A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

CARLOS PAREDES – «VERDES ANOS», «CANTO DO AMANHECER» & outros

.




31 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

«Quando eu morrer, morre a guitarra também. O meu pai dizia que, quando morresse, queria que lhe partissem a guitarra e a enterrassem com ele. Eu desejaria fazer o mesmo. Se eu tiver de morrer.»

Carlos Paredes

Ana Beatriz Frusca disse...

Eu não conhecia e adorei, entretanto achei o segundo vídeo baixo, e o último melhor em termos de som.
Beijos.

Casimiro Ceivães disse...

Ai guitarras de Alcácer-Quibir /
calai-vos chorando, gemei a sorrir /
Cantai as saudades dos fiéis namorados /
os lindos segredos, os beijos trocados...

(já não me lembro se isto é do Afonso Lopes Vieira...)

E isto lembrou-me o fabuloso primeiro concerto dos Madredeus com o Paredes, no Coliseu do Porto.

Grande lembrança, Klatuu.

Casimiro Ceivães disse...

O seu a seu dono: Grande lembrança, Lorde.

Klatuu, com a tua mania de ser o primeiro a comentar conseguiste baralhar-me :P

Klatuu o embuçado disse...

Olha, não te sei dizer com segurança, tenho uma vaga ideia do poema, e não o consigo localizar, mas lá que cheira ao Pinhal de Leiria que nutriu o Afonso, lá isso...

Só em Alcácer-Quibir ficaram no campo 10.000 guitarras!

Klatuu o embuçado disse...

Agora já conhece... passa esse à Rainha, que ela diz que Moonspell não é para ela... :)

Ruela disse...

Um génio.


"Verdes Anos"
seria um bom hino para Portugal.




Abraço.

Casimiro Ceivães disse...

"... e não chegam, Senhor, para matar as saudades dos Portugueses" :)

(esta é do velho Julio Dantas)

PS: os versos foram,´que eu saiba, publicados numa antologia - que já tive e perdi - de poemas sebastianistas, que deve ser dos anos 50 ou 60... havia uns lindissimos do António Nobre

"veio d'África mais a sua lança / vai pelo mundo vogando, taciturno / tão pobrezinho, olhai, estende a mão / "quem dá esmola a dom Sebastião?..."

(hoje estou lírico)

Casimiro Ceivães disse...

Ruela, essa ideia é fantástica.

Eu estou um bocado farto dos canhões a marchar.

Ruela disse...

Pelo menos um hino alternativo ;)

Klatuu o embuçado disse...

Já tenho, mas pede Coroa... :)

Ruela disse...

pois ;)

Ruela disse...

A Nova Águia podia ter um hino também.

Lord of Erewhon disse...

O novo Bar do Ossian...
- falo desta Caixa... :)

Quanto ao Hino, é só arranjar músico, porque há um poema do Renato lá para baixo, com a tua Águia a que o carrasco cortou a folha... que faz bem o serviço.

Lord of Erewhon disse...

P. S. A Bia está a crescer depressa demais... tem que levar umas palmadinhas no alto da cabeça para retardar o crescimento, ou lá ficamos sem mascote... :)

Lord of Erewhon disse...

P. P. S. Tira essa foto do Perfil! - e mete uma do Lula! :)

Casimiro Ceivães disse...

O Bar do Ossian :)

Saving Private Joke - num cinema perto de si :P

Ana Beatriz Frusca disse...

Foto do Lula, irmão? queres que eu pareça burra?

Ruela disse...

hahahahhahaa

essa está boa.



p.s. músico também se arranja.

Klatuu o embuçado disse...

Burra tu nunca poderia ser... é parecida comigo... ;)
Mas entendi o Lord, tem que parecer feia! - senão roubam você da gente! :)=

Klatuu o embuçado disse...

Do que o fidaldo das transfusões nocturnas se foi lembrar! - Também ando com a ideia a fermentar: já dei a dica à tua consorte... «Bar do Ossian» seria a continuação de uma ideia perdida - e o excelente nome para um blogue conjunto da malta!
Tipo erguermos o espaço mais neo-romântico da blogosfera lusa!

P. S. Outra coisa: convence-me o Vitor a aderir a isto! Precisamos de mais cristãos assombrados pela Estrela da Tarde... e assim estarias mais acompanhado, Casimiro! LOL!!!

Klatuu o embuçado disse...

P. P. S. Eu acho que o gajo até tem qualquer coisa de Águia... :)

Klatuu o embuçado disse...

Olha, Ruela, arranja lá o compositor da coisa... Para executar, conheço um dos melhores guitarristas do País (não digo o nome, mas tanto lhe dá na eléctrica quanto na guitarra portuguesa, a ler por pauta e com pós- graduação do Conservatório...), e para cantar, temos a nossa menina Antígona, que também pode dar umas de orgão e piano... ;)

O poema já há: a Águia ateia do Renato - assim ninguém chateia... somos todos ateus sempre que Deus não vai connosco ao hiper-mercado! :)

Casimiro Ceivães disse...

Klatuu, estou de acordo em que a águia ateia ;)

Pois, há muito que fazer... e eu que nasci para o ócio.

Abraço!

Ana Beatriz Frusca disse...

Águia atéia sim, afinal, somos góticos e nada fazemos pelo país.
Klatuu, por falar na companhia de Deus ao hiper-mercado sabes se tem na prateleira àquele livro do Milan Kundera?
JAJAJAJAJAJAJAJAJA!

Klatuu o embuçado disse...

(-_*)

Klatuu o embuçado disse...

Ao trabalho, Casimiro! ;)

Ana Beatriz Frusca disse...

Dou a maior força...ao trabalho..um ,dois, três...simbora.
Quem sabe até lá o meu sotaque luso fique mais apurado...

Casimiro Ceivães disse...

Biazinha, regra número um: um "v" diz-se "b".

Por exemplo:

"Um dia hei-de ir ó Heaben's com o Lord of Erebon. E bou pedir para oubir o berdes anos"

*_*

Ana Beatriz Frusca disse...

Isso é tuga de Trás-os-Montes, tio doidão?
Entonce até lá bou treinar bastante(ou seria vastante?).
Mas posta aí, tio 2dão...já que minha fadona me abandonou teus posts cheio de neologismos me consolam.

Casimiro Ceivães disse...

Oh Bia, ando sem tempo mesmo :( logo eu posto mais senão não há como nos engalfinhar :P

Aquilo é tuga propriamente dito, falado na região de onde "nasceu" Portugal (Minho, a cidade do Porto...) e na Galiza. Em Coimbra (onde estavam até há pouco tempo os professores universitários...) e em Lisboa (e em todo o Sul, incluindo o teu Alentejo...) fala-se de maneiras diferentes, mas sempre sem os "bb"... E no século XIX começou-se a achar que os grão-finos não podiam falar com "bb", e que o português "correcto" era o de Coimbra. É um caso curioso, parecido com o nosso Acordo Ortográfico agora, mas que não precisou de uma lei: bastou a consciência da superioridade social.

Só na Madeira e nos Açores é que a pronúncia (que é muito caracteristica) não é vista como sinal de ser "pé-rapado" mas como sinal... de ser madeirense ou açoriano :)

Uma pessoa que fale "à Porto" nunca ganhará eleições para Presidente ou Governo :)

Bem, estou tagarela... :P beijo