A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

500 anos da Descoberta do Brasil

Caríssimos e Caríssimas ! Sem desprimor para os Brasileiros que amam Portugal , e apesar de atrasado (embora me pareça que continua actual ) , gostaria de colocar este texto que só agora descobri , devidamente assinado por um Brasileiro acerca das "comemorações" dos 500 anos do Achamento do Brasil em 2000 , que aparece no Portugal em Linha - A comunidade lusófona on-line ( p://www.portugal-linha.pt/Opinioes-sobre-os-500-anos-do-Brasil/menu-id-94.html ) .
Eu já sabia , ou pressentia , o desprezo e a ignorância que havia no Brasil acerca de Portugal , mas isto é ridículo .
Fala por si .

« Brasil 500 anos PDF Imprimir e-mail
Como sabem, estamos à beira das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil pelos portugueses. Sabedor que sou do carinho com que os portugueses tem até hoje recebido os brasileiros, não posso me furtar a alertá-los das "comemorações" feitas aqui no Brasil.

Não sou xenófobo e muito menos radical, mas algo me incomoda e muito.

Por esses dias passados, nosso presidente Fernando Henrique Cardoso foi a Portugal, mais precisamente à Lisboa no monumento aos descobridores a fim de abrir uma regata oficial em que várias embarcações virão ao Brasil refazendo a rota de Pedro Álvares Cabral.

Vamos, pois, às considerações:

1) Como sabem os Srs., aqui no Brasil ensinam desde os primeiros anos escolares que o Brasil foi "descoberto" por acaso por Cabral, quando de uma viagem às Índias. Afirmam os professores que os portugueses queriam as especiarias e que por acaso (volto a frisar) descobriram o Brasil.
Quanta ingenuidade. Com esse ensinamento, busca-se minimizar o feito dos navegadores portugueses, dizendo que o acaso ajudou Portugal;

2) Afirmam ainda, já a partir do 10o. ano, que Portugal agiu por ordens da Coroa Inglesa e que Cabral possivelmente era apenas um "empregado" dos ingleses;

3) Afirmam que os Portugueses chegaram ao Brasil e ao encontrarem a terra, escravizaram de "forma bárbara" os indígenas aqui existentes; quanto aos negros então, nem se fala !!! Escravizaram e abusaram dos negros de forma desumana;

4) Atualmente, a Rede Glogo de Televisão, cuja filial é a SIC, apresenta uma minissérie em vários capítulos chamado "A muralha" onde procura demonstrar claramente como atuavam os portugueses que aqui chegaram

5) Que desembarcaram no Brasil em 1500, apenas degradados da pior espécie, tais como ladrões, assassinos e prostitutas. Que esta escória teria contaminado nossa colonização de forma indelével e prejudicando o país até hoje (pasmem, após 500 anos !!!). Dizem até hoje que se não fossem os portugueses, nós os brasileiros teríamos um país desenvolvido.

6) Que Portugal estava literalmente "roubando" o nosso ouro e enviando tudo para a Europa, especialmente para a Inglaterra

7) Que os ingleses eram muito mais inteligentes que os portugueses e que inclusive os espanhóis teriam ensinado praticamente tudo aos navegantes portugueses

8) Está sendo igualmente veiculado pela Rede Globo de Televisão um programa humorístico que ainda irá ao ar, "A invenção do Brasil", em que um narrador ao fazer a chamada do programa diz em tom bastante desdenhoso, que os que aqui chegaram "... eram pálidos e cheiravam muito mal ..." .
Tal afirmação só reforça a péssima imagem que os portugueses tem aqui no Brasil

9) Existe na mesma emissora, um programa humorístico semanal chamado "Casseta e Planeta", que retornará ao ar após um período de férias, em grande estilo: Um programa especial feito totalmente aí em Portugal (com a participação do povo português) com as mais "importantes piadas de portugueses, comemorando os 500 anos de descobrimento"

10) Em todas as demais emissoras (mais de 8 com sinal aberto) nada se comenta sobre os 500 anos, portanto, não dá-se o valor devido ao feito;

11) Existe um "consenso" entre os brasileiros da seguinte afirmação: os portugueses são burros.
Explicando o sentido real da frase, significa que os portugueses não possuem inteligência, e na maioria são pessoas ignorantes e despreparadas;

12) A colônia portuguesa, apesar de numerosa, é bastante apática, já que está num país que não é o seu.

