dia 11 de Junho às 16h no Museu João Mário - Alenquer
integrada no Programa de Festas do Divino Espírito Santo em Alenquer 2011
e que inclui uma visita guiada à Igreja do Espírito Santo (Entrada Livre).
As Festas do Espírito Santo tiveram início em Alenquer com a Rainha Santa Isabel no século XIV e daí se espalharam por todo o país, navegaram pelas caravelas até aos Açores e Madeiras, Oriente e Brasil, e posteriormente com os emigrantes implantaram-se nos EUA e Canada onde ainda se realizam com grande fulgor. Extintas na quase totalidade em Portugal continental, renasceram em Alenquer em 2007.
É importante frisar que o Culto ao Divino Espírito Santo, com raiz numa religiosidade popular e tradicionalmente aberto a crentes das várias religiões e confissões espirituais, evoca uma nova Era, a Terceira Idade como vaticinada pelo Abade Joaquim de Fiori (século XIII), de Paz, Fraternidade, e em que os valores espirituais se sobrepõem aos materiais.
A sua Presença nestas festas em Alenquer será um importante contributo para o retomar e desenvolver destas Festas e dos seus valores em Portugal (continente) .
Escreveu o antropólogo Gilbert Durand a propósito do Milagre das Rosas e do Culto do Espírito Santo em Portugal:
"... a perenidade dessas lendas e desses mitos, em Portugal, como noutros países da Europa, é o garante da sua energia, da sua vitalidade. Direi mesmo mais: essa quina imaginal, que acabamos de definir, constiui, na verdade, a base dos valores sobre os quais assenta e há-de assentar - sob pena de desaparecimento - a Europa inteira."*
*Gilbert Durand "Portugal Tesouro escondido da Europa" -Ed. Ésquilo 2008
Com o lema "O Espírito sopra onde quer" o programa das Festas 2011 em Alenquer do Divino Espírito Santo inclui ainda:
Sábado, dia 11 de Junho, pelas 21h com início na Igreja do Espírito Santo a Festa da Luz e Vigília de Pentecostes com Procissão noturna até à Igreja de S. Francisco
Domingo de Pentecostes, dia 12 de Junho, procissão às 15h com início na Igreja de S. Francisco e
Bodo às 18h no Largo do Município, para toda a população.