A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

QUESTÃO DE PUNDONOR

(Ode camoneana)

Como, Camões, por mais que experimente,
não chego nem de longe à tua altura,
prefira apenas ser uma figura
igual a qualquer outra, a toda a gente.

Deus não me concedeu pessoalmente
uma sombra sequer, por desventura,
da tua inatingível estatura,
que a ninguém mais permite nem consente.

Por isso vou deixar de ser poeta,
meter a minha lira na gaveta
e dedicar-me a diferente vida.

É que profundamente me magoa
poderem nivelar-me com Pessoa,
émulo teu... de via reduzida!

JOÃO DE CASTRO NUNES

22 comentários:

João de Castro Nunes disse...

FERNANDO PESSOA

Seja com nome ortónimo de ti
ou de uma qualquer outra personagem
de diferente porte e linguagem,
nunca nos teus escritos me revi.

Falta-te génio, falta-te estatura
de autêntico poeta ou pensador;
és diletante em tudo, um amador,
com redundantes laivos de cultura.

Não me convences, digo-o francamente,
sem carácter de ofensa ou menosprezo
que muito longe está da minha mente.

Como dizia um certo arganilense
que bem te conheceu de amanuense,
não foste mais que simplesmente um teso!

JOÃO DE CASTRO NUNES

Ariana Lusitana disse...

Dedique-se à internet, para isso tem talento, pode até fazer um blogue em que seja você os autores, os visitantes e a guerrilhazinha de comadres na caixa de comentários. Depois candidate-se ao Nobel.

Ariana Lusitana disse...

Faça também um Mil para si, em que seja os portugueses e os restantes minhotimorenses e forme um partido, pode ser o Partido do Camões, aproveite o 10 de Junho, os zarolhos vão adorar, mais os pernetas do costume que combateram naquelas guerras de quem ninguém quer saber, porque ser soldado é ser carne para canhão, e inspiração para poetas, e para discursos de políticos, e para gente burguesa com tempo para perder tempo.

João de Castro Nunes disse...

Dando de barato a sua lengalenga ou aranzel de cegos, fico-me pelo Nobel: vou pensar nisso!

julio disse...

"Dando de barato a sua lengalenga ou aranzel de cegos, fico-me pelo Nobel: vou pensar nisso!"

Interessante!

Renato Epifânio disse...

Caros

Quanto a provocações, vamos ficar por aqui...

Ariana Lusitana disse...

Então apague todos os comentários e não apenas os meus!

Ariana Lusitana disse...

Tenho pena que isto seja na vida virtual... Adoro "heróis" com pila.

João de Castro Nunes disse...

Deixe-se de brejeirices!

Ariana Lusitana disse...

Olha quem fala. "Pila" é brejeirice, senhor "matulão"?

Não me quer ofender ao vivo? Estou disponível...

Ariana Lusitana disse...

O meu nome e e-mail estão no perfil.

João de Castro Nunes disse...

Que tenho a ver com isso?!...

Tenho mais em que pensar!

Ariana Lusitana disse...

Grande "matulão". Olhe não me volta a ofender.

João de Castro Nunes disse...

Nem eu a ser ofendido, porque vou fechar a loja!

Ariana Lusitana disse...

Grande lata! Você é que tem ofendido toda a gente aqui, porque tem um cu tão "matulão" que acha que tudo o que se escreve é para si.

João de Castro Nunes disse...

Tem graça!... Nunca dei conta disso! Vou passar a reparar. O que sucede é que as águias, de tão alto voarem, não se apercebem dessas minudências. E pronto: a sete chaves vou fechar a loja! Freguesia desta... não me serve. E com esta me vou, que já "os pássaros se vão recolhendo aos ninhos".

Ariana Lusitana disse...

Não? Deve ser muito distraído, ou faz-se.

João de Castro Nunes disse...

Talvez!...

João de Castro Nunes disse...

Senhora Ariana... Lusitana, deixe-se lá de "brejeirices" e junte-se a nós... para voar com águias, que não se alimentam de baratas nem gostam de pousar no solo da vulgaridade! "Tout ce qui monte... converge". Sabe quem disse? Dava-lhe um doce, que é o manjar das águias!

João de Castro Nunes disse...

Como sou "muito distraído" (talvez seja próprio das águias não se prenderam com "minudências"), na expressão "voar com águias" faltou-me pôr o artigo, passando a frase a ser "voar com as águias". Assim é que é. Voar com as águias... muito acima do rasteiro solo, como foi timbre dos patronos da NOVA ÁGUIA, a começar por Teixeira de Pascoaes e acabar em Agostinho da Silva. Abençoadas gralhas!

Ariana Lusitana disse...

Acho que você é doido ou pior.

João de Castro Nunes disse...

Talvez sejamos os dois! A diferença, a existir, estará no grau. Deixo-lhe a primazia, de muito bom-grado.