13) No caso dos dentistas, houve uma indignação geral contra os portugueses por determinarem a impossibilidade desses profissionais atuarem em Portugal. Mais ou menos assim: "Como pode !!! os portugueses, aqueles burros que ficam de tamancos atrás das caixas registradoras das padarias, não permitindo que nossos dentistas trabalhem em Portugal !!! Um absurdo !!! Não vamos mais comprar os pães deles !!!

14) Em todos os programas de televisão, o povo portugues é rotulado como sendo o mais pobre da Europa e também o menos preparado. Piadas sobre a inteligência dos portugueses são comuns na mídia brasileira.

15) Para que tenham uma idéia mais precisa (se é que não sabem), está sendo veiculada uma novela aqui (e muito provavelmente aí em Portugal) chamada Terra Nostra, em que os italianos são colocados como verdadeiros desenvolvedores deste país. Até mesmo, ensinam "despretenciosamente" palavras e expressões italianas. Pasmem, mas existem pessoas que agora não falam mais meu amor e sim "amore mio". Estão mudando a língua oficial;

16) Mais recentemente, um piloto de fórmula 1, Rubens Barrichello (de origem italiana), foi contratado pela italiana Ferrari. A parte toda a capacidade da Ferrari, os Srs. deveriam ver a verdadeira idolatria que tentou se passar pela televisão ao povo italiano, com programas especiais, comidas típicas, danças etc. E isso tudo no ano em que completamos 500 anos de descobrimento, onde deveria ser valorizado a nossa origem.

Minha itenção não é atacar o povo italiano em especial. Até porque possuem valores incontestes.
Só gostaria de tentar acabar com a hipocrisia que reina nas relações entre os dois países. Ver o Fernando Henrique Cardoso com o Guterrez é no mínimo ridículo, para não dizer cômico.

Atentem para a programação da SIC. Por favor, não sejam ingênuos. Não quero confusões entre os dois povos, até porque sou brasileiro e português. Mas igualmente não sejamos hipócritas.

Abraços aos portugueses, de quem muito tenho orgulho de pertencer.

Mario Sergio F.C. Romão, Varginha/MG - Brasil »

Para que aqui saibamos ( eu não sabia até que ponto ridículo vai esse ódio ... nem da Incrível falta de Amor a Portugal de tantos e tantos portugueses , nem da sua participação aqui em Portugal em programas brasileiros a denegrirem Portugal ) de todos os pormenores sujos , da necessidade de mudarmos este tipo de relacionamente hipócrita , salvo Honrosas excepções , assim como de acabarmos com esta imensa falta de autoestima que existe em Portugal .
Com Um Abraço Grande para Todas(os) Sem Excepção .
Rogério Maciel

7 comentários:

Edson Pelé disse...

Esse texto é tendencioso e não corresponde de forma alguma à realidade de visão do brasileiro com relação a Portugal.
Em primeiro lugar, eu estudei, bem como meus filhos e netos e posso assegurar que nas aulas de História a abordagem acerca do achamento do Brasil é imparcial.
Fernando Henrique foi presidente há 8 anos passados, e este texto, portanto caduca ,além de ter uma visão de uma autoria pouco conhecida e/ou reconhecida pelos pensadores do país.
Piadas sobre os Portugueses há, assim como Portugueses também fazem piadas sobre nós. E dentro do Brasil cariocas fazem piadas sobre paulistas e vice-versa, entretanto, não existe animosidade alguma aí, pelo contrário.
Tenho pouco mais de meio século de vida, e posso assegurar que Brasileiros e Portugueses convivem pacífica e fraternalmente, tanto que Português que vem cá estabelecer moradia se adapta facilmente sem que seja preciso lançar-se mão da convivência apenas com seus conterrâneos.
Cordialmente,
Edson Arantes.

Edson Pelé disse...

QUINHENTOS ANOS DA DESCOBERTA DO BRASIL, COMO PORTUGAL A VÊ?
500 anos

SAM disse...

Caríssimo amigo,

Como leitora brasileira, achei por bem manifestar e expor minha opinião simplória, mas franca em relação a este texto. Vindo de um brasileiro, achei grave. Não entendo e nem pretendo criar ou dar continuação a uma polêmica. Contudo, deixando claro que não nego que falam mesmo, e muito é verdade. Dizem que se fossemos colonizados pelos franceses, ingleses ou holandeses, teríamos melhor avanço cultural e em todo contexto brasileiro.Dizem...Dizem... Mas, tudo é mais que sabido pelos portugueses! Pois é um povo culto e muito bem informado. Temos apenas 500 anos de história. Barbáries sempre existiram e sempre existirão no mundo, nos países, nas cidades, nos bairros e em nossas ruas. Isto falo em relação ao aludido ítem sobre escravização de índios e negros. Acredito que seria desta forma com qualquer país colonizador. Mesmo porque dentro do nosso próprio país ainda há preconceitos étnicos,raciais e culturais. Por isso não vejo oportuno este texto e tanto alarde!

