A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

CPLP - Comunidade de... Povos

«Nem é tarde nem é cedo!» pensei, ao deparar com mais um post sobre a CPLP. E aqui estou a pôr em palavras uma ideia que ignoro se outros a tiveram ou até escreveram já - não seria a primeira vez que mais do que uma pessoa agarrava e tomava por sua uma dessas "ideias que pairam" e pertencem ao mundo, neste caso ao Quinto Império. E chega de falar da ideia - mais convém que ela fale de si.

Olá comunidade de pensadores de língua portuguesa
Olá movimento internacional lusófono
Olá a todos e, por todos, olá Nova Águia

Já nos temos cruzado e acenado nos altos céus que são os nossos, né? Eu sou a ideia de uma "comunidade de povos de língua portuguesa", sou a ideia de uma comunidade de povos, de uma comunidade de muitas e desvairadas gentes e, a meu modo, de um certo Império do Espírito Santo. Voo muito e muito alto. Por vezes tento poisar numa e outra terra. Tem sido mais difícil que pousar numa por outra alma... ou pena.

Ao contrário de ti, que do ninho onde nasceste levantaste o olhar e abriste asas para voar, eu do alto onde me criaram, vivo para pousar onde me recebam. Daí que uma das últimas formas que assumi para me verem os humanos foi esta de CPLP - Comunidade de Povos de Língua Portuguesa. A CPLP - Comunidade de Países que aí criaram já me vai abrindo pistas. Mas, para muitos corações lusos, coisas «de Países» são coisas de políticos. E os povos, ao contrário dos países, em vez de assentarem num princípio territorial de fronteiras divisórias, polarizam-se em torno de uma cultura e Valores identitários - que depois podem ser partilhados sem deixar de ser próprios.

É para aí que aponta meu voo. Aponta para o dia em que, na terra dos Homens, os PLPs (povos) - com ou sem os seus países e políticos - formem a sua comunidade com o cimento de uma consciência partilhada tão forte como a dos "brancosos" de certo «Ensaio sobre a Lucidez». E elejam anualmente o seu "Mais velho" cuja única atribuição será a de levar por toda a parte a minha Mensagem, o meu Espírito. Como fazer isso? Para começar pode-se fazer uma votação on-line. Logo nos centros do Movimento Internacional Lusófono espalhados pelo mundo, podem os cidadãos manifestar também por escrito a sua escolha. Qualquer grupo poderá propor personalidades dos cinco continentes. E quando fazer essa escolha? Porque não começar a votação no dia 10 de Junho, o dia da morte - ou talvez não - do grande Camões?!...

E porque não pensar-se que, de futuro, o presidente da CPLP possa vir a ser eleito directamente pelos cidadãos?... Quanta revolução nesse simples acto.

6 comentários:

Renato Epifânio disse...

A ideia já emergiu por aqui e talvez o MIL venha a promovê-la em breve. Mas para isso precisa, primeiro, se solidificar os seus núcleos internacionais...

Luís Botelho Ribeiro disse...

Bom, eu falei-lhe pessoalmente disso à margem do lançamento da "Nova Águia" no Porto. Na ocasião, considerou a ideia interessante e disse-me que a possibilidade que tinham discutido era de um "parlamento lusófono", não de uma escolha/eleição unipessoal para "personalidade lusófona do ano" (Mais Velho 2008) ou... para a própria CPLP.
Seja como for, espero que a ideia progrida e possa "poisar" um dia qualquer.

Renato Epifânio disse...

Exacto. Um parlamento lusófono e, através desse parlamento ou por eleição directa, um Presidente da CPLP. Até lhe falei da hipótese Xanana Gusmão, entretanto descredibilizada...

quink644 disse...

Meu caro Renato... um senhor com tantas credenciais académicas está a tentar fazer o quê? falar brasileiro? se solidificar...??? ou solidificar-se? Xanana Gusmão??? tem conhecimento dos crimes que a Fretilin permitiu e cometeu que quase obrigaram legitimaram a invasão indonésia? Deve saber que foram mais os mortos nesse período, esse sim um verdadeiro massacre gratuito e quase diria fraticida, do que os que ocorreram nos anos de ocupação do regime de Jacarta... Conhece militares que estiveram prisioneiros em Timor nas mãos da Fretilin e desse Senhor culo nome rima com banana? Mal vai a águia... mais parece um pombo, que só faz o que se sabe... Fale com o Sr. Prof. Adriano Moreira, ele saber-lhe-á explicar, muito melhor do que eu, o que aqui lhe digo. Eu conheci alguns militares portugueses que lá estiveram presos... Não gostam tanto desse senhor como V. Exª...
cordialmente,
quink644

Renato Epifânio disse...

Caro Quink644:
Foi uma gralha: era "de solidificar" e não "se solidificar". Quanto ao Xanana, assumo igualmente o erro...

quink644 disse...

Obrigado Renato, fico muito mais descansado...