O bacoco, pseudo-nacionalismo aventado da raiz galaico-portuguesa, usado como argumento dos detratores do acordo ortográfico e da língua que o Brasil dimensionou, devido à benesse de a usar, (o que os portugueses deveriam agradecer reconhecidos), e que teve a humildade e a paciência de a pôr à discussão, já a usando e verificando que é plenamente funcional mundialmente, depara-se com este pseudo-povo "erudito", que habita Portugal e em tempos já foi Português.
Tenho esperança que Portugal e os Portugueses reconheçam a força da mudança progressista e criativa que a ratificação deste tratado deverá fazer à Língua Portuguesa, tornando-a a Língua Mundial por excelência e espero que Portugal, o volte a ser, apesar desta tentativa dos "União-Europeistas", de cercear e limitar a Língua em que diversos milhões de cidadãos Lusófonos se exprimem.
L+G
A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286.
Donde vimos, para onde vamos...
Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)
Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
É isso mesmo: AGORA É A SÉRIO! Aliás, é agora ou nunca... Ou percebemos o que está verdeiramente em jogo (e ainda há pouco tive uma conversa bem interessante sobre o Instituto de Língua Portuguesa que, à imagem da CPLP, ainda está realmente por nascer), ou não percebemos nada, e comprometemos, de vez, o Futuro da Lusofonia...
É mesmo a sério caro LG (nome de electrodoméstico ?) !!! Agora deu-lhe forte , é para usar camisa de forças ou é apenas estupidez natural ?
Saiba que tenho muito orgulho na minha Raíz Luso-Galaica , uma entre várias que formam a minha Identidade de Português !
Quem não se sente Português devia ir para o Brasil viver !
Rogério Maciel
O Brasil não dimensionou nada ... o Brasil fala Brasileiro !
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»««»»»
Caro Renato , não é o acordo que vai Realizar a Lusofonia . A Lusofonia vai cumprir-se mesmo ! Como uma Mão que Escreve Português com 5 dedos diferentes , cada um com uma função diferente , também a Lusofonia Cumprir-se -á respeitando as diferenças !
L+G, significa, Luís Cruz Guerreiro.
Rogério Maciel, sinto-me muito Português, por isso é que pretendo um futuro Lusófono para Portugal, sinto é que há "portugueses" que andam a tentar desde há pelo menos 34 anos que Portugal se dilua em iberismos e uniões europeístas da treta, o que espero não seja o seu caso. Porque se o for acaba-se o meu diálogo consigo.
Ir viver para O Brasil é uma solução para me voltar a sentir Português, já que aqui está difícil sê-lo, com pessoas como você, a considerar que no Brasil se fala Brasileiro.
E já agora não me chame estúpido, é um aviso.
L+G
Caro Rogério, está assim tão certo em relação ao sentido da identidade portuguesa? Já leu, por acaso, a famosa "Reflexão" de Agostinho da Silva? Se não leu, recomendo-lha vivamente. Segundo o nosso mestre, a idependência do Brasil foi a «independência de um verdadeiro Portugal diante de um Portugal abastardado» e «a revolta do Portugal ideal perante o Portugal real». Julgo que temos todos que reflectir seriamente sobre estas palavras.
Há muitos preconceitos de ambas as partes entre Portugal e o Brasil. Na minha opinião, está na hora de abrir um diálogo sincero sobre esse tema. Toda esta discussão sobre o Acordo, do qual depende (já está claro) o futuro da projecção internacional da língua lusa (e portanto de todo o projecto da Lusofonia), implica um sério debate sobre as relações culturais entre os dois países. Será que conseguiremos chegar a algum lado se Portugal e o Brasil insistirem em antigos preconceitos que só os separam?
Tendo em conta a perspectiva agostiniana, o que significa ser brasileiro? O que significa ser português?
No âmbito deste projecto, qual o papel a desempenhar por cada um destes países?
Também acho que já não há lugar para nacionalismos e patriotismos bacocos, por isso também digo: agora é a sério!
Por que motivo terá Agostinho depositado no Brasil a sua esperança para o desenvolvimento da Lusofonia? Gostaria de ouvir as opiniões dos nossos irmãos brasileiros.
E já agora não me chame estúpido, é um aviso. (???!!!???)
Porquê , vai bater ? Vê-se bem que não está a entender nada ...
Estupidez natural é o mesmo que ingenuidade ... Veja se acorda !...
Quem é que falou em Iberismo ?isso fica para outra altura ... Europeísmo ? Absolutamente do contra ! ... pensando bem , eu acho que até estamos de acordo na maior parte das coisas , mas como sabe , quem abriu hostilidades foi o Luís Guerreiro ! Eu apenas , e como sempre faço na minha vida , me limitei a ser o que sou e colocar a minha opinião que defendo com convicção pois acredito nela ... ora se para si , uma pessoa , neste caso um Português , se manifesta abertamente contra uma situação , não se escondendo atrás de pseudónimos e duma forma honesta a vai contradizendo , é um homem a abater , só porque vai contra um "acordo " que parece ser apoiado por uma maioria neste blog da Nova Águia , então não entendo... não é suposto este espaço ser livre de expressão ?
Não é este espaço de todos os que Acreditam na União Lusófona como Projecto maior , independentemente de estarem ou não de acordo com o
dito cujo acordo ?
Como disse o Renato , o acordo não é um fim , mas apenas um meio , meio com o qual nem todos concordam . É só isso .
Caro João Beato , eu estou de acordo em relação ao que diz ...também acredito que ser Português é muito mais do que só o indivíduo que vive aqui neste rectângulo encostado ao Atlântico na Ibéria ... acredito que ser Português é ser fruto de múltiplas identidades , mas também aquelas outras que o Português forjou pelo planeta e , acredito que o Brasil tem e terá um importantíssimo papel na Lusofonia não só entre lusófonos mas também no planeta .
