O que os lideres da época achavam disto:
“Se o que há de lixo moral e mental em todos os cérebros pudesse ser varrido e reunido, e com ele se formar uma figura gigantesca, tal seria a figura do comunismo, inimigo supremo da liberdade e da humanidade.” (Fernando Pessoa)
“Um comunista é como um crocodilo: quando ele abre a boca, você não sabe se ele está sorrindo ou preparando-se para devorar você.” (Winston S. Churchill)
“Ninguém pode ser comunista e preservar um pingo de integridade pessoal.” (Milovan Djilas)
“Comunismo é barbárie.” (James Russell Lowell)
“Eles (os comunistas) não precisavam refutar argumentos adversos: preferiam métodos que terminavam antes em morte do que em persuasão, que espalhavam antes o terror do que a convicção.” (Hannah Arendt)
“A política gnóstica (nazismo e comunismo) é autodestrutiva na medida em que seu desrespeito pela estrutura da realidade leva à guerra contínua: o sistema de guerras em cadeia só pode terminar de duas maneiras: ou resultará em horríveis destruições físicas e concomitantes mudanças revolucionárias da ordem social, ou, com a natural sucessão de gerações, levará ao abandono do sonho gnóstico antes que o pior tenha acontecido.” (Eric Voegelin)
“No meu estudo das sociedades comunistas, cheguei à conclusão de que o propósito da propaganda comunista não era persuadir, nem convencer, nem informar, mas humilhar e, para isso, quanto menos ela correspondesse à realidade, melhor. Quanto as pessoas são forçadas a ficar em silêncio enquanto ouvem as mais óbvias mentiras, ou, pior ainda, quando elas próprias são forçadas a repetir as mentiras, elas perdem de uma vez para sempre todo o seu senso de probidade... Uma sociedade de mentirosos castrados é fácil de controlar.” (Theodore Dalrymple)
“Chegamos ao extremo limite dos horrores com o comunismo, o socialismo, o niilismo, deformidades horríveis da sociedade civil e quase a sua ruína.” (Leão XIII)
mais algumas frases dos lideres comunistas:
“Precisamos odiar. O ódio é a base do comunismo. As crianças devem ser ensinadas a odiar seus pais se eles não são comunistas.” (V. I. Lênin)
“Somos favoráveis ao terror organizado – isto deve ser admitido francamente.” (V. I. Lênin)
“O comunismo não é amor. É o martelo com que esmagamos nossos inimigos.” (Mao Dzedong)
“O ódio intransigente ao inimigo, que impulsiona o revolucionário para além das limitações naturais do ser humano e o converte em uma efetiva, seletiva e fria máquina de matar: nossos soldados têm de ser assim.” (Che Guevara)
“Até agora os camponeses não foram mobilizados, mas, através do terrorismo e da intimidação, nós os conquistaremos.” (Che Guevara)
“Aos slogans sentimentalistas da fraternidade, opomos aquele ódio aos russos, que é a principal paixão revolucionária dos alemães. Só conseguiremos garantir a Revolução mediante a mais firme campanha de terror contra os povos eslavos.” (Friedrich Engels)
“A principal missão dos outros povos (exceto os alemães, os húngaros e os poloneses) é perecer no Holocausto revolucionário… Esse lixo étnico continuará sendo, até o seu completo extermínio ou desnacionalização, o mais fanático portador da contra-revolução.” (Karl Marx)
Nazismo:
“O movimento nacional-socialista [nazista] tem um só mestre: o marxismo” (Goebbels, “Kampf um Berlin”, p. 19)
Não queremos mais a Deus que à Alemanha” (Hitler,”Bayrischer Kurier” de 25/5/23)
“Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”
(Mussolini, Discurso à Câmara dos Dep. 9/12/28)
“Nós somos socialistas, e inimigos mortais do atual sistema econômico capitalista”.
(Der Nationalsocialismus, die Weltanschauung des 20 Jahrhunderts)
“As crianças são educadas em comum por educadoras experimentadas em maternidades especiais.” (Dupre, “Weltanschauug und Rassenzuechtung”)
Comunismo:
“Nós, comunistas, somos discípulos de Marx e Engels”
(Thorez, Discurso de 28/10/37. Ed. Comitê Popular de Propaganda)
“Deus é o inimigo pessoal da sociedade comunista” (Lenine, carta a Gorki)
“A Ditadura do Proletariado é a dominação não restringida pela lei e baseada na força” (Lenine, “O Estado e a Revolução”)
Não é necessário provar o óbvio, isto é, que os socialistas são inimigos do capitalismo.
