A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Brasil: Oficina de teatro em Campos dos Goytacazes- Rio de Janeiro

OFICINA DE TEATRO NO SESI CLUBE

O SESI CLUBE OFERECE OFICINA A TODOS QUE QUEIRAM TER NOÇÕES BÁSICAS DE TEATRO. A PRÓXIMA TERÁ INÍCIO EM 9 DE MARÇO/09, COM DURAÇÃO DE UM ANO. TURMAS PARA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS - DURAÇÃO DE 4 h SEMANAIS.

  • INFANTIL – 6 a 14 ANOS – 2ª e 4ª - 18h ás 19h
  • ADULTO (Iniciantes) – 2ª e 4ª - 19h ás 21:00h
  • ADULTO (Avançado) - 3ª e 5ª - 19h ás 21:00h

É fundamental que a oficina de Teatro tenha objetivos claros e definidos para que a aprendizagem se processe até a etapa final da avaliação, isto é, da verificação ou da resposta à pergunta "Os objetivos foram realmente atingidos?".

Os objetivos gerais da Oficina de Teatro são:

. Desenvolver as capacidades e as habilidades do aluno, através de atividades de Expressão Dramática.

. Oferecer atividades capazes de estimular o conhecimento do corpo.

. Desenvolver as capacidades de expressão: espontaneidade, imaginação, observação, percepção e relacionamento social.

. Alertar o aluno para a descoberta das possibilidades da voz e desenvolvê-la com o apoio da técnica vocal.

. Estimular no aluno a percepção da plasticidade dos gestos, dos movimentos e da postura.

Sintetizando os objetivos com base na definição teatral de que o ator é um corpo e uma voz, podemos dizer que todos objetivos serão atingidos se o aluno usar todas as suas capacidades para tornar corpo e voz tão afinados como um precioso instrumento musical.

O desenvolvimento e o aprimoramento do corpo e da voz são estimulados pela criatividade do aluno.

Criados a metodologia, os princípios e os objetivos da Oficina de Teatro, definiu-se o currículo para iniciar os trabalhos de aprendizagem.

O currículo foi organizado nas etapas a seguir:

  1. Atividades dramáticas de relacionamento social
  2. Atividades dramáticas e estímulos ao desenvolvimento de habilidades corporais e vocais.
  3. Improvisações espontâneas e planejadas
  4. Jogos teatrais. Iniciação à interpretação
  5. Texto e cena dramática
  6. Interpretação
  7. Mímica
  8. Recitação coral

Ao final de cada uma das etapas, os alunos são convidados a criar um mini espetáculo, utilizando as atividades, exercícios e jogos dramáticos ou qualquer recurso teatral já dominado até a data previamente combinada.

O objetivo é liberar a personalidade do aluno pela espontaneidade e formar essa personalidade pela cultura. Oportunizar o desenvolvimento cultural e artístico dos alunos, fazendo com que eles se expressem numa seqüência gradativa: espontaneidade, imaginação, observação, percepção e criatividade.

Ao final do curso, os alunos farão uma apresentação onde demonstrarão seus conhecimentos e suas habilidades desenvolvidas na arte cênica, além de receberem certificados.

É uma ótima oportunidade para as pessoas que precisam se expressar freqüentemente em público ou até mesmo no seu dia a dia de trabalho.


REALIZAÇÃO – SESI CLUBE

DIREÇÃO DA OFICINA – PROMOTOR CULTURAL FERNANDO ROSSI

MAIORES INFORMAÇÕES:

(22) 2101-9024 - Campos dos Goytacazes - RJ

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