A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

sábado, 9 de janeiro de 2010

MILnotícias Nº 4 (2/2009)




1. Comunicados
1.1. Comunicado MIL sobre o “Passaporte Lusófono”

A 8 de Junho, o MIL - respondendo a notícias publicadas na imprensa - emitia um comunicado sobre o estudo por parte do Partido Socialista de "um novo conceito, o Estatuto do Cidadão da CPLP, que na prática poderá proporcionar a livre circulação de pessoas oriundas dos países de expressão portuguesa”. Neste comunicado, o MIL congratulava-se com a intenção.

1.2. Comunicado sobre a Guiné-Bissau

A 5 de Junho, o MIL emitiu um comunicado condenando os assassinatos de Baciro Dabó, ministro da Administração Territorial e candidato presidencial à Guiné-Bissau, e do antigo ministro da Defesa, Hélder Proença.

1.3. Comunicado sobre a (não) eleição do novo Provedor da Justiça

Durante o mês de Junho, o MIL produzia um comunicado criticando o degradante espectáculo público que se arrasta há meses em torno da eleição do novo Provedor da Justiça, criado pela partidocracia que divide o poder entre si em Portugal e que é responsável por esta e outras situações que ameaçam a credibilidade da Democracia em Portugal.

1.4. Comunicado sobre as eleições legislativas de 2009

Em finais de Setembro, o MIL emitia um comunicado sobre a visão estratégica que devia ser incorporada na orientação política dos partidos em campanha, onde os temas da lusofonia e da convergência lusófona estavam completamente ausentes. O MIL lançava neste comunicados aos partidos políticos a eleições a proposta de uma "progressiva convergência entre todos os países lusófonos".

1.5. Comunicado em apoio à criação de uma companhia aérea lusófona

Em finais de Outubro, em continuidade com as recentes declarações do Presidente Executivo da TAP, Fernando Pinto, em defesa de uma possível “fusão” da TAP com as congéneres angolana TAAG e brasileira, o MIL emitiu um comunicado de apoio a esta possibilidade.

1.6. Comunicado sobre as Emissões de Rádio e Televisão Portuguesas na Galiza

Em meados de Dezembro, o MIL publicava um comunicado (que faria chegar às redações de todas as televisões portuguesas) onde defendia a que Espanha permitisse a recepção das emissões de rádio e televisão portuguesas no nosso vizinho lusófono a norte do Minho.

1.7. Comunicado sobre a situação em Timor-Leste

Em começos de Dezembro, o MIL emitiu um comunicado sobre as indignas (e ingerentes) declarações do embaixador australiano sobre a jovem democracia timorense.

2. Conferências Públicas

2.1. Segunda Conferência MIL: O Futuro Democrático da Guiné-Bissau

A 4 de Junho de 2009, o MIL organizou a sua segunda conferência pública sobre o tema "O Futuro Democrático da Guiné-Bissau". A conferência teve como principal orador o ex-primeiro ministro Francisco José Fadul, profundo conhecedor da realidade local.

2.2. Terceira Conferência MIL: O Futuro da Galiza no Espaço Lusófono

A 5 de Dezembro, o MIL organizou uma conferência nas instalações da Sociedade de Língua Portuguesa sobre "o futuro da Galiza no espaço lusófono", com a presença de Alexandre Banhos e de António José Barbosa, vindos a especial propósito da Galiza.

3. Petições
A "PETIÇÃO NÃO DESTRUAM OS LIVROS!", com 4332 assinaturas, foi entregue à Assembleia da República e está atualmente em análise na comissão parlamentar responsável por esta área.


4. Estrutura e Organização

Em finais de Setembro, ocorreu uma reorganização dos órgãos internos do Movimento, constituindo-se uma Comissão Executiva tendo como membros:
António José Borges, Casimiro Ceivães, Eurico Ribeiro, José Pires F., Renato Epifânio (porta-voz) e Rui Martins.
E um conselho consultivo constituído por:
Alexandre Banhos Campo (Galiza), Amândio Silva (Portugal), Amorim Pinto (Goa), Artur Alonso Novelhe (Galiza), Carlos Frederico Costa Leite (Brasil), Carlos Vargas (Portugal), Fernando Sacramento (Portugal), Francisco José Fadul (Guiné-Bissau), Jorge Ferrão (Moçambique), Jorge da Paz Rodrigues (Portugal), José António Sequeira Carvalho (Portugal), José Jorge Peralta (Brasil), José Luís Hopffer Almada (Cabo Verde), José Manuel Barbosa (Galiza), Lúcia Helena Alves de Sá (Brasil), Luís Costa (Timor), Luísa Timóteo (Malaca), Manuel Duarte de Sousa (Angola), Miguel Real (Portugal), Miriam de Sales Oliveira (Brasil), Nuno Rebocho (Portugal), Octávio dos Santos (Portugal), Paulo Daio (São Tomé e Príncipe), Paulo Pereira (Brasil) e Vitório Rosário Cardoso (Macau).