Houve seminários, exposições, aulas de cidadania, debates e palestras com maiores expoentes brasileiros sobre cultura objetivando interação e intercâmbio entre o Brasil e a Pátria Mãe. Uma série de solenidades e participações escolares. Portanto, generalizar todo um povo através da sua voz e entendimento? Não acho justo. Não é a voz do Brasil, nem sequer de Portugal.

Esquecer os pontos positivos foi lamentável, sem propósito e inadequado.

São Vicente , com seus engenhos de açúcar, foi precursora da agricultura e da indústria, e abrigou o primeiro empório marítimo da costa, conhecido na Europa antes mesmo da chegada de Martim Afonso. E foi de São Vicente que saíram expedições para o interior do Brasil, inclusive a que fundou São Paulo, metrópole brasileira! Maior cidade do Brasil e da América do Sul ! Agora que somos uma pátria construída por diversas nacionalidades, somos! E o que reflete belamente em nossas tradições.Mas jamais, negar a Pátria Mãe, pois um filho não deve virar-se contra sua mãe, sob pena de desonra! Na época salazarista muitos jornalistas portugueses vieram para o Brasil e foram muito bem aceitos e valorizados como deviam!

Acho que falar sobre o conceito dos brasileiros em relação a Portugal baseado em novelas, seriados e programas humorísticos de TV e esquecer de mostrar os projetos de interação e intercâmbio entre os países e o respeito que deve haver entre duas nações foi no mínimo ilógico e inteiramente irrelevante. Sem substancialidade alguma.


Fraterno abraço

Rogério Maciel disse...

