... ou há um paralelismo provocador entre o mito de Avalon e o reinado de D. Dinis, entre D. Dinis e o Rei Artur, entre Da. Isabel e Guinivere (que era suposto também ter poderes sobre-humanos), entre a Távola Redonda e a "nacionalização" dos Templários de que nos fala Agostinho da Silva, entre Dom Nun'Alvares Pereira e o mito de Excalibur e entre a Senhora do Lago e a aparentemente mais humilde e terrena, mas não menos luminosa, Padeira de Aljubarrota?
Isto tendo em conta que a Gesta Arturiana só foi condensada no século XV por Sir Thomas Mallory, que se baseou *parcialmente* em escritos Franceses, (http://fr.wikipedia.org/wiki/Excalibur) ... Que por sua vez se devem ter baseado noutras fontes, especialmente tendo em conta a chacina dos Templários (a famosa Sexta-feira 13 que deu origem á superstição moderna, seguida mais tarde pela menos célebre mas não menos impressionante praga de Jacques de Molay ...) e a fuga de alguns deles para a nossa costa, onde se tornaram a "Ordem de Cristo", assim como para outras Finistérreas paragens um pouco mais a norte?
Onde acaba a realidade e começa o mito? Onde acaba o mito e começa a elaboração de histórias para fins políticos e de engenharia social? Onde acaba a "história oficial" e começa a "história subterrânea"?
"Rule Brittania" (ou na sua versão actual "Rule Federal Reserve, Protestant Ethic and the Spirit of Capitalism")????? Com que direito? Na base do quê exactamente?
A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".
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4 comentários:
Eu também me impressiono assim, mas ao lado do D.Dinis, no que ele é comparável com o Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda, meto também o Mestre de Avis, mais o seu filho Infante e Irmãos.
"... ou há um paralelismo provocador entre o mito de Avalon e o reinado de D. Dinis, entre D. Dinis e o Rei Artur, entre Da. Isabel e Guinivere (que era suposto também ter poderes sobre-humanos), entre a Távola Redonda e a "nacionalização" dos Templários de que nos fala Agostinho da Silva, entre Dom Nun'Alvares Pereira e o mito de Excalibur e entre a Senhora do Lago e a aparentemente mais humilde e terrena, mas não menos luminosa, Padeira de Aljubarrota?"
-> É verdade. São paralelismos estonteantes. Com uma grande diferença, enquanto que o primeiro reside no mundo mítico, o segundo monarca e restante figuras são reais e históricas! E indicam muito do carácter bem especial dessa monarquia portuesa ainda não corrompida pelo cesarismo maquiavélico...
"Isto tendo em conta que a Gesta Arturiana só foi condensada no século XV por Sir Thomas Mallory, que se baseou *parcialmente* em escritos Franceses, (http://fr.wikipedia.org/wiki/Excalibur) ... Que por sua vez se devem ter baseado noutras fontes, especialmente tendo em conta a chacina dos Templários em 1313 (a famosa Sexta-feira 13 e a praga de Jacques de Molay que deu origem á superstição moderna ...) e a fuga de alguns deles para a nossa costa, onde se tornaram a "Ordem de Cristo", assim como para outras Finistérreas paragens um pouco mais a norte?"
-> De facto, não se sabe quem a redigiu... Supõe-se que teria sido um provençal, logo um homem ligado à Catalunha... Será que este autor mítico buscou parte da sua inspiração no reinado de Dom Dinis?
"Onde acaba a realidade e começa o mito? Onde acaba o mito e começa a elaboração de histórias para fins políticos e de engenharia social? Onde acaba a "história oficial" e começa a "história subterrânea"?"
-> Na época medieval, o Mito e o Real estavam muito mais ligados do que hoje... E o Mito caminhava ao lado do Homem, ao contrário de hoje, onde o renegamos!
""Rule Brittania" (ou na sua versão actual "Rule Federal Reserve, Protestant Ethic and the Spirit of Capitalism")????? Com que direito? Na base do quê exactamente?"
-> Com nenhum... Já que essas instituições e os seus líderes são nomeados e não foram eleitos... Isto é, apesar da sua influência determinante nas nossas vidas, são órgãos efectivos de Governo... Não eleitos.
Para informação, a sexta-feira,dia 13 de Outubro, início da perseguição feroz aos Templários em França, foi no ano 1307 e a "praga" lançada por Jacques de Molay ao Papa e ao Rei de França foi em 18 de Março de 1314.
Muito obrigada pela elucidação. Vou corrigir a data para não criar confusões entre os leitores.
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