A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

De Delfim Santos, para a NOVA ÁGUIA 18...


Esta reflexão autobiográfica de Delfim Santos, com incidência nos fatos mais marcantes da vida académica do autor, está inédita na sua quase totalidade, excetuando um trecho final incorporado na última edição das Obras completas.

Foi composta em dois capítulos, por ocasião de três marcos institucionais: o doutoramento, com um aditamento aposto na entrada como docente na Faculdade de Letras de Lisboa, e o concurso para professor catedrático.

Do primeiro capítulo existem dois datiloscritos, tendo um deles anotações marginais a lápis não retidas no seguinte, que é cópia daquele com algumas correções estilísticas menores. Foram incorporadas as anotações do original e aceites algumas correções da cópia.

O segundo capítulo existe em versão manuscrita, com a particularidade de Delfim Santos hesitar aqui entre a terceira e a primeira pessoas autorais. Apesar de referir que «uma autobiografia intelectual não é exigente de confissão», apresenta uma reflexão mais amadurecida, menos factual e mais poética sobre a sua existência passada. Notável é o símile entre o ourives, ofício a que seu pai o destinava, que com a sua arte logra transformar o metal precioso em algo ainda mais belo, e o pedagogo em que o seu destino se manifestou, que o mesmo faz às almas dos educandos.

Esta autobiografia foi completada por meditações anuais, escritas em diversas passagens de ano desde os inícios dos anos 40 até 1953 e a publicar posteriormente: de teor mais introspetivo, constituem páginas de um anuário íntimo, permeadas pela angústia e pelo desespero próprios deste registo. Neste mesmo tom existencial subsistem ainda as suas poucas páginas de poesia, por vezes de caráter religioso, em que a expressão do sentimento se sobrepõe ao estro.

No conjunto, os escritos autobiográficos de Delfim Santos, compostos pela presente autobiografia, pelo anuário íntimo, pelas poesias e por certas páginas da sua correspondência com os amigos mais íntimos ou com alguns familiares, documentam o impulso confessional e o desejo de autognose cultivados pela sua geração, que depurou a retórica do discurso tradicional do sujeito com as suas novas exigências de sinceridade e genuinidade, impostas à geração que viveu as duas Guerras pelo sentimento da preciosa fragilidade do Eu.

Filipe Delfim Santos