia portuguesa. E por isso, tão-só, te deixo aqui este abraço de parabéns. Sem mais palavras, pois que ando cada vez mais avesso à verborreia…
Faço-o apesar de saber que, provavelmente, nunca virás a ler esta “breve carta”. No outro dia, quando combinaste comigo a colocação da capa do teu último livro neste blogue, para que a pudesses ver, disseste-me que achavas este blogue “muito confuso”. Compreendo que o aches. Neste blogue, há demasiada espuma, demasiada poeira no ar. De tal modo que aqui até o Garcia Pereira já foi afirmado como um dos grandes mestres da filosofia portuguesa…
Um olhar mais atento verá, contudo, para além da poeira e da espuma. Mas compreendo que tenhas mais do que fazer do que estar atento ao que aqui se vai escrevendo. Fazes bem…
Até ao próximo Sábado, em Sesimbra!
3 comentários:
Nem de propósito! Ontem jantava, perto de minha casa, e eis que entra o Garcia Pereira! Nada acontece por acaso! O António Telmo deve saber a razão esotérica disto.
Tem espuma tem ...
Também a cerveja e no entanto ela é que embebeda o mestre.
Eu prefiro algo mais verde ...vinho
também há os mestres de obras mais os artistas, vulgo trolhas.
Quem é o Garcia Pereira?
Será algum novo aterro?
Se for tem, o povo do lado dele.
Enviar um comentário