A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Manifesto de Intenções


Manifesto de Intenções

Publicado no Blogue "Rosa-dos-Ventos",
endereço «santosnorton.blogspot.com».

Por ter vivido, longos períodos, na Alemanha, em Espanha, em Angola, em Cabo Verde e no Brasil, julgo ter uma visão abrangente da História e dos problemas sociais que condicionam os povos que constituem a CPLP.Incondicionalmente, deixei parte do meu coração em África e no Brasil.Os 7 anos que vivi na Alemanha, como estudante e profissionalmente, e os 5 anos de vida militar, tiveram grande influência na minha formação.Baptisei o meu Blogue de “ Rosa-dos-Ventos” por esse ter sido um artifício que os portugueses utilizaram para se orientarem e conseguirem chegar aonde queriam. É esse mostrador que eu espero me oriente e me guie, por um caminho que me permita contribuir, embora modestamente, para a consolidação da CPLP e da Lusofonia.O “ Rosa-dos-Ventos “
.1- Será orientado para a divulgação e valorização da CPLP e para tudo que esteja relacionado com ela e os 8 países que a constituem e os 6 que, de algum modo, a ela estão ligados.
.2- Ao mesmo tempo assumirá a defesa de todos os ex-combatentes ( indiferentemente do lado em que combateram ) e tentará chamar a atenção para o papel aglutinador que eles podem desempenhar na CPLP.
.3- Não pretende ser um meio no qual se travem grandes debates, mas procurará dar o maior relevo a questões de ordem prática que possam despertar consciências e criar aderentes à CPLP.
.4- Procurará contribuir para que a CPLP, cada vez mais, deixe de ser um fórum onde se dizem frases bonitas e se fazem promessas, das quais algumas nem se concretizam, e “assente um pouco mais os pés na terra” debatendo questões e tomando iniciativas que interessem não apenas a um pequeno grupo de “esclarecidos” mas correspondam aos anseios dos povos que a constituem.
.5- Tentará denunciar as omissões e erros relacionados com a CPLP que, diariamente, são cometidos e despertar consciências para a importância que vulgares atitudes e pequenas iniciativas podem ter na divulgação da CPLP. Do mesmo modo,denunciará iniciativas ou atitudes indignas duma sociedade civilizada.
.6- Para finalizar , peço a colaboração de todos os interessados no sentidos de corrigirem alguma incorreção que eu possa cometer e me auxiliem com os seus comentários e com o seu conhecimento, quando o meu demonstrar ser insuficiente.

1 comentário:

Renato Epifânio disse...

Caro Arnaldo

Acho que estamos sintonizados. Por isso, faça da NOVA ÁGUIA: O BLOGUE DA LUSOFONIA a sua casa...

Abraço MIL

P.S.: Concordo consigo em particular quanto aos ex-combatentes. Como já aqui escrevi algures, é preciso enterrar condignamente os mortos, sob pena de eles não nos deixarem em paz...