Os portugueses, chegaram como Senhores, partiram como Senhores, e agora, estão voltando como IRMÃOS!!! A face de Portugal voltada para a Europa, num submisso querer ser o que não é, abdicando do contorno natural da criação, entre o estóico esforço do criar, que levou séculos e numerosas gerações, com o sacrifício infinito de Pessoas e do Estado, e o lugar comum, quase apagado, de "empregados de mesa" numa diversão turística, para os "senhores" do espaço europeu...Os heróis não morrem na genética, se perpetuam nos que chegam através dos pais! Ora, a Epopéia Heróica dos Descobrimentos, deixou a sua marca a ferro quente nas terras por onde criaram e até geneticamente os mesmos heróis, com as condicionantes locais, mas que a bem da Verdade, pouco diferem dos primevos e firmes navegadores!!! Não importa a cor, a latitude e a longitude; importa sim, o espírito único que se criou, no paradoxo das variantes, quer pelo Esoterismo da língua, quer pelo visor sociológico! A vivência Humana não é Perfeita, nunca o foi; com a heroícidade, vieram também os vícios, e é, talvez, por eles que o traçado lusófono, seja mais visível em todos os lugares da Lusofonia! O individualismo em relação ao coletivo...O desmedido amor pelo "pequeno Poder" , no gosto pela burocratização e no afeto patológico pelo carimbo!!! É fácil entre nós descobrirmos o chefe da secção: é o que tem mais carimbos na mesa!!! E, a maior de todas as igualdades na Lusofonia: a CUNHA!!! Poderia alguém contestar-me dizendo que não seja assim em qualquer país Lusófono??? O Brasil, custou a reconhecer que não é anglo-saxão, mas sim um país de virtudes e vícios Lusófonos; Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, São Tomé, Timor vivemos todos neste mesmo mundo; agora, só falta Portugal descobrir que é Lusófono... Portugal é mais Angola do que Polonia; é mais Cabo Verde ou Guiné do que Bulgária!
Até consigo ouvir Fernando Pessoa dizer: "só falta Portugal descobrir a Portugal".
A História nunca se repete, mas é sempre ciclicamente similar, por isso acredito que os seguidores de D.Tereza, serão vencidos novamente pelos de D.Afonso Henriques!!!
Faraone.
A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286.
Donde vimos, para onde vamos...
Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)
Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
O grande desafio é: Acomodarmo-nos a esse estado de coisas e institucionalizarmos uma anti-meritocracia ou tentermos ultrapassá-las?
A Europa que se dane. Que fique com os germanos que a fizeram sobre as cinzas dos romanos, de que Portugal é o melhor herdeiro (Agostinho).
O futuro e destino de Portugal não estão na Europa dos senhores do norte.
Mas na Lusofonia, e especialmente, no Brasil.
CLAVIS:
O FUTURO DE PORTUGAL NÃO ESTÁ NO NO, MAS NO NÓS!!! ESTAMOS NO MESMO CÍRCULO ESOTÉRICO, NO MESMO CUMPRIMENTO DE DESTINO, QUE NÃO É BRASIL, NÃO É ANGOLA, NÃO É ANGOLA, NÃO É MOÇAMBIQUE, QUINÉ, CABO VERDE, SÃO TOMÉ OU TIMOR!!!É O TODO, SIM O TODO, SEM EGOÍSMOS, COM DESPREZO PELAS XENOFOBIAS DAS PARTICULARIDADES, MAS NA INVENÇAO CRÍSTICA, DE SERMOS TODOS UM, NA TOLERÂNCIA DAS DIFERENÇAS E NA EXALTAÇÃO DAS IGUALDADES, FAZENDO DESSE PEDAÇO , PELO MENOS, DA HUMANIDADE, MAIS DIGNA NAS RELAÇÕES E MAIS SOLIDÁRIA E EFICIÊNTE NO APRESTO DE QUALQUER SOFRIMENTO DE UMA DAS PARTES DO TODO!!! UMA CORRENTE SÓ É REALMENTE FORTE, QUANDO É FORTE O MAIS FRACO DOS SEUS ELOS!!! É PRECISO QUE COLOQUE OS SEGUIDORES DA D.TEREZA, NO CANTO MAIS ESCURO DO MONTURO...QUANDO O BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS VELADAMENTE DEMONSTRA DESPREZO PELOS BRASILEIROS E PELOS "PALOPS", É PORQUE AINDA HÁ SARAMAGOS QUE QUEREM SER ESPANHA...A EUROPA DESMORONA COMO UM CASTELO DE CARTAS! É A VÊZ DO Vº IMPÉRIO! É VOLTA DA HEROÍCIDADE DE ENFRENTAR OS MARES MUITO MAIS BRAVIOS DA INTELIGÊNCIA, NUM CÍRCULO DE 250 MILHÕES DE LUSOFONOS, NASCIDOS POR PORTUGAL, QUE TRISTEMENTE HOJE, NEGA SER QUEM É...MAS HÁ AINDA OS GENES DE VASCO DA GAMA, AFONSO DE ALBUQUERQUE, CABRAL, E TANTOS OUTROS...NÃO HÁ SÓ OS GENES DA D. TEREZA...E CONFORME AS PROFECIAS, HAVEMOS DE DAR UM MUNDO NOVO A SÉRIO!
FARAONE
Sem dúvida.
Portugal só se cumprirá (terminando este ciclo de sombras que começou com Alcácer Quibir) quando se extinguir e se fundir com o Brasil, e este, em Portugal.
Portugal que sempre foi muito mais uma ideia, do que um país como a Bélgica ou a Holanda só aé é que se vai realizar.
e por isso é tão comum entre nós este sentimento de que este é um "país falhado"... porque de facto não o somos bem. Não um "país", mas uma "ideia de futuro".
Enviar um comentário