A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Desacordo Ortográfico II

Perdoem os meus amigos Lusófonos . Foi com muita alegria que me envolvi neste Grande Movimento mas é conscientemente que não me revejo neste "acordo" ... um desacordo , na realidade AFECTIVO , mas muito mais do que isso .
Não sendo eu nada intelectual , não vejo porque é que , o Português , sendo originário de Portugal , e só porque somos em menor número , tem de ser assassinado ?!?
Porque é que Portugal tem de assassinar a sua Própria Língua para satisfazer o maior NÚMERO de irmãos brasileiros ?
Não é a FRIEZA dos números também , um dos motivos contra os quais este movimento luta ? ... Não sendo a quantidade , como todos sabemos , uma razão suficientemente forte para modificar as coisas com QUALIDADE, não encontro portanto motivo para alterarmos a nossa forma de expressar a nossa PRÓPRIA Língua !!!
Não vejo também qual o mal em termos AFECTIVIDADE á NOSSA Língua !?!? Não é a AFECTIVIDADE algo tão importante para a nossa Saúde Psíquica e Humana ? Não é a Afectividade que nos permite Criar coisas Maravilhosas também com a NOSSA Língua fabulosa ??? (Apoio totalmente o que Abdul Cadre aqui tão bem expressou !!!)
Este Verbo Português foi-nos Legado pelos nossos antepassados com muito amor , com todas as consoantes do nosso Coração e Alma ,e não vai ser um decreto - o mesmo tipo de decretos contra os quais este movimento luta - que vai decidir , que agora eu já não vou escrever como Portugal escreve mas como os nossos Irmãos Brasileiros falam , para facilitar a vida ao maior poder económico brasileiro ... desculpem mas não !Não posso concordar , AFECTIVAMENTE e não só com esse crime !!!
Não são umas consoantesinhas que estão em perigo de estinção , é toda uma forma de falar e escrever que está em perigo !!!
No passado , a evolução da língua fazia-se naturalmente e com o Tempo que Deus nos dá ... agora , parece que não temos tempo para nada ... isso é uma doença , desculpem-me os meus amigos que com tanta pressa querem este desacordo ... a pressa , como todo o nosso povo na sua sabedoria ancestral sabe , é inimiga da perfeição ... que o digam os nossos irmãos Alentejanos que com Sabedoria sabem Descansar debaixo do Chaparro depois do almoço á hora do calor , enquanto o americano está cheio de pressa de construir mais arados , para produzir mais cereais , para acumular mais riqueza e dinheiro , para daqui a muitos anos , se Deus lhe permitir, poder descansar ... qual foi a resposta do Sábio Alentejano ?
Se não sabem eu digo : E , compadre Smith , não é o que eu já estou a fazer ?
Não , como já aqui disse , por mim não haverá acordo nenhum . Continuarei a escrever o Português como Amo e como Portugal Escreve .
Que cada nação irmã escreva como bem desejar . Nada tenho contra isso . Se querem aceitar que o brasileiro (como já muitos brasileiros dizem que é !!!) será a """nossa""" língua oficial num mundo cada vez mais frio e alienado , então que o façam ...
Eu nunca aceitarei isso e se os meus amigos acharem que estou a ser incómodo em colocar a minha sincera e verdadeira opinião aqui , então só tem que me erradicar deste movimento .
Julgava que este também era um dos motivos contra o qual este movimento lutava !!??!!
No fundo , e na essência , este Movimento , segundo a minha perspectiva , seria muito mais do que Lusófono , mas tentaria abarcar no futuro todo o género humano , todo o Planeta , segundo o Sonho e o Amor de alguns dos nossos Maiores antepassados , mas indo mais fundo e transformando as mentalidades no sentido do Amor , da Inteligência , da Solidariedade do Conhecimento Maior .
Ainda assim, e mesmo por ISSO , julgo que estou certo em estar Convosco meus Amigos(as) e Irmãos(ãs) da Lusofonia Universal .

Rogério Maciel

3 comentários:

Renato Epifânio disse...

Caro Rogério Maciel

Como tenho dito e redito: o nosso Horizonte é a União Lusófona.
O Acordo Ortográfico, para nós, é apenas um meio, não o fim.
Aceitamos toda a divergência relativamente aos meios, aos caminhos.
Mas, se concorda, como concorda, com o nosso Horizonte, então está muito bem entre nós.
Abraço MIL

Anónimo disse...

Caro Rogério Maciel,

O facto da Comissão Coordenadora do MIL ter aprovado uma petição favorável à aplicação do Acordo Ortográfico, isso não significa que todos os membros do MIL devam alinhar por esta posição. Pelo contrário, como tem vindo a ser dito e repetido, o MIL constiuti um espaço de pluralidade de opinião, de vontade, de credo, de política.
É salutar a troca de opiniões e de propostas nas nossas conversas, de forma até a contribuirem para tomadas de posição mais justas e mais ricas.
É com muito gosto que nos permite aceder às suas opiniões e não há motivos, por isso, para pôr a sua continuidade no MIL em causa, bem pelo contrário.
A badalada disciplina político-partidária não faz parte dos nossos princípios e objectivos.

Por isso, muito obrigado,
Luis Carlos Santos

Fred disse...

O mais interessante é que a divisão ortográfica se deu apenas porque o Brasil seguiu as instruções de Portugal em 1911 e 1940 e não quis voltar atrás e seguir a instrução 1945 que desfez as duas outras.
E agora somos acusados de escrever errado!