A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Sobre a Dalila: para o próximo nº da NOVA ÁGUIA


O CANTO E A ESCUTA 

Escrevo este texto à beira de uma tese. Daquelas teses de Universidade. Daquelas que se querem muito depuradas, explicadas, argumentadas, arguidas perante júris. Mas o verdadeiro júri não é esse. O verdadeiro júri será a preservação da memória de Dalila.

Escrevo este texto à beira das Lágrimas. Que és, Dalila? O que foste para mim? O que resta de ti senão esses textos de uma contenção explosiva, de um amor louco pelo céu? De um amor louco pela terra? Que me fica senão reler-te, e reler-te uma vez mais? Que me fica senão o desespero de nunca te conhecer plenamente?
Teu Verbo é a Luz que espalhaste pelo mundo.  Por um mundo que ainda não te conhece, como preço a pagar de teres conhecido tão bem o Outro Mundo.
Que efeitos tem a memória em nós e que efeitos têm os teus textos na nossa memória e que efeitos tem a tua Experiência na experiência dos outros? Como é possível transformar, como transformaste, as letras em experiências?  Acaso o misticismo se pega como uma doença? Colar-se-á ele a nós à medida que as tuas palavras ecoam no espaço silencioso do nosso Ser?
Só é possível ler-te no silêncio que vive dentro do silêncio. Um silêncio duplo.
Almada Negreiros disse que toda a arte é uma estratégia para a Poesia, mas tu, Dalila, foste ainda mais longe nessas voltas espiraladas da criação. Porque nasceste já em Poesia, porque vivias em Poesia, porque  já eras Poesia simplesmente por existires, só te sobrava ir mais além e, como o disseste. “Viver na caça ao sobrenatural”[1].
Que se passou contigo que já não vias simplesmente com os olhos mas vias com todo o corpo? Que diálogos ousaste com os anjos? Com que cores te era desvendado o mundo?
Não, não há teses a fazer sobre ti, apenas cores novas acabadas de nascer a cada página virada.
A tua obra é a revelação da revelação.
Sim, poderia falar dos teus ensaios e da graça com que num golpe de asa aniquilaste o tradicional Ensaio. O ensaio histórico, literário, antropológico não mais foram os mesmos depois de ti. Ousaste recusar o pragmatismo do Verbo enquanto percorrias esses temas, pousando os olhos da alma na História, na Literatura, na Antropologia. O Ensaio, contigo, deixou de ser um discurso para se tornar numa experiência. Que outra coisa poderia ser se as palavras para ti eram chamas vivas? Portugal deixou de ser objecto, objectivo na análise, distância segura e controlada para irromper por nós adentro. Para se tornar parte do nosso Ser. Portugal passou a ser Amor.
Escrevo este texto à beira da Alegria, afinal. Como o resultado da tua obra é a Alegria vivida na liberdade da vida. Falo em ousadia quando falo de ti. Mas é uma ousadia antiga, uma ousadia que vem do fundo dos tempos, uma ousadia que é toda escuta. Uma ousadia que caminha pelas ruas das cidade e a transmuta livremente em algo mais.
Mas essa transmutação não mais era do que um Regresso: “E todo o acto de conhecimento poético, sua transmissão, é um acto paradisíaco repetido”2.
Não há o isolamento místico in extremis. Não há carmelitas descalças, nem montes Athos, nem Cartuxos. Não há um muro entre ti o mundo. Há um abraço fundo nele. Não há desvios nem elevadores de renúncia numa qualquer auto-estrada rápida para o céu. Há os passos que se dão na terra, as viagens por ela, a contemplação dela, o silêncio que nela reside. Não há mosteiros de retiro de pedra a cal, há um Templo interior que se ergue como espelho da tua alma. Há um Templo que abarca a terra toda. Há uma volta diferente no fim da cornucópia desta abundância de totalidade. Há um retirar o excesso do mundo e devolvê-lo intacto, no seu centro numa bandeja de ouro vivo.
Há dádiva mais do que desejo. Há desejo mais do que exigência. Há exigência mais do que missão. Há missão mais do que função. Há entrega mais do que renúncia. Há renúncia mais do que desejo.
Sim, viajaria assim indefinidamente por estes paradoxos excessivos só para te tentar definir.
Há uma sombra que se adivinha e que remetes para o território do mal. E insistes que o mal é uma ilusão. Os espinhos não fazem a rosa. Apenas as suas pétalas são a razão do seu perfume. E o que fica é o perfume da manhã fresca que foi a tua vida.
A tua obra tem o encantamento vibratório da música. Só que ainda mais potente. Como se a tua vida tivesse o dom de ecoar nas vidas dos leitores que te escutam. Ler-te é escutar e nessa escuta intuir, num primeiro tempo, os vários mundos, num segundo tempo, descobri-los, num terceiro tempo, deixar que eles se manifestem como campainhas coloridas ecoando nos momentos de pausa que são sempre recordações das tuas palavras. Essas campainhas ecoam num jardim quando uma ave pousa, e é mais do que uma ave, é um movimento esvoaçado do cosmos; ecoam num olhar de uma criança que esconde e revela a presença de um anjo; ecoam à entrada de uma Igreja que é afinal o portal para a fusão com o sagrado. Essas campainhas, almas-fadas das tuas letras, são sempre experiências, tão seguras, tão verdadeiras como um mergulho nas águas quentes que percorrem o corpo. Têm uma presença tão real como o sabor de um fruto e, por isso, transcendem a música no que esta tem de etéreo.
O teu misticismo é carnal devido ao excesso de presença do Outro Mundo. Ele torna-se manifestação mais do que transcendência. Farias Platão pensar, repensar de novo… o teu platonismo não é platónico pois possuí a força da terra e o trovejar do sagrado.
A fluidez das tuas palavras é igual ao rigor com que as escolhes. E lamentas que não haja  palavras que digam o Absoluto que viveste.
“Não forçar nem intervir. Esperar e escutar. O melhor é não fazermos nada por nós: abandonarmos tudo a essa força, deixarmo-nos trabalhar por ela.
Estar só atentamente.
E quando ela nos atira o peixe, quando ele salta ao ar das águas matinais do mar, das águas então acordadas, cintilantes à primeira luz do sol, rápido, lançar-lhe o arpão.”3
Sim, entre a quietude e a acção total, arrebatada, entre a poesia e a razão, percorrendo a trave que segura o pratos da balança, assim se nos podemos situar se quisermos compreender-te. Porque renunciando não renuncias e aprisionando não aprisionas, só assim é possível “investigar o absoluto”4.
Escrevo à beira do Amor, como se estivesse sempre à beira de te encontrar, numa espécie de angústia serena que adivinha a profunda paz. À beira deste mar imenso que é o mistério da vida. Escrevo para que te lembrem. Para que te leiam. Para que te escutem. Para que te experimentem numa chamada de atenção urgente. Neste momento sou um pássaro que te canta, nos outros tempos um pássaro que te tenta escutar.  Cantar-te é sagrar-te, conseguir escutar-te é já Ser.


[1] Pereira da Costa, Dalila, Os Jardins da Alvorada, Lello & Irmão Editores, 1981, pág. 40
2 Op. Cit. pág. 78
3 Op. cit. pág. 95
4  Op. cit.  pág. 90

Cynthia Guimarães Taveira