Mas o Portugal original é este em que vivemos , é este que temos que modificar , transformar , fazer Renascer . Acredito que muito do melhor de Portugal se realizou no Brasil , mas muito de Portugal optou por não emigrar ... ficou cá . Existe uma grande potencialidade em Portugal... quando digo « Quem não se sente Português devia ir para o Brasil viver !» é talvez um exagero da minha parte ... mas estou agastado com algumas pessoas que não têm nenhuma espécie de tolerância em relação aqueles que não concordam com tudo o que eles querem ...apenas expus a minha opinião e , julgo não insultei ninguèm , mas começei a receber comentários no mínimo ,agressivos e
fazendo me de estúpido ... como se o que eu estivesse a dizer fosse um disparate ... para além disso , concluiram erradamente sobre o que escrevi ,colocando na minha boca o que eu não disse ... enfim , eu não gosto de polémicas !Gosto sim de me manifestar ... e julgo que estou no lugar certo para o fazer pois acredito neste MIL .
E já agora não me chame estúpido, é um aviso. (???!!!???) II
...e já agora , se não gosta que o insultem , eu também não gosto !
Não só o fez trocando alhos por bugalhos naquilo que eu tenho vindo a dizer pondo em causa a honestidade de tudo o que tenho escrito , defendendo a minha Dama ( que , ao fim e ao cabo é também a nossa Dama , Portugal ), como também me acusou de não ser Português e , se existe algo em mim que é Fortíssimo é o facto de Ser Português ! Não queria puxar de galões , mas já agora digo-lho . Desde menino que este Amor por Portugal é Imenso , e sempre tenho lutado pelo meu país em tudo e por tudo... antes do 25 de Abril , estava lá , na linha da frente , mas sem linha política definida , apenas estava unido com todos os que na altura eram do MDP . Por isso posso dizer que também contribuí para que o 25 de Abril a contecesse ...continuei durante o processo pós 25 de Abril durante alguns anos até que cheguei á conclusão que a politica se tinha tornado um ninho de vespas oportunistas e assassinas , saí desse meio mas sempre tenho estado no meio da luta por esta Nação , todos os dias da minha vida , pois acredito que o exemplo que damos no dia a dia age também na transformação de Portugal ...enfim , infelizmente éramos poucos , espalhados por este país , e isolados , pois não existia ,por exemplo , um MIL e , se houve , ou tem havido um Acordar de Portugal , e se há agora um Portugal a despertar , posso dizer com Orgulho que sou um dos que para isso também contribuiu , embora anónimo e de forma humilde , pois Mantive e sempre tenho Mantido no meu coração a Chama da Lusitânia - a Terra da Luz - acesa , o amor por esta Nação .
Por isso já vê que tem estado a insultar -me , assim como outras pessoas deste forum , e daí a minha reacção . E, se este MIL existe , existe também em parte , por causa dos velhos guerreiros de Portugal ... isso e também para que estes e estas se possam também manifestar e continuar a contribuir par ao Renascer de Portugal da maneira que Acreditam que é a melhor .
Por isso não me chamem de colonialista , não me chamem de fascista , não me chamem de bacoco , não me chamem de nacionalista , não me insultem só porque Livremente e sem nada esconder , emito a minha opinião ... julgo que Ganhei o Direito de o Fazer ! Se me escedi , já pedi desculpa , mas se , cara direcção do MIL , se , como já o disse anteriormente , acham que estou a ser incómodo e a colocar em causa o projecto MIL , é só dizerem que eu saio elegantemente , como já o fiz noutros locais que não aguentaram ser confrontados ... saibam disto : Não represento nenhuma força política , movimento ou qq outra organização ... estou aqui como sempre estive na minha vida e no meu País como Português de Alma e Coração .
Só agora li a sua resposta, Rogério, por motivos profissionais estou nas Caldas da Rainha, folgo em saber que não é iberista e até que concorda comigo em muitas coisas, aceito e respeito o seu passado e acho que poderemos perfeitamente partir para um diálogo noutros termos, mesmo com excessos linguísticos, o que eu também aprecio, e acho que pelo que disse você faz falta ao MIL e deverá continuar esta luta, que deveria ser de todos os Portugueses.
Obrigado pela solidariedade demonstrada pelos camaradas do MIL que aqui comentaram e saudações a todos, extensivas ao Rogério Maciel.
Mesmo em Galaico-Português um Aviso, não é uma ameaça...
L+G
Bem, do alto de minha ignorância natural, concordo com o texto do Guerreiro.
A não aderência ao plano prejudicará mais quem ficar de fora que aos que a seguirem nesta empreitada. Tanto faz se Angolanos, Brasileiros, Cabo Verdianos ou Portugueses.
Esta tentativa de unificação é importante, não apenas para o Brasil, que também tem sua ortografia alterada pelo acordo, mas para todos os países lusófonos, que ganham um pouco mais de força através da aproximação da escrita oficial.
Ou alguém acha que daqui a 60 ou 70 anos existirá ainda quem defenda a ortografia atual?
Vai haver sim em 60 anos quem será contra futuros novos acordos de unificação ortográfica, para aparar as arestas restantes do acordo atual e serão necessárias nesse futuro.
Eles alegarão que a ortografia deste futuro, que agora no nascer do acordo ortográfico é julgada por muito como horrenda, é a maneira clássica e correta de português!
Afinal a história se repete. Os inteligentes não repetem os erros, os vitoriosos aprendem e se aproveitam deles.
Enviar um comentário