A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O Brasil vai fundar uma "Universidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)"

Celso Amorim, ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil declarou recentemente que a promoção da língua portuguesa é uma das prioridades do Brasil e, nesse contexto, declarou que Brasília iria estabelecer uma “Universidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)” algures no nordeste do Brasil. Esta nova universidade será “lusófona” na mais pura acepção do termo, já que terá metade dos seus alunos de nacionalidade brasileira e a metade restante formada por alunos provenientes de países africanos de expressão portuguesa assim como de Timor-Leste. A Universidade terá cursos muitos práticos, dedicados ao desenvolvimento dos países dos alunos que a frequentam e é apenas um passo deste anunciado programa de promoção da língua que levou o próprio ministro à Guiné-Bissau, onde emitiu estas declarações na ocasião da inauguração de um “Instituto de Estudos Brasileiros” em Bissau, a capital guineense.

Estas políticas, ousadas e frontais, contrastam vivamente com a inação do governo português, embrenhado ainda em questões bizantinas sobre a aprovação do Acordo Ortográfico de 1990 e numa retirada diplomática sistemática em praticamente todos os países do mundo, por constrangimentos orçamentais impostos por Bruxelas. Esta falta de estratégia lusitana, implica o recuo da posição junto dos demais países lusófonos, e perante este vácuo, o Brasil, animado por uma economia dinâmica e em crescimento, assim como por uma visão estratégica que falta a Lisboa, toma posições em África, em defesa de uma língua que Portugal não demonstra estar a ser capaz de defender. Talvez em lugar de ser arvorarem em “defensores da língua” o senhor Graça Moura e os editores que o rodeiam tivessem mais sucesso na defesa dos seus interesses a prazo se tivessem tido a iniciativa de fundar esta “universidade da lusofonia”, algures em Portugal… Assim, ficamos perante a mera constatação de que a melhor defesa do português no mundo é feita hoje não por Lisboa… mas por Brasília.

Fonte: http://sic.aeiou.pt/online/noticias/mundo/20080422Brasil+quer+criar+Universidade+CPLP.htm

Imagem: http://blogvisao.wordpress.com

10 comentários:

Renato Epifânio disse...

E há muito mais. O Brasil, por exemplo, admite abdicar de criar o Instituto Machado de Assis (o equivalente ao nosso Instituto Camões) para apostar tudo no fortalecimento do Instituto de Língua Portuguesa, entidade co-gerida por todos os países lusófonos... Chama-se a isto "visão estratégica da lusofonia"!

Rui Martins disse...

São esses gestos de grandeza e de visão de futuro que irritam alguns "velhos do restelo" lusos...
em vez de orientação para o futuro, estamos enreados em "orçamentismos" e em seguidismos a uma Europa que não é nossa, quando era a esse outro Portugal de além-mar que devíamos estar a procurar re-aderir!
Fado!

José_Leitão disse...

“Esta nova universidade será “lusófona” na mais pura acepção do termo, já que terá metade dos seus alunos de nacionalidade brasileira e a metade restante formada por alunos provenientes de países africanos de expressão portuguesa assim como de Timor-Leste.”

Posso estar a ler mal… mas nestas contas não deviam estar também incluidos alunos Portugueses? E os professores, de onde serão?

José_Leitão disse...

Acho que encontrei a minha resposta:

“A universidade vai ter metade dos alunos brasileiros, por uma questão de integração, e a outra metade será de alunos provenientes da CPLP, sobretudo africanos e de Timor-Leste"

Sobretudo mas não exclusivamente.

Paulo Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Margarida Esteves disse...

E numa universidade assim que eu quero ensinar quando o meu Ph.D. estiver pronto:-)!

Ana Margarida Esteves disse...

Jose, olhe eu aqui:-)!

Rui Martins disse...

Bem, os alunos portugueses.... se os houver, serão a excepção... e professores portugueses... a universidade é no Brasil.
Se queremos manter liderança nesta área vital da Educação, temos que fundar a nossa própria Universidade Lusósofona ou...

aproveitar esta iniciativa brasileira para nos juntarmos a ela, em regime de parceria plena!

Anónimo disse...

ESPÍRITO. Portanto, no Brasil, em Portugal ou em qualquer outro país Lusófono, qualquer iniciativa que sirva para dar mais luz a este "espírito" é bem vinda...que se cumpra o nosso destino - levar mundos ao mundo e neles nos dissolvermos - como gostaria o nosso saudoso Agostinho Silva, que tantas boas sementes nos deixou. E o Padre António Vieira, e tantos outros... A língua portuguesa é de todos que a queiram como sua.

Conceição Oliveira

Anónimo disse...

A Lusofonia não tem terra, tem ESPÍRITO. Portanto, no Brasil, em Portugal ou em qualquer outro país Lusófono, qualquer iniciativa que sirva para dar mais luz a este "espírito" é bem vinda...que se cumpra o nosso destino - levar mundos ao mundo e neles nos dissolvermos - como gostaria o nosso saudoso Agostinho Silva, que tantas boas sementes nos deixou. E o Padre António Vieira, e tantos outros… pois a língua portuguesa é de todos os que a quiserem como sua.

Conceição Oliveira