A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

sábado, 25 de abril de 2009

RENASCER EM ABRIL

Amanhã abrirei as janelas do meu quarto
Será de manhãzinha, quando o sol poisar sobre o meu telhado
Deixarei a brisa da manhã entrar
Fresca, renovada
Abrirei os braços para a receber
Os meus lábios tocar-lhe-ão
Nas pálpebras fechadas sentirei o calor da luz
No peito o sentimento de liberdade
Liberdade de ser em cada dia
Liberdade de pensar e de querer
Que me importará o ter
O poder ou não fazer
A liberdade virá ao meu encontro
E correrá a galope em mim
Possuir-me-á
Exigirá a minha entrega incondicional
E, em cada ínfimo pedaço de mim
Despertará cálidas lembranças
De uma outra manhã de Abril
Em que eu, então jovem
Abri janelas de esperanças
Sonhei um mundo novo
De liberdade para o povo
Onde igualdade e fraternidade
Galopavam rumo ao futuro
E tudo era certo, seguro
Tudo belo, tudo justo
Não mais fome, não mais guerra, não mais acorrentados
Todos unidos
Liberdade, igualdade, fraternidade
Finalmente a Fénix chegara anunciando um mundo novo
O renovado reino contado pelo português a Thomas More
Iria realizar-se na pátria Lusitana
E daqui, pelos Lusos, povo escolhido
Partiria a mensagem
Que por todo o mundo se espalharia
Liberdade, igualdade, fraternidade,
Amor, paz
O reino do Espírito Santo,
Do Menino Imperador
Do Agostinho da Silva e do Vieira

Amanhã quando eu abrir as janelas do meu quarto
As lembranças daquele Abril ido, voltarão
As sementes da liberdade serão flor
Eu dissolver-me-ei na fragrância desse perfume de liberdade
Então, voltarei a renascer.

C.O.

Sem comentários: