A professora e escritora luso-brasileira Laura Areias assumiu a cadeira número oito da Academia de Artes e Letras de Pernambuco (AALP) em cerimónia realizada no Gabinete Português de Leitura do Recife.
Laura Areias, de 84 anos, é natural do Porto e está radicada no Brasil desde 1949.
A cerimónia foi aberta pela presidente da AALP, Teresa Magalhães Melo, seguida da poeta Lourdes Sarmento, que fez a saudação à nova académica.
“Estou muito feliz em poder ocupar a cadeira que pertenceu a Orismar (o jornalista Orismar Rodrigues), um grande poeta e jornalista, que falava como ninguém do sentimento do século que é a solidão", disse Laura Areias. “Estou alegre, mas não orgulhosa; acho que esse sentimento não nos faz crescer”, afirmou.
"Cantares de Minha Terra" foi o seu primeiro livro, editado em 1962. Directora do Departamento de Comunicação Social do Real Hospital Português, na capital pernambucana, Laura Areias publicou 32 livros, entre romances, poesias e crónicas.
Uma outra escritora luso-brasileira - Esmeralda Moura Camacho - concorre presentemente a uma cadeira na Academia de Artes e Letras de Pernambuco. Esmeralda Camacho lançou recentemente o livro “Falares de Portugal, Falares do Brasil” e tem mais dois no prelo: “As calçadas portuguesas do Recife” e “Alma cigana”.
Fonte: Embaixada de Portugal no Brasil
Fonte: Embaixada de Portugal no Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário