A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Texto que nos chegou...

.
PÁTRIA MÃE OU MADRASTA?
FILHOS OU BASTARDOS?
(A propósito de uma redação premiada pela UNESCO)

José Jorge Peralta

1. Problemas, todos os países têm; como toda a gente.
A crise universal, pela qual passaram todos os países do mundo, dito civilizado, é apenas a ponta de um icebergue.
A crise é antes de tudo ética. É crise de princípios. É crise de educação.
Os países do primeiro mundo atacam as mazelas, desgovernos e carências de moral e princípios dos países emergentes, principalmente do Brasil.O Brasil está sempre na linha do tiro. Por quê? Por que não outros países?!
O Brasil é, para muitos, como o bode expiatório judaico. O bode era expulso, com golpes de vara, para o deserto, como símbolo da própria libertação dos crimes/pecados do povo.

No Brasil há inúmeras carências, sim, senhor. Há escassez de ética, escassez de vergonha e excesso de malandragem, de corrupção, de falcatrua e de maracutais, além de injustiças calamitosas e desperdício incrível de dinheiro público. Mas só no Brasil?!
No Brasil há muita negatividade?! Onde não é assim? Apontar o agreiro no olho do outro tira a trave do seu?! A hipocrisia campeia à solta por certos arraiais. Há pessoas que desdenham do Brasil, num tom lastimável que as apequena.
O Brasil merece mais respeito. Só quem não o conhece dele desdenha, por ignorância ou mau caráter.
Entretanto no Brasil há muito mais de positividade. Mas isto não conta. Então não existe.
Há nuvens no Brasil, mas há muito mais sol e flores por toda a parte. Os míopes só vêem as nuvens (!). Há aqui obras fantásticas, geniais.
Vê-se o 5% negativo e não se leva em conta os 65% regular e os 30% de ótimo.

De antemão esclareço que não tenho procuração para defender pais nenhum. Sou apenas um cidadão que rejeita a injustiça e a baixaria, intencional ou não, a discriminação e a intolerância.
É intolerável a campanha de difamação que corre contra o Brasil. Uma mentira sete vezes repetida, vira verdade para todos os efeitos legais e sociais.

2. O Brasil é sobretudo uma grande potência emergente que vai desabrochando e se impondo há muitos anos,e prosseguirá, qualquer que seja o inquilino ocasional do poder central, no Palácio da Alvorada de Brasília ou em outras sedes do governo.
O Brasil já nasceu com alto destino. Os Bandeirantes fizeram trabalho de gigantes. Os colonizadores também.
Na década de trinta, Stefen Zweig proclamava, ufano, o PAÍS DO FUTURO.

Contra o brilho do Brasil, no contexto das nações, muita gente trabalha, nos atuais centros do poder, a Norte e a Leste, sem pudor. Muitos querem manter o país fornecedor de matéria prima, sustentáculo da primazia e do bem-estar de outras potências.
O País vai, aqui e ali, caindo em maracutais muito bem articuladas, enquanto traça caminhos.

Apontar os muitos problemas do Brasil, trombetear escândalos, dar manchete no mundo todo, para que o país perca a credibilidade, não é ação honesta e digna..
Aliás, essas potências têm seus agentes duplos, aqui mesmo, propagando maledicências medíocres, às vezes verdadeiras, mas internas...

No entanto, todas as maledicências ditas do Brasil, poderiam ser ditas, em parâmetros diferentes, mas com menor gravidade, dos EUA, da Inglaterra, da França, da Espanha, da Itália, de Portugal, da Argentina, da Venezuela, da Bolívia, etc, etc: da maioria dos países ocidentais.

A crise de ética e de vergonha é geral; a corrupção também.
Um erro não justifica o outro. Mas, por que só atacar o Brasil? Para que tanta intervenção indébita num país soberano e que tem direito à própria auto-determinação? Divulgar escândalos ajuda a solucioná-los?