5. Ecos nos Meios de Comunicação

Em 18 de Setembro, o MIL publicava no Jornal de Notícias um anúncio sobre a defesa da língua portuguesa da Galiza (Língua Galega).

6. Ações de Solidariedade

6.1. Recolha e envio de livros para Timor em Portugal

Em meados de Setembro, o MIL enviava vários caixotes de livros infantis e juvenis para as crianças da diocese de Baucau, em Timor-Leste, em parceria com a Associação Apoio à Diocese de Baucau. Os apelos públicos de recolha destes livros foram feitos durante os meses precedentes e as recolhas tiveram lugar na segunda conferência pública do MIL.

6.2. Recolha e envio de livros para Timor no Brasil

Em Outubro, Lúcia Helena Alves, do Conselho Consultiva, organizou uma recolha e entregue de livros infantis, no Brasil, que seriam entregues ao embaixador deste país lusófono, para envio às crianças de Timor-Leste em contentor do governo timorense.

6.3. Recolha e envio de livros para a Guiné-Bissau

No início de Outubro, o MIL estabelecia uma parceria com a associação "Ajuda Amiga" (http://ajudaamiga.com.sapo.pt/), para recolher e armazenar livros para envio para a Guiné-Bissau, país lusófono onde a associação tem um longo e frutuoso historial. Os livros - recolhidos na 3ª Conferência Pública sobre a Galiza - seguiriam em finais de 2009 em contentor próprio da associação, para distribuição nos começos de 2010 em escolas e bibliotecas públicas guineenses.

7. Propostas

Enquanto organização cívica, presente e atuante em todos os países lusófonos, o MIL em 2009 produziu, além de comunicados, propostas para projetos, instituições e organizações que poderiam existir - no quadro da CPLP ou de relações bilaterais - que teriam como objetivo o desenvolvimento cultural, económico e social dos povos de expressão oficial lusófona. Neste âmbito, saliente-se a proposta para a instituição de um “Banco de Desenvolvimento Lusófono”, que foi tornada pública e enviada à CPLP para análise e eventual produção de comentários e posição pública.

8. Blog do MIL: mil-hafre.blogspot.com

De forma a multiplicar as formas de comunicação entre os membros do MIL, em Novembro de 2009 foi inaugurado este novo espaço de debate na blogoesfera, com artigos frequentes e muito relevantes para a Declaração de Princípios e Objetivos do MIL. Este novo blogue, em poucas semanas, mereceu já a visita de largos milhares de pessoas.

9. Grupos do MIL no Facebook e no Orkut

Os grupos do MIL nestas redes sociais lograram cativar membros que de outra forma não teriam conhecimento da nossa existência nem dos princípios e objetivos que nos movem. Espaços de debate e divulgação por excelência, os dois espaços permitiram consolidar o crescimento dos membros do Movimento e publicitar as suas iniciativas.

10. PRÉMIO PERSONALIDADE LUSÓFONA DO ANO (2009)

O MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO elege todos os anos a personalidade que, no nosso entender, mais contribuiu para a convergência lusófona.
A personalidade que elegemos referente ao ano de 2009 é a do Embaixador brasileiro junto da CPLP, Lauro Moreira.
Fazemo-lo em reconhecimento de todo o seu trabalho em prol da dinamização da CPLP: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Para além deste seu cargo, que estás prestes a abandonar por limite de idade, Lauro Moreira foi ainda responsável pela ABC (Agência Brasileira de Cooperação), Embaixador em Marrocos e Coordenador nas Comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Em todos esses cargos demonstrou sempre um grande empenhamento no reforço dos laços entre os países lusófonos.

O prémio será entregue em breve, numa cerimónia pública a anunciar.

MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

http://www.movimentolusofono.org/