A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Até à Primavera de 2010....

Aos Amigos e Curiosos, Saudações!

Quero dar-vos conta de um conjunto de iniciativas e eventos, que promoverei, ou nos quais hei-de participar, até à Primavera de 2010,susceptíveis de vos interessarem.

2º ACTO DO LANÇAMENTO deDA FACE OCULTA DO ROSTO DA EUROPA, previsto para a Câmara do Tempo doArco da Rua Augusta.Mantém-se agendado, por enquanto, sine die, uma vez que as obras ainda decorrem no monumento e, para ajudar, foi nomeada nova direcção com aqual é necessário recomeçar as negociações desde a estaca zero. Assim que houver novidades, informar-vos-ei.
OUTRAS EDIÇÕES com apresentação prevista:→ Lisboa, cidade dos sete outeiros, cenário da epifânia do encoberto,numa gravura com 2 séculos, in Nova Águia, n. 5, na rubrica DoEspírito dos Lugares;→Portugal restaurado ou interrompido? - o providencialismo da Casa deBragança e o mistério dos Reis sem Coroa, in Nova Águia, n. 5;→Sous le Voile d’Elias Artista – La Rose-Croix comme voie d’Eveil: UneTradition orale de Rémi Boyer, incluindo ilustrações de Lima deFreitas e posfácio de Manuel J. Gandra (Paris).
Site do CENTRO ERNESTO SOARES DE ICONOGRAFIA E SIMBÓLICA (CESDIES) –www.cesdies.netDepois de um período de remodelação e de optimização do acesso e dosconteúdos, encontra-se em pleno funcionamento, contando com umasquantas actualizações imperdíveis (únicas na Web), e algumasnovidades, a saber: Livraria Virtual e Canal CESDIES, no YouTube.
BOLETIM TRIMESTRAL on-line do CESDIESIMAGENS, FONTES E ESTUDOS: Filosofia, Religião, Tradição Clássica,Hermetismo, Iconografia, Arte e História, no âmbito da PortuguesiaAno I - n.º 2 – Inverno de 2009Ver anexo.Disponível, via Livraria Virtual CESDIES: www.cesdies.net. PVP: € 10.Concomitantemente, será apresentada uma edição digital, limitada a 51exemplares.Sugiro aos interessados que reservem o seu exemplar.Solicita-se permuta de edições on-line ou impressas.
BIBLIOTECA PORTUGUESA DE VISIONÁRIOS, HETERODOXOS E MARGINADOSA partir da primeira semana de Novembro estarão disponíveis em formatodigital e em livre acesso as primeiras obras desta Bibliotecaalternativa, cujo objectivo é tornar acessíveis autores e fontesPortuguesas há muito esgotadas ou de todo inéditas. Um autênticoServiço Público, que disporá de um catálogo minucioso para agilizar aconsulta e o respectivo download.Consulte o catálogo, com os respectivos links, em anexo.

MENSAGEM de FERNANDO PESSOAO filme de Luís Vidal Lopes, com argumento de Manuel J. Gandra e dorealizador, foi editado em DVD, encontrando-se à venda na FNAC,WORTEN, supermercados, etc.
VISITAS GUIADAS previstas:→Palácio Nacional de Mafra (Janeiro de 2010: esgotada)→Mosteiro e Coutos de Alcobaça (Fevereiro 2010: esgotada);→Quinta da Regaleira (Março 2010)Inscrições e informações: manueljgandra@gmail.com ou tel. 963075514
CONFERÊNCIA por Manuel J. GandraA Pintura Mural do Palácio Quintela-Farrobo-Pombal: iconografia e simbolismo4 de Fevereiro – 5ª feira - 21.30 horasPalácio Quintela-Farrobo-Pombal (Chiado) - Entrada Livre
JANTAR-TERTÚLIA12 de Fevereiro – 6ª feira – MafraSubordinado ao tema: O ano de 2012, no âmbito do milenarismo MaiaInscrições e informações: manueljgandra@gmail.com ou tel. 963075514
Curso NOESE E TÉCNICA DO SÍMBOLOIndagações acerca do imaginário e da cultura simbólica em PortugalNo pressuposto de que apenas aos actos e disciplinas que celebram osagrado convém chamar artísticas, o presente curso livre destina-se atornar manifestos a metodologia e os rudimentos de uma estética daimaginação, a única a garantir ao gesto a condição de arte.É seu objectivo munir os participantes de uma capacidade desenvolvidade aproximação às gradações semânticas da cultura simbólica e,concomitantemente, formar observadores capacitados para definir eassumir opções de intervenção teóricas e práticas nos domínios dapedagogia do imaginário, bem como da reabilitação e reanimação daiconologia da arte portuguesa.Quinta da Regaleira, Sábados a partir de AbrilInformações e inscrições na Quinta da Regaleira
Curso GEOMÂNCIA OCIDENTALA Geomância, literalmente, adivinhação pela terra, é uma artedivinatória aparentada com o Feng-Shui chinês e o Fong-Thuyvietnamita, os quais supõem que o céu, actuando como natura naturansse espelha na paisagem, passando esta, por seu turno, a encarnar-lheas virtudes e propriedades. O seu objecto consiste na determinação dascondições que influem no relacionamento harmonioso do homem com o meioambiente e, nomeadamente com os génios ou espíritos dos lugares que,além da sua vocação oracular, podem também assumir funçõesfertilizantes e terapêuticas. Os vestígios desta ancestral tradição danatureza zoomorfa ou animada remontam ao paleolítico.O interesse generalizado pelos autores clássicos (Plínio, Varrão,Tácito, Plutarco, etc) - que descrevem, inspirados por fontesetruscas, aspectos da vida citadina e, particularmente, tratam oproblema da fundação, dos ritos adequados, orientação e organizaçãoespacial da cidade, bem assim como o revivalismo vitruviano, cujatratadística, baseada nos Dez Livros de Arquitectura e na tradição dosgromáticos latinos, sistematizara as operações fundamentais da artegeomântica - contribuiu para a sua recuperação e revalorização teóricaa partir do Renascimento.Bruneto Latino, Leonardo da Vinci, Nicolau de Cusa e Marsílio Ficinoreferir-se-iam à doutrina da natureza animada, tão expressivamenteiconografada nas paisagens de Bruegel, Pieter Huys, Bosch, Mestre deFlémalle, Dieric Bouts, etc.Será desnecessário encarecer a fortuna dos tesouros mouros ouguardados por mouros, para sublinhar o enorme apreço de que ageomância gozou em Portugal.
O perfil do participante será não o de um especialista, mas,preferencialmente, o de um observador atento, intuitivo e interessadoem tornar-se expoente da capacidade de entrever os génios da terraportuguesa.Quinta da Regaleira, Sábados a partir de AbrilInformações e inscrições na Quinta da Regaleira
GUIA TEMPLÁRIO DE PORTUGALEm virtude das inúmeras solicitações no sentido de o disponibilizar,decidi transformá-lo em coleccionável, mediante assinatura. Osassinantes receberão mensalmente, a partir de finais de Fevereiro, umfascículo, em formato PDF, contra reembolso.Todos quantos desejarem aderir à iniciativa, devem manifestar essaintenção. Ao fazê-lo, ser-lhes-á fornecida informação detalhada sobreo projecto.

Inscrições: manueljgandra@gmail.com
Com os melhores cumprimentos.
Manuel J. Gandra