“Nós acusam de querer abolir a exploração dos filhos pelos seus pais. Pois bem, confessamos esse crime”.
(Marx e Engels, “O Manifesto Comunista”)
A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286.
Donde vimos, para onde vamos...
Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)
Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
O Marxismo nao deu so origem a barbaras experiencias do socialismo sovietico ou as primeiras inspiracoes de monstros como Mussolini.
Conhece a Teoria Critica de Theodor Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse?
Estes autores fizeram um trabalho de desconstrucao e auto-reflexao cujo objectivo, com a sua aplicacao a educacao, e formar mentes suficientemente livres, capazes de colocar todas as ideias totalizantes em perspectiva, e assim tornarem-se imunes a tentacoes totalitarias, venham elas de si, de supostos lideres ou de fenomenos de massas.
Tem ai tres exemplos de autores Marxistas que abominaram o comunismo sovietico tanto quanto o nazismo, o fascismo e outros delirios totalitarios.
Sei, Ana!
Mas o que conta são os ecos e os métodos dos que ora querem chegar via essas acima em frases.
Alerta, não contra os filósofos, mas contra os que a esses carniceiros querem seguir.
Eu pensei alto certa feita e disse a uma amigo que o marxismo é a filosofia da minhoca; e o cara achou ruim, ficou nervoso.
Fiquei triste, porque ele nem imaginava a grandeza da ação da minhoca na terra...
Eu sei, Ana qual é a função da esquerda, como a palma da minha mão... esquerda rsrssr
Mas também não tenho muitas dúvidas quanto ao tempo...
O nosso tempo.
Quem não atentar para esse detalhe permanecerá olhando as imagens passando.
Vivemos um momento em que o tempo psicológico se encaixa no tempo presente...
E é um baratão, como diz meu neto Alexandre.
E muito rápido...
Ha uma maldicao chinesa que diz "espero que vivas tempos interessantes". Nao ha duvida que e o que estamos vivendo ...
Realmente tem razao, a minhoca e fundamental para a renovacao do humus, que e a base da vida na terra:-)!
Mesmo assim acho que, se por acaso ainda nao leu Theodor Adorno, e se tiver vontade de o fazer, o iria achar interessante.
Especialmente no livro "Minima Moralia", em que faz uma analise da degradacao do ser humano contemporaneo a mera extensao das maquinas.
De certeza que iria se rever em muitas das posicoes do autor sobre a crise de valores do nosso tempo. A serio!
Os trabalhos de Adorno e Horkheimer sobre a crise da educacao tambem sao muito bons.
"Alerta, não contra os filósofos, mas contra os que a esses carniceiros querem seguir."
Realmente, o "espirito de rebanho" e dos fenomenos mais perigosos que existem, vire este a esquerda ou a direita.
Vou procurar quando for a Goiânia.
(Adorno e Horkheimer)
Nossa conversa teve inicio talvez contaminada de minha parte com o tom de conversa de uma outra Ana, daqui, da UFT...
Mas essa me preocupa mais a saúde, devido o abuso do cigarro...
Sabe Ana, são as minhas mulheres rsrsr
e às vezes penso me pretencerem todas; mas no sentido de proteção.
Uma estranha loucura...
O que e a UFT?
E ja que estamos numa conversa amigavel sobre vicios (o vicio desta Ana nao e o cigarro, mas o inspirar do aroma das livrarias, nao sei qual dele e o mais nefasto, rsrsrs;-), aqui vai uma recensao critica a um livro de Michel Foucault que fala do "fascismo dentro de todos nos", que se manifesta a esquerda, a direta e ao centro.
http://www.leaderu.com/ftissues/ft9312/reviews/meyer.html
Esta em Ingles. Se por acaso nao ler esta lingua avise.
Um abraco.
Não leio Ana.
Ingles fraquíssimo!!!!!!!!!!!!!!
UFT Universidade Federal do Tocantins.
Esse vicio, (seu) além de eventualmente
ácaros, cria a terrivel chaga do conhecimento...
Precisamos conversar amigavelmente ou não, mas conversar é o que falta por aqui.
Não é não?
Acho, não sei como, mas num evento futuro nos veremos.
Fraterno abraço
Enviar um comentário