A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

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quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Antropologia e Filosofia

Mais do que antropologia filosófica, a relação entre antropologia e filosofia permance ainda hoje inexplorada. Conhece-se uma ligação directa entre sociologia e filosofia, que diz respeito essencialmente à mise-en-scéne do sujeito na esfera das relações sociais, nomeadamente na das relações intersubjectivas que o pós-modernismo trouxe consigo a partir da escola de Frankfurt e da progressiva abstração situada nas obras de Claude Lévi-Strauss e, com ele, da aurora do estruturalismo na antropologia. Urge, como desafio que coloco num país que está na semiperiferia da Europa, mas ainda assim numa cidade como a de Lisboa, que mantém visibilidade mundial à custa de uma nova corrente de cultura de três ou quatro locais da noite, urge relacionar melhor estas duas disciplinas para além do que aparentemente grandes autores não vislumbraram. Fica então, desafio para aquele que está atento à contemporaneidade, de comentar esta entrada, mesmo para além da descoberta do objecto de estudo da antropologia, as sociedades tradicionais ainda vivas, démarche que podem bem ser útil à filosofia sem se arriscar no domínio do Outro sem desvelos ou pruridos.

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