A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Encontros culturais de língua portuguesa a partir de Novembro no Rio de Janeiro


A partir do dia 1º de Novembro, o Rio de Janeiro será ponto de convergência da cultura lusófona. Durante uma semana, a cidade recebe os Encontros Culturais de Língua Portuguesa, uma iniciativa do Ministério da Cultura com apoio do Oi Futuro e Fundação Casa de Rui Barbosa e realização da Talu Produções.

Até o dia 7 de Novembro, o evento reunirá espectáculos de dança, música, circo, teatro, exposição, mesas de debates e oficinas teatrais nas unidades do Oi Futuro de Ipanema e Flamengo, Casa de Rui Barbosa e Circo Voador, todos com entrada gratuita.

“O Brasil tem assumido cada vez mais um papel protagonista na promoção do intercâmbio cultural entre as nações de língua portuguesa e este é mais um passo para consolidar esta posição”, destaca o director de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

“É uma honra estarmos à frente deste evento que vem ao encontro de nossos ideais de promoção da cultura lusófona”, endossa a actriz e produtora Tânia Pires, que coordena o evento.

Os Encontros Culturais serão divididos em cinco diferentes eventos. Um deles é a exposição ‘Teatro Sem Fronteiras’, que ocupará o foyer do Oi Futuro Flamengo a partir do dia 1º de Novembro e ficará aberta durante os sete dias do projecto.

São fotografias tiradas por Tânia Pires, Sérgio Ferrara, Valmyr Ferreira e Val Ferreira durante o projecto de oficina teatral itinerante idealizado pela TALU Produções que circulou no ano passado pelos países da CPLP com o objectivo de unir os países que falam português e disseminar a cultura por meio do teatro.

No mesmo local acontece a oficina teatral ‘Máscaras em movimento’, durante os dias 1 e 2 de Novembro, ministrada pelo português Nuno Pino Custódio para estudantes de teatro. Desde 1990, Nuno desenvolve esta metodologia, leccionando em universidades e escolas profissionalizantes de Portugal. Criou encenações em companhias como Teatro Meridional, O Bando, Teatro Oficina, Companhia do Chapitô, A Barca, Teatrão e Teatro do Montemuro, entre outras.

No Oi Futuro Ipanema o público carioca terá a oportunidade de conferir a Mostra ‘Artes Sem Fronteiras’, que reúne espectáculos de dança, circo e teatro trazidos por grupos como o Elinga Teatro, de Angola; Estação Teatral, de Portugal; Raiz Di Polon, de Cabo Verde, e o GTO (Teatro do Oprimido) da Guiné-Bissau.

Os rumos da cultura de língua portuguesa serão debatidos nos dias 3 e 4 de Novembro, quando a Casa de Rui Barbosa sediará quatro Mesas de Debates com temas ligados à música e ao teatro, com a participação de expoentes nas áreas da dramaturgia, música, crítica jornalística e educação.

A música tem seu grande momento na noite de 4 de Novembro, quando subirão ao palco do Circo Voador no show ‘O Som da Língua’, o Afroreggae, o moçambicano Cheny Wa Gune e Quarteto, DJ MAM, o grupo português Kumpania Algazarra e ainda Fernanda Abreu, que faz participação especial apresentando o evento e cantando três músicas com o Afroreggae.

Fonte: Notícias Lusófonas