3. É por tudo isto que estranhei o destaque dado à redação “PÁTRIA MADRASTA VIL” de estudante brasileira, premiada na UNESCO. Esta redação está fazendo, inconscientemente, o trabalho sujo que outros não têm coragem de fazer. É um texto panfletário, ao sair de seu espaço escolar.
Não passa de uma ingênua redação escolar (?), que tem o seu valor, a meu ver, no seu contexto. É um trabalho cheio de negatividade, sem perspectivas. Não foi feito o contraditório. Então não merece este destaque e esta publicidade.
A UNESCO errou contra o Brasil. A quem aproveitam essas denúncias vazias, inoportunas e sem saída? Quem paga o veneno de uma maledicência e o descrédito que provoca, mundo afora?
Os problemas do Brasil cabe ao Brasil resolvê-los. É ingerência indébita.
A quem interessa jogar lama sobre o país, esquecendo todas as vantagens positivas da nação?
Isto, como está, não passa de um panfleto, patrocinado também pelo Brasil, para denegrir a imagem do país.
A estudante não tem culpa de terem jogado sua redação contra o seu país. As autoridades de plantão, na UNESCO, deveriam responder por isso. A estudante, se for de fato brasileira, deveria solicitar a exclusão de seu texto da Biblioteca Virtual da UNESCO.

4. E não se diga que é Democracia. Esculhambar com um país tem outro nome.
Por que não divulgam o lado positivo do país? Não faltam elementos exemplares a serem divulgados. Ou, ao menos, ponham o positivo ao lado do negativo, em contraponto.
Devem ter havido redações nessa perspectiva, positiva, que não interessaram à UNESCO.
Por que não divulgam as mazelas dos países ditos países centrais? Ou esses não tem mazelas?! Faltou equanimidade. Onde há equanimidade, não há democracia. Há tirania.
Onde está a igualdade no tratamento dos povos? Todos os povos tem igual direito ao respeito e à dignidade de tratamento.
Antes de olhar o agreiro no olho alheio, tiremos a trave que obscurece a nossa visão.
A UNESCO feriu, gravemente, alguns de seus princípios essenciais e a sua própria razão de ser. Feriu todas as suas convenções internacionais. A si mesmo se feriu ao dar publicidade mundial a esta redação que ofende um país que não merece tal tratamento.
A UNESCO não está eximida da obrigação de cumprir as normas que propõe ao mundo.
Cabe ao Brasil pedir indenização por prejuízos morais.

Nota: Neste texto refiro-me a uma redação de uma universitária de 26 anos, sob o título: Pátria Madrasta Vil, premiado pela UNESCO e publicado no blogue do Nova Águia, em 21/09/2009. Está publicado na Biblioteca Virtual da UNESCO.

6 comentários:

Edson Pelé disse...

Muito bem!

Miriam de Sales disse...

Prezado amigo,muito obrigada pela bela defesa do meu país.Há maus brasileiros,como essa moça que denigrem sua pátria sem ao menos tentar educar o povo ou pregar a Ética e o respeito aos outros.
Nosso país tem mazelas,como todos,devemos punir os corruptos,sim e os corruptores também,mas,não é por um burro escoicear que se deve lhe cortar a pata.
Um grande abraço

Arnaldo dos Santos Norton disse...

O Senhor Peralta não entendeu o que me levou a publicar a redacção.
Foi pela riqueza do léxico e porque, uma grande parte, pode ser aplicada a Portugal.
O Senhor Peralta pode ser brasileiro mas não ama o Brasil mais do que eu.

Rogério Maciel disse...

Caro José , apesar de alguns desaguisados , mais ou menos graves , que me deixam muito magoado com alguns brasileiros ( em 140 milhões , ainda são muitos...) , dou-lhe o meu total apoio e revejo-me em muitas das suas afirmações sobre os poderes internacionais ( sobre o Brasil) , mas em relação a Portugal .
Aliás , quem lê a imagem que descreveu sobre o Brasil ,tanto para o Bem como para o Mal , VÊ , Portugal ( Portugal e Brasil , Nações Gémeas !).
Em relação á estudante que escreveu o texto , não creio que ela odeie o Brasil ... ao contrário acho que Ama o Brasil , mas vive magoada , zangada com a situação do(no) Brasil ( ... do mesmo modo que muitos portugueses assim o fazem sobre Portugal).
Concordo com Arnaldo Norton e , o paralelo é evidente .
Simplesmente , estes poderes mundiais , aproveitam qualquer oportunidade (porquê , ainda não sei , mas posso vislumbrar!) para denegrirem estas duas maravilhosas Nações : Brasil e Portugal !
Um Abraço da Lusitânia !

Rogério

Arnaldo dos Santos Norton disse...

Caro Rogério Maciel !
Peço-lhe que me contacte para o meu mail
« a. santosnorton@gmail.com »
Agradeço antecipadamente.

Barbara disse...

Peralta: criança travessa, e como tal, brinca com a realidade para criar uma fantasia ou seja, faz tudo ao contrário.
Olhe o Brasil, olhe o mundo com coragem, pelo menos, o seu mundo.
E seja feliz com ele, que lhe deve bastar.
Que bom!