Caros Amigos(as)! O único objectivo pelo qual lancei o artigo , é acabar de vez com toda a hipocrisia entre Portugal e Brasil.
A todos os Brasileiros(as)íntegros e honestos , o meu muito obrigado .
Não pretendo ofender ninguém . O texto foi escrito por um brasileiro identificado e que vive no Brasil .
Eu , aqui em Portugal , já vivi situações em que os Portugueses são ofendidos por brasileiros aqui residentes , nomeadamente no Algarve , e , estranhamente unidos aos britânicos cá residentes .
Se existem brasileiros cá com este tipo de atitude , eu imagino no Brasil .
Conforme referi , existem honrosas excepções ( num país de 140 000 000 de habitantes , haver 1 000 000 , ou 2 ou 3 , que gosta de Portugal , é uma excepção!), mas estas não podem falar em nome do resto .
Esse resto , esta é a realidade ,ignora Portugal num silencioso ódio irracional .
A si Edson ( e para lhe dizer a verdade Pélé , é um desses brasileiros que secretamente fala mal de Portugal , mas para o mundo " é márávilhoooooooso " ...) digo-lhe , que não consigo deixar de notar o ressentimento que tem em relação a Portugal ... basta ver o texto que colocou sobre o Grito do Ipiranga .
A si SAM , vejo que é honesta no seu sentimento e compreendo que defenda os brasileiros , mas a questão permanece .
Eu tenho tentado contactar através da rede , com brasileiros , quer através de fóruns , quer através de blogues ou páginas pessoais , não para falar deste tema , mas diversos , e , excepto o tal 1% de Brasileiros que estão de Boa-Fé em relação a Portugal , a invariável resposta é o insulto ou um silêncio deliberado , que considero ainda mais insultuoso , no fundo uma hipocrisia muito grande , que ao longo dos anos muitos e muitos portugueses já sentiram na pele aqui em Portugal , sentimento que afinal , é geral neste país em relação á conversa da treta dos brasileiros em geral :
O avô português , Pooorrrtugau é márávilhoso , e todas as palavras falsas que não exprimem o que na verdade sentem quando para cá( ou quando cá vêem ) vêem : ressentimento e ódio irracionais .
Seria muito mais fácil não virem com PRECONCEITOS e tentarem honestamente conhecer Portugal .
O que é certo é que , o Amor , Admiração e Carinho que os Portugueses sempre tiveram pelos brasileiros , foi-se com o tempo transformando em desilusão e hoje , em ressentimento natural.
Ao contrário do que dizem , o texto acaba por ser actual , com a agravante de 8 anos depois os portugueses se colocarem á defesa no que toca a brasileiros .
É pena , muita pena !Esconder a verdade não ajuda a resolver esta questão , apesar da sua Boa Intenção , SAM .
Se falo nisto é porque o problema se agravou e , agora já não é só no Brasil , mas também em Portugal .
Piadas sobre brasileiros em Portugal conheço talvez duas , mas piadas sobre a "estupidez , ignorancia e outros supostos defeitos dos portugueses " já ouvi , sem exagero , milhares , e é algo que é generalizado no Brasil .
Gostaria de lhe assegurar que
QUINHENTOS ANOS DA DESCOBERTA DO BRASIL, COMO PORTUGAL A VÊ? , não é verdadeiro em muitos pontos !Mais uma vez SÓ MOSTRA O RESSENTIMENTO QUE EXISTE EM RELAÇÃO A PORTUGAL e, a Responsabilização de Todos os Males do Brasil que é ATRIBUÍDA A PORTUGAL , mesmo depois de 200 anos depois do Grito do Ipiranga .
O que as revistas escrevem fala de lugares comuns , mas não vejo nenhuma ofensa em retratar os Índios da Amazónia como alguns dos representantes dessa nação multicultural e enorme que é o Brasil , por serem os habitantes originais , do então ainda por criar , Brasil .
Como lhe disse , os Portugueses , Naturalmente , Gostam , Acarinham , Admiram o Brasil e toda a sua cultura que TEM tanto da de Portugal .
Acho que é Natural que nos Orgulhemos de termos DADO TANTA ALMA e SANGUE , TANTO ESPÍRITO E CULTURA , TANTO AMOR e TRADIÇÃO , a este País , a esta Nação Maravilhosa que é a Terra Brasílis , a Terra de Santa Maria , a integrar na cultura Tupi e Guarani que tanto admiramos pela sua Beleza , Humildade , Inocência ,Sabedoria Ancestrais , assim como todas as outras .
O que eu não posso admitir é a atitude , que é real e actual de brasileiros em relação a Portugal e aos portugueses , mesmo em Portugal , não incluindo , como é óbvio , os que vivendo e trabalhando em Portugal , amam Portugal e os que vivendo no Brasil também amam e reconhecem Portugal como Irmão .
Mas , para resolver definitivamente este grave problema de relacionamento entre Portugueses e Brasileiros , há que acitar que o Problema existe , enfrentá-lo e resolvê-lo corajosamente .
Abraço Fraternal.

Ariana Lusitana disse...

Uma andorinha não faz a primavera.

Edson Pelé disse...

Provavelmente também há portugueses que ofendem brasileiros, picuinhas existem por toda parte, mas a atitude ou o pensamento de uma pessoa(como é o caso desse lamentável texto) não pode e nem deve particularizar um país. Os portugueses que cá vivem são muito bem tratados aqui e totalmente integrados. Você está me confundindo com o jogador. Este é apenas um apelido que tenho por ter nascido no mesmo dia, ter o mesmo nome e a mesma cor de pele. Há nomes muito comuns no Brasil, e o meu é um deles. Existem brasileiros que falam mal de Portugal sim, mas ao contrário que queres afirmar com este texto que tem a intenção de insuflar um país contra o outro se trata de uma minoria. Outra observação, no link há diversos textos, leste apenas um texto, quando na verdade há diversos textos dos mais variados autores com visões diferentes(18) e um poema.
Não há brasileiro que negue a grande contribuição de Portugal á nossa nação como quer o senhor insinuar. Este texto, como já disse antes, é apenas uma picuinha de comadre a tentar jogar as pessoas umas contra às outras. O Senhor está misturando as estações. Defina uma linha da próxima vez que for escrever ou tentar uma réplica e não atire para todos os lados na tentativa de acertar um alvo.
E é minha última resposta ao post.

Cordialmente.

Edson Pelé disse...

E nota meu ressentimento, meu? Não sou autor do artigo mas ao contrário daquele que você copiou, o artigo que indiquei se fundamenta em notícias dos jornais daí e não na opinião de um qualquer que ninguém conhece.
Que direi eu e todos os brasileiros de sua gozação com nosso falar. " é márávilhoooooooso " ?