Os símbolos despertam a experiência individual e transmutam-na em acto espiritual, em apreensão metafísica do Mundo (…) Compreendendo o símbolo, o homem consegue viver o universal.
Eliade, M. (1965). Le sacré et le profane, Gallimard, p. 179
Objecto fascinante, esse, capaz de fazer parar países e causar paixões e desvarios. De onde virá o seu poder? Da sua forma? Símbolo misterioso e polivalente, a esfera tem, desde os tempos mais remotos, uma força mágica pela ligação que possui com o próprio Cosmos. Estática, simboliza o equilíbrio, com todos os elementos que a formam à mesma distância do centro. A mover-se, simboliza o movimento indefinido, perpétuo. É símbolo da perfeição, da totalidade, da unidade, do absoluto, do fixo. Imagem do Mundo, do Sol, de Deus, é ponto de universalidade cosmológica de natureza religiosa. Não é de espantar, portanto, que o jogo que mais multidões move no nosso país (e não só) tenha o seu sentido conferido por esse objecto, a bola – super-parceiro que faz a mediação entre jogadores e adversários, e cujo domínio é o objectivo a atingir.
O pensamento simbólico não é o domínio exclusivo da criança, do poeta ou do desequilibrado; ele é consubstancial ao ser humano: precede a linguagem e a razão discursiva. O símbolo revela certos aspectos da realidade – os mais profundos – que desafiam qualquer outro meio de conhecimento. As imagens, os símbolos e os mitos, não são criações irresponsáveis da psique; eles respondem a uma necessidade e preenchem uma função: a de pôr a nu as mais secretas modalidades do ser.
Eliade, M. (1965). Le sacré et le profane, Gallimard, p. 13
Foto de Rodrigues, aqui.
NOTA: Texto inspirado pela leitura de Costa, A. (1988). “Football et Mythe. La Fonction Symbolique du Football à travers la Presse Sportive de Masse.”; Dissertação de Doutoramento, Louvain, Université Catholique de Louvain.
10 comentários:
Mega LOL!!!
klatuu:
;p
as coisas que passam pela cabeça de uma pessoa depois de um algo-emocionante jogo de futebol, pá...
beijo*
Esta foi a Etiqueta do mês! :)
Podes crer!!
:)
Do meu amigo Irlandês, o Paul:
«Em Portugal há três tipos de homens: os que vão ao futebol; os que vão às touradas; e os que ficam a fazer companhia às mulheres daqueles!»
JAJAJAJAJA!!! Isto dito por um gajo que tem uns pés de ogre, que quando bêbado está sempre a pisar-me com as botifarras e depois diz:
«What's a foot between friends?»
Humor celta! - gajos com miolo... ;)
Há simbologia está nos mínimos detalhes do universo e em cada ato humano.
Bravo, mariazinha!
Excelent post, o teu melhor até agora aqui.
Beijos.
bia monte:
obrigada, considero imenso a tua opinião, teu elogio me honra muito.
beijo grande*
Lord:
gosto de pessoas que, mesmo bêbadas, conseguem dizer boas piadas. Nada pior do que humor alcoólico de baixo nível...
;)
Beijo*
Eita, texto danado de bom!
Essa é a minha bruxinha!
Bjuxxx.
(L)
Este foi um grande passe em profundidade a abrir pelo flanco esquerdo, onde surge, descrevendo uma diagonal, um jogador isolado. Ou nas palavras do Sr. Doutor de futebologia Gabriel Alves no decorrer de um jogo: "Reparem como os jogadores do Bayern se movimentam descrevendo figuras geométricas....O futebol é uma arte plástica.... " É certo, a beleza também está nos olhos de quem a vê.
Meia bola e força ;)
Fantástico.
Bjs.
Enviar um comentário