A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ainda sobre Pascoaes

.
Pascoaes: Portugal, a Guerra e a Europa
Pedro Baptista

Que Teixeira de Pascoaes se sente no seu reduto quando dirime nas páginas da centenária “A Águia” não é de espantar, pelo seu lugar de fundador e de proeminência maior na direcção da revista, mais ou menos explícita, nas suas várias fases.
É todavia curioso verificar que, para responder a um inquérito de Mário Salgueiro a propósito da Guerra, em 1915, Pascoaes, à altura co-director de “A Águia” com António Carneiro, se tenha esquivado a responder em as páginas de “O Mundo” e tenha afirmado que “quem possui casa própria não anda pela dos vizinhos”, além de que, “o homem só é sincero debaixo das suas telhas” pois não gosta “de tomar a “atitude constrangida que a etiqueta nos impõe diante de estranhos”. Demais, Pascoaes não pretende misturar-se com os respondentes de “O Mundo”, que se autotitulam “Intelectuais portugueses”, porque não se considera intelectual nem o quer ser, antes se assume como “um provinciano macambúzio, com taras agoirentas de mocho, que canta melancolias remotas quando a sombra o embebeda” a modos que um “João Moleiro Maluco” que soletra “etéreos disparates nas estrelas” !
É pois em “A Águia”, o seu espaço religioso de estar e de dormir desenhado pelas suas próprias mãos, capela da liberdade e da autenticidade, que responde, à sua maneira, ao inquérito, não tanto às perguntas que lhe colocam, antes aos problemas que entende que se devem colocar ao abordar a questão da Guerra, a correr o seu primeiro ano.
Pascoaes não se coarcta de tomar partido, de forma radical, aos vários níveis, a favor dos Aliados e contra a Alemanha. Fá-lo na linha de quase todos os renascentes e de grande parte da intelectualidade portuguesa, caindo num certo maniqueísmo em que a França se identifica com Deus e a Alemanha com o Diabo, desenrolando a lista imensa das virtudes franco-britânico-russas, sem esquecer as belgas e as italianas, que elevam a espiritualidade da humanidade, sobretudo as gálicas, reduzindo a Alemanha a uma caterva pavorosa de tecnocratas e industriais apostados em reduzir o género humano à dimensão mais básica da bestialidade e do interesse. Mesmo na ciência e tecnologia, há que distinguir a criação desinteressada da ciência nova por Lavoisier, dos alemães que investigam “o processo mais eficaz de matar, fazendo da Ciência o que os inquisidores fizeram da lei de Cristo”. Numa palavra e grosso modo, Pascoaes distingue a Raça Latina, constituída por “povos quixotescos, nossos irmãos na loucura”, no sentido cultural que sempre dá a “raça” e que lhe permite uma imensa abrangência que vai de S.Francisco de Assis, Balzac e Dante, a Shakespeare, Maetterlink e Tolstoi , tudo muito superior a “todos os romancistas, poetas e dramaturgos alemães” o que é de um sectarismo e de um simplismo para com a pátria de Goethe, Holderin e Scheller para nós, hoje, incompreensível, mas que era a fruta da época, correspondendo também ao discurso de um Leonardo Coimbra, decorrente da prática da beligerância a que poucos espíritos republicanos se terão conseguido furtar, destacando-se entre estes o de Aquilino Ribeiro ou o de Newton de Macedo.
Inconscientemente, habilidosamente ou por alguma razão que não explicita e de cuja existência somos forçados a duvidar, Pascoaes, nesses tempos em que o pensamento francês vinha de ser dominado pelo neo-kantismo, evita falar dos filósofos germanos onde se teria de confrontar com a “bestialidade” de um Kant, de um Hegel, de um Fichte, de um Schelling, de um Max Stirner, ou de um Feuerbach ou Nietzsche.

Mas o mais importante e interessante neste texto de Pascoaes, publicados que estavam já “O Espírito Lusitano”, “O Génio português…”, a “Era Lusíada” e a “Arte de ser português”, é a continuação da identificação da nação com o volsgeist, o espírito do povo, em particular nós os portugueses cujo “grande erro é não atingirmos a vida patriótica. Glosando as teses já apresentadas nas obras citadas recentemente publicadas, Pascoaes avança conceptualmente afirmando que “ a nossa miopia só nos permite ver as formas de governo”, dependendo da nossa opção governativa as nossas posições em relação à nação, mutatis mutandis, é o nosso republicanismo ou monarquismo que define o beligerante a apoiar.
Se amamos a França não é pelas verdadeiras razões, apenas por ser republicana e sermos republicanos. Se amamos a Alemanha, ou melhor, nas palavras pascoalinas, se somos germanófilos, é por sermos monárquicos, com algumas excepções, não porque conheçamos ou amemos o povo alemão.
Como haveria ser de outro modo se nem sequer a Portugal conseguimos amar? Quadro negro. A politização dos portugueses tomou-os no pior sentido, no sectário. Por isso há apenas políticos, Portugal não existe, existem unicamente os partidos. Se a vitória da França assegurasse o retorno da monarquia todos os monárquicos seriam francófilos E vive-versa.
Toda a miséria moral em que se vive, explica esta nossa posição utilitária – trapaceira, mesmo – perante a guerra.
Quando o importante seria definir as relações que devem unir Portugal e França, revelando “o ideal português” e, para lá dele, “o ideal latino” que, sem prejuízo da personalidade das pátrias irmãs, “lhes desse uma unidade superior e forte”.
Paradoxalmente, é também pela via da decorrência desta identificação romântica de um propalado “espírito do povo” com toda a nação que Pascoaes, como tantos outros, à época, conclui globalmente contra a Germânia, sem ser capaz de distinguir o alemão, do boche, o alemão pacífico, do alemão autoritário e agressivo - o alemão de guerra. Distinção necessária, de resto, em todos os outros povos.
Afinal, é assim, a guerra. A paz o seu contrário: na Europa de hoje, sem guerra nas suas centralidades há 65 anos, a paz chama-se União e tem por centro, precisamente, o eixo franco-alemão.