A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Candidatura à Unesco do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade

.
CANDIDATURA DO FADO

Património Cultural Imaterial da Humanidade


Na sessão de Assembleia Municipal de Lisboa ainda a decorrer foi discutida e aprovada, por unanimidade e aclamação, a proposta nº 190/2010 - Candidatura à Unesco do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade, subscrita pelo
Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e pelos Senhores Vereadores Pedro Santana Lopes (PSD), Ruben de Carvalho (PCP) e António Carlos Monteiro (CDS-PP), numa sessão onde estiveram presentes investigadores, fadistas e instrumentistas.



O primeiro ponto da ordem de trabalhos da Assembleia Municipal foi a proposta de Candidatura do Fado, apresentada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e pelos Senhores Vereadores Vítor Gonçalves (PSD), Ruben de Carvalho (PCP) e António Carlos Monteiro (CDS-PP).

Seguiu-se o debate pelos Deputados Municipais representantes dos diferentes Grupos Municipais com assento nesta Assembleia, sendo unânime o empenho de todos nesta candidatura, representativa de um género musical que é, a um tempo, um património da cidade e um património nacional.

Na assistência, fadistas como Carlos do Carmo, João Braga, Cuca Roseta, Anita Guerreiro, Cristina Nóbrega, Maria Armanda, Julieta Estrela, Rodrigo, Duarte, Miguel Capucho, o instrumentista António Chainho e os investigadores Daniel Gouveia e Pedro Félix davam conta do envolvimento da comunidade nesta candidatura e do seu empenho pessoal no trabalho realizado e a realizar.

O Deputado Municipal do PPM, Gonçalo da Câmara Pereira, surpreendeu a Assembleia com uma declaração cantada em forma de fado, aproveitando o tema da sessão.


Em momento anterior à sessão, foi apresentado o plano de trabalho da Candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, UNESCO, por Rui Vieira Nery (Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e Sara Pereira (Museu do Fado/EGEAC/Câmara Municipal de Lisboa), comissários científicos desta candidatura.


A Candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade visa a preservação do Fado como tradição cultural viva e factor de identidade da Cidade de Lisboa.


A Câmara Municipal de Lisboa apresentará, até ao dia 31 de Agosto de 2010, o dossier de Candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade projecto que prevê a implementação de um plano de salvaguarda do património do fado, estruturado a partir de uma articulação clara entre os pressupostos de investigação científica e a participação efectiva da comunidade do fado.


Coordenada pela Câmara Municipal de Lisboa /EGEAC, através do Museu do Fado, em parceria com o Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o plano de salvaguarda da memória do fado privilegiará três eixos programáticos fundamentais: o envolvimento da sociedade civil, programas de educação e formação, e a investigação e edição.

Lisboa, 1 de Junho de 2010