A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Brasil vai ser o primeiro país a aplicar acordo ortográfico

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, assinou ontem à tarde, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, o decreto que estabelece o cronograma de implantação da reforma no país. As novas regras vão entrar em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2009 nos documentos oficiais e nas circulares das instituições públicas. Na comunidade escolar, as duas normas serão utilizadas simultaneamente nos exames académicos, provas de acesso ao ensino superior e concursos públicos até 2012, já que a partir de 2013 passa a ser obrigatória. O acordo ortográfico afecta apenas 0,5 por cento do vocabulário do Brasil e quase dois por cento em Portugal. Na cerimónia da assinatura do decreto, que decorreu em paralelo com o evento que assinalou o centenário da morte do escritor brasileiro Machado de Assis, um dos maiores clássicos da literatura do Brasil, Lula da Silva frisou que a comunidade lusófona vivia "um dia histórico". "Hoje é um dia tão marcante para a nossa linda literatura, para a nossa língua. Estamos a dar um incentivo à divulgação do Português e à coesão dos países que falam esta língua", sublinhou o Presidente do Brasil. O fim do trema, a supressão de consoantes mudas, as novas regras para a utilização do hífen, a inclusão das letras w, k e y no alfabeto, além de novas regras de acentuação, são algumas das alterações introduzidas pelo novo acordo.A expectativa de Lula da Silva é de que a reforma ortográfica - assinada em 1990 pelos países da CPLP e ratificada pelo Brasil em 1995 - alargue a cooperação entre os países de língua portuguesa ao estabelecer uma grafia oficial única do idioma. Para o Presidente brasileiro, a medida também deve facilitar o intercâmbio cultural e científico entre os países-membros da CPLP.

Wikipédia muda

Esta promulgação do acordo ortográfico pelo Governo brasileiro levou a Wikipédia, uma enciclopédia de consulta livre pela Internet, a adoptar as novas regras já a partir de Janeiro de 2009. A principal intenção é reduzir as diferenças entre os dois países, disse à agência Lusa Manuel de Sousa, relações públicas da Wikipédia lusófona."Reduzir as diferenças ortográficas entre Portugal e o Brasil é uma forma de trazer mais paz à Wikipédia e concentrar mais esforços nos aspectos que de facto são mais importantes, como a elaboração de mais artigos, a melhoria dos artigos existentes e não essas questões formais", sublinhou.A implementação das novas regras será feita em duas fases. "A partir de 1 de Outubro, as normas do acordo ortográfico passam a ser aceites. A partir de 1 de Janeiro do próximo ano, as normas do acordo ortográfico de 1990 passam a ser preferenciais em todas as páginas oficiais da Wikipédia em Língua Portuguesa passam a ser escritas", explicou Manuel de Sousa.

(Fonte: http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fid%3D14572447

1 comentário:

Rui Martins disse...

sempre a ficar para trás... que sina!