A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Lisboa: importância capital

Porque hoje se assinala o Dia Internacional dos Museus; porque estalou uma polémica sobre o novo edifício do Museu dos Coches; porque surgiram propostas (aparentemente originais) para a construção de um «Museu das Descobertas» (ou dos Descobrimentos); porque o Museu Mar da Língua Portuguesa continua a ser um projecto de concretização incerta; e também porque, com as próximas eleições autárquicas, se vai discutir de novo o futuro da maior cidade do país... talvez seja oportuno recuperar um artigo meu escrito e publicado... há quase 20 anos.

Dois anos depois do incêndio que destruiu o Chiado, é de perguntar se a lição que ele constituiu terá sido devidamente aprendida. E isto porque a cidade de Lisboa continua a ser um autêntico «barril de pólvora» que pode explodir a qualquer momento: o conjunto de circunstâncias, a inexistência de condições de segurança mínimas que possibilitou a tragédia de 1988 permanece, praticamente sem qualquer alteração.
O que aconteceu então constituiu um exemplo máximo do pouco amor que os portugueses têm por si próprios e por aquilo que é deles. E não aconteceu num local qualquer: aconteceu em Lisboa, a capital do país, que há muito está reduzida a uma «amostra» de todos os tipos e formas possíveis de atentados ao património histórico-cultural – e onde a mendicidade e a prostituição já constituem autênticas «atracções turísticas»... Para o bem e para o mal, Lisboa é, inevitavelmente, o modelo e a imagem de Portugal; é nesta cidade que se pode e deve começar a dar o exemplo de como devem ser identificados e solucionados os problemas. E tal como a nível nacional, só através de uma cooperação e de uma articulação efectiva e eficiente de esforços entre Estado (Governo e autarquias), instituições sociais e culturais, agentes económicos e população em geral, poderão ser obtidos resultados positivos.

Capital do Atlântico
Esses resultados deverão traduzir-se, em primeiro lugar, na resolução de problemas que são, inegavelmente, prioritários e urgentes: o trânsito, que requer a construção de novas vias, o melhoramento das existentes, mais e maiores parques de estacionamento, uma articulação eficaz entre todos os meios de transportes públicos e a implementação de um sistema de horários de trabalho diferenciados por áreas da cidade e/ou sectores de actividade; a habitação, que requer a definição e a aplicação de regras precisas relativas à construção, transacção e utilização de imóveis enquadradas em planos urbanísticos adequados ao crescimento e ao desenvolvimento da cidade, a adopção de medidas eficazes de conservação e recuperação de edifícios e espaços históricos ou de reconhecido interesse público, cultural e artístico (palácios, teatros, bairros populares...), o saneamento de áreas degradadas, em especial os bairros de lata; o ambiente, em que importa aumentar o número de espaços verdes e manter os que existem, diminuir drasticamente os índices de poluição atmosférica e sonora, instalar sistemas eficientes de recolha, tratamento e reciclagem de lixos e esgotos.
Apesar de fundamental, a resolução destes problemas não deve impedir ou atrasar a concretização de outras iniciativas, de médio e longo prazo, que tenham por objectivo a valorização do papel, da importância e da influência de Lisboa ao nível cultural, tanto no âmbito nacional como no internacional. Em suma: tornar realidade o desejo «Lisboa, Capital Atlântica da Europa», conjugando-a com outra, esta já confirmada para breve – «Lisboa, Capital Europeia da Cultura». E, se possível, ir mais longe.
Tal tarefa implica muito mais do que a continuação das actividades que se realizam regularmente, e a manutenção dos espaços existentes destinados a essas actividades. Embora tenham já uma dimensão e um impacto consideráveis, as Festas da Cidade e a Feira do Livro , só para citar dois exemplos, não são suficientes se pretende-se uma animação permanente da cidade. Quanto a espaços, quase nem vale a pena falar. Praticamente todos os dias há a notícia de que um teatro ardeu, ruiu ou que está em adiantado estado de degradação, que os museus registam uma fraca afluência de público, que não existem locais suficientes e adequados para concertos e exposições.

Metrópole da Arte
Na nossa opinião, a elaboração de uma política, ou de políticas culturais ambiciosas, condizentes com a projecção da imagem de Portugal no Mundo, é indissociável da questão dos espaços. É necessário não só conservar, recuperar e rentabilizar os existentes, mas também criar outros, mais modernos, melhor dimensionados, diferentemente pensados.
Neste sentido, parece-nos absolutamente essencial a criação de um grande museu nacional – substituindo ou englobando muitos outros museus de menores dimensões – um pouco à semelhança dos que existem em Paris (Louvre) e em Madrid (Prado); um grande espaço central, apto para a concentração e exibição dos principais objectos que constituem o resultado ou o testemunho relevante da criatividade e da história nacionais – e não apenas as obras de arte no sentido estrito do termo. A localização ideal deste museu seria, indubitavelmente, na zona de Belém, tendo de preferência como edifício principal o Palácio de Belém (a Presidência da República poderia talvez ser transferida para o Palácio da Ajuda) mas abrangendo também o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Museu da Marinha, o Museu dos Coches, o Aquário Vasco da Gama, o Planetário Gulbenkian e o (futuro) Centro Cultural de Belém. A reformulação, interligação, coordenação e dinamização simultânea destes espaços permitiria a constituição de uma vasta área, privilegiada, de animação cultural, artística e recreativa permanente, que possibilitaria não só uma (justificada) celebração exaltante do passado mas também uma (necessária) valorização lúcida do presente.
A criação de um grande museu nacional deveria constituir igualmente um dos primeiros passos para uma remodelação e reestruturação de toda a zona ribeirinha de Lisboa, tendo em vista o aproveitamento desta vasta área, que agora está subaproveitada, para fins culturais – e, eventualmente, também para habitação. Parece-nos, na verdade, que grande parte do actual porto de Lisboa, em especial muitos dos edifícios e instalações que nele estão situados ou nas imediações, poderiam ser transformados em espaços para actividades culturais, artísticas e recreativas, como, por exemplo, salas para teatro, concertos e exposições, estúdios cinematográficos e musicais, ateliers.
Tudo isto poderia permitir a atracção e até mesmo a fixação de artistas em Lisboa, provenientes não só de todo o país mas também, o que seria decerto desejável, do estrangeiro. Realizando e exibindo as suas obras em Lisboa, eles contribuiriam decisivamente para que a cidade voltasse a ser, 500 anos depois dos Descobrimentos, uma grande metrópole mundial, um importante ponto de encontro a nível planetário, em que a principal riqueza que se negociaria seria, não ouro, seda ou especiarias, mas cultura.

Artigo publicado no boletim DivulgACÇÃO (órgão oficial da Associação de Estudantes do ISCTE) Nº 5, 1990/12

4 comentários:

Renato Epifânio disse...

Bom Programa. Não te queres candidatar à Câmara?

Numa candidatura que nunca chegou a ser, há uns anos, em que eu e o Paulo Borges estivemos envolvidos, um dos slogans era "Lisboa, Capital da Lusofonia"...

João de Castro Nunes disse...

E porque não COIMBRA, que é a terra em que melhor se fala o português?

JCN

Renato Epifânio disse...

Isso só se poderá equacionar quando em Coimbra se fizer um grande lançamento da NOVA ÁGUIA...

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Renato, só consideraria candidatar-me a um cargo político se houvesse uma mudança de regime neste país...