A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

domingo, 14 de março de 2010

Felicidade sem consumo é possível

Fonte: Ciberia

Vanuatu, uma ilha situada no Pacífico sul com pouco mais de 200 mil habitantes é, segundo um relatório elaborado pela 'New Economics Foundation', o país mais feliz do mundo.
O novo ranking internacional sobre o impacto ambiental e bem estar revela conclusões surpreendentes, traçando um retrato diferente do habitual sobre questões como a saúde e a pobreza das nações.
As pessoas podem ter uma vida mais longa e feliz, sem gastarem necessariamente grandes quantidades dos recursos terrestres, sugere o estudo.
O "Happy Planet Index", uma lista que abrange 178 países, coloca no topo da tabela, como a nação mais feliz do planeta, Vanuatu, uma ilha do Pacífico Sul. Seguem-se a Colômbia e a Costa Rica, respectivamente.
A Grã-Bretanha, por seu turno, situa-se na 108ª posição e os EUA, muito pior, ocupando o 150º lugar.
Este 'ranking', baseado numa análise aos níveis de consumo de cada país, esperança de vida, felicidade e aspectos como o Produto Interno Bruto, foi realizado pelo New Economics Foundation (NEF), uma organização britânica.
O relatório, publicado em parceria com a organização 'Friends of the Earth' revela conclusões surpreendentes e cumpre um dos objectivos do estudo que, segundo Nic Marks (da NEF) era provar que o bem estar não se relaciona necessariamente com altos níveis de consumo.
Para o investigador, "é evidente que nenhuma nação pertencente à lista tem todos os aspectos positivos, mas o estudo revela padrões que mostram como poderemos atingir vida mais longa, melhor e mais feliz para todos, vivendo de acordo com as necessidades ambientais".

Consumo não nos tornou mais felizes
Países latino-americanos encabeçam a lista, situando-se nos dez primeiros lugares do index, enquanto nações africanas e da Europa ocidental ocupam as 10 últimas posições. Entre as maiores economias mundias, destacam-se a Alemanha, no 81º lugar, o Japão, em 95º e os EUA (150º). Portugal ocupa um lugar entre o meio e o fim da tabela. No fim da tabela encontramos o Zimbabwe, a Suazilândia e o Burundi.
Richard Layard, director do Programa para o Bem-estar do Centre for Economic Performance da London School of Economics, referiu que esta lista representa uma forma interessante de abordar o impacto ambiental causado pelo estilo de vida actual.
"Lembra-nos que não chega sermos felizes hoje, se estamos a comprometer as gerações futuras, através do aquecimento global", afirmou, acrescentando, em declarações à BBC que "durante os últimos 50 anos, o nível de vida no mundo ocidental cresceu imenso, mas não nos tornámos mais felizes".
"Isso mostra que não devemos sacrificar as relações humanas, que são a maior fonte de felicidade, em prol do crescimento económico", concluiu.

Esta fundação independente de pensadores pretende inspirar e demonstrar o bem-estar económico real. O objectivo é melhorar a qualidade de vida, propondo soluções inovadoras que desafiem o pensamento corrente sobre assuntos económicos, ambientais e sociais. Trabalham em parceria e colocam as pessoas e o planeta em primeiro lugar. A NEF foi fundada em 1986 pelos líderes de The Other Economic Summit (TOES, A Outra Cimeira Económica) que forçou temas como a dívida internacional a entrarem nas agendas das cimeiras do G7 e do G8. Combinam uma análise rigorosa e o debate político com soluções práticas no terreno, muitas vezes dirigidas e desenvolvidas com a ajuda das populações locais. Também criam novas formas de medir o progresso para um bem-estar crescente e para a sustentabilidade ambiental.


Publicado em:
jornaloutro.blogspot.com

Sem comentários: