A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

OS SALDOS DA COMÉDIA TRÁGICA

Foto retirada do blogue Nova Águia

Dançamos uma dança mendiga para satisfazer aquilo que é um recalcamento de sonhos primordiais de conquistas, sedentos de Amor, no conforto trágico da comédia.

Queremos preencher-nos sem o trabalho de procurar o umbigo, usando e abusando da estratégica ilusão da inteligência instantânea, controlo remoto, cabeça monitor.
O século XXI, empenhou-se na aparente corrida ao prolongamento de uma qualquer apoteose, a vida por um euro em saldos perenes, escrita a batôn vermelho em slogans contagiantes de vida vida vida inebriantemente incontinente, inconsciente de se dispor pendurada nas raízes de uma qualquer árvore antiga, a secar com os olhos cegos de terra.
Por analogia à Persistência da Memória de Dalí, nos bastidores da mente, há o medo de cair para debaixo do Inferno, do castigo de escutar o sussurro das folhas de Outono lá de cima, da língua traiçoeira do gelo lá de cima, do fogo que coze a carne, num desequilíbrio que se tornou comum à alma que não se observa sentada no coração; o mesmo arrepio com que tenta desesperadamente evadir-se do silêncio absoluto e finalmente esquecer o sabor agridoce de crepúsculos estelares esbatidos ainda e sempre nas telas, corpos dos malditos.

31 comentários:

Ruela disse...

!!!

contos eróticos em portugal disse...

grandes post's

Lord of Erewhon disse...

Certeiro diagnóstico. Quando era miúdo assisti a uma coisa estranha num zoo: outro miúdo atirou uma bisnaga para dentro da jaula dos macacos, um deles pegou nela e parecia mesmo estar a dar tiros nos outro, mas depois levou a bisnaga à boca e comeu-a.

Hoje os macacos têm computadores! :)

Beijinho.

Anabela.R disse...

De facto, não custa fazer um Blog à pressão para não ser anónimo.

Para autora do texto, um beijo

Lord of Erewhon disse...

Aí esse de cima fez dois blogues à pressa para vir aqui comentar. Isto, visto em decúbito ventral, até acaba por ter piada: esta mescla acéfala de pornófilos, patetas, boateiros e desocupados da vida.

Olha se te invadirem a Caixa com alarvidades... apaga; anónimos, pseudo-anónimos, vaza tudo para o lixo.

andorinha disse...

Ao nível do que já nos habituaste: muito bom!
Estamos, de facto, no século do efémero, do descartável, do ruído para não se escutar o silêncio...

Beijinhos

P.S. Pois...agora temos anónimos azulados...:(

Ana Beatriz Frusca disse...

Excelente texto e bem contextualizado com o momento atual dos trolls que só são valentões sob o anonimato ou heteronímia.
Beijos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Klatuu o embuçado disse...

Vamos todos ouvir Culture Club?
«... and time will give me time...»

DANCEM!!

Klatuu o embuçado disse...

Even if «time won't give me time»!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Klatuu o embuçado disse...

À autora deste texto, quero expressar as minhas desculpas e o meu profundo desgosto - por num acto de incompreensível censura daqui ter sido retirada a fotografia de Gottfried Helnwein, Angel Sleeping 3.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
andorinha disse...

Só agora me apercebi de que a imagem foi retirada.
Este acto de pura CENSURA é repugnante.
Não tenho medo das palavras; elas existem para serem usadas...

É com grande tristeza que constato que aqui neste espaço estamos a retroceder no tempo.
Pensei que depois do 25 de Abril tal não se viesse a verificar.
Enganei-me...

Afinal que Portugal queremos ajudar a construir?
Reflectir sobre Portugal e a lusofonia para quê e porquê se se tomam atitudes destas?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nova Águia disse...

Quem tirou a foto foi a Direcção do Blogue. Lamentamos tê-lo feito e, provavelmente, não o teríamos feito noutra fase, apesar dos muitos protestos que nos chegaram. Mas, como é visível, estamos a passar uma fase particulamente turbulenta. Daí o termos pedido um especial cuidado com a linguagem usada e as imagens escolhidas... As nossas desculpas à autora.

Klatuu o embuçado disse...

... Não participo em blogues conjuntos - odeio feiras! Nem neste queria participar... e isto pode ser confirmado pelo meu amigo Pires.

Se aqui estou - é só porque Portugal me disse para estar.

E vamos parar com esta porra destes recados no fundo do blogue! Quer dizer algo? Publique!

Fique certa que lhe responderei à altura.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lord of Erewhon disse...

Ó meu grande bruto, tu não sabes quem é esta senhora? É famosa! É a dona Joaquina dos Yogurtes em incógnito, uma senhora com tantos estudos, que a inteligência nela se tornou um aborrecimento de calar guitarras!

Tens muito que aprender, irmão lenhador!

Lord of Erewhon disse...

P. S. Tens que aprender a não te irritar com alcoviteiras veladas e outros clones com barretes de mago do KKK, que só merecem o teu desprezo. Faz como eu, mano, faz como eu.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lord of Erewhon disse...

Olha! - então já fechou??

Protesto! Este gajo do machado é administrador deste blogue e é ele que apaga os comentários todos!

Desculpem lá, mas tá mal! - eu também queria poder apagar alguns... :)

Lord of Erewhon disse...

Volta, Irmã Lúcia!

Anónimo disse...

Gostaria de agradecer a amabilidade daqueles que comentaram este escrito.

Peço desculpa se a imagem publicada feriu alguma susceptibilidade, uma vez que não a publiquei definitivamente com esse intuito.

De facto, não compreendo o motivo que levou a Direcção da Nova Águia a censurá-la, mas gostaria de frisar que, como jovem que começa a dar os primeiros passos na escrita, é para mim uma grande honra poder fazer parte deste Movimento, que admiro e respeito profundamente.

Como podem verificar, todos os comentários anónimos publicados nesta caixa de comentários e respectivas respostas de bloggers, foram apagadas, uma vez que o seu conteúdo me pareceu oportunista - no pior sentido do termo – e provocador para com os bloggers que lutam para que este seja um espaço aberto a todos, mas a todos aqueles que pretendam contribuir com opiniões e críticas construtivas, cujos argumentos possam, de alguma forma questionar algum rumo que a NA possa tomar e que considerem necessário ser discutido, com o objectivo de engrandecer ainda mais esta nobre causa. Não vejo que sentido fará permitir comentários de anónimos que pretendem poluir, explícita ou implicitamente, este espaço e/ou aproveitar-se do atrito gerado entre alguns membros da NA, para assim instigar uma possível "queda do Movimento", à qual assistam impávida e oficialmente livres de qualquer culpa.

E porque esta é a forma mais transparente de manifestar o meu profundo desagrado e tristeza por toda a confusão que se tem instalado na Nova Águia, nomeadamente do que se tem dito nas caixas de comentários, queria finalmente concluir dizendo que não considero que barrar comentários anónimos seja uma forma de censura, mas sim um direito que assiste a todos aqueles que se orgulham deste espaço e o pretendem livre, que também o vêm como um espaço direccionado para a discussão de ideias, mas sem nunca colocar o pescoço do Movimento na forca.

Anónimo disse...

Kamrada força!

Lord of Erewhon disse...

Quem é este cromo? :)