A conhecida distro de Linux portuguesa Caixa Mágica está a colaborar com o governo de São Tomé e Príncipe numa adaptação da suite de Office de código livre OpenOffice especialmente concebida para a Administração Pública desse país lusófono.
O projeto tem o título “STP Office” e está a ser desenvolvido em Portugal numa parceria entre o instituto de tecnologias de São Tomé e Príncipe e a Caixa Mágica e foi lançado em 2 de outubro em São Tomé e Príncipe com o apoio do governo deste país lusófono.
Um projeto como o do “STP Office” irá libertar o país africano das pesadas fees e custos associados aos produtos do gigante norte-americano Microsoft. Ao manter locais os recursos de desenvolvimento, potencia também a erupção e manutenção de uma camada de informáticos em Portugal e São Tomé, em vez de alimentar programadores nos EUA ou na Índia tendo sempre em direta conta as especificas necessidades da Administração Pública São Tomense. Um exemplo que já foi também seguido pelo governo brasileiro, mas onde Portugal se deixou ficar para trás, a troco de fúteis anúncios públicos em que os nossos governantes (Sócrates e Pinho, o Inefável) se rebaixaram e com eles, todo o país, na assinatura pública de protocolos inúteis com a multinacional norte-americana.
Fonte:
http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/sao_tome_e_principe_adapta_openoffice_1019542.html
2 comentários:
Um grande exemplo vindo de um pequeno país.
Nem mais!
Enviar um comentário