A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Em destaque, na NOVA ÁGUIA 26: O SÉCULO DOS PRODÍGIOS...


O SÉCULO DOS PRODÍGIOS: A CIÊNCIA NO PORTUGAL DA EXPANSÃO
De Onésimo Teotónio Almeida

José Luís Brandão da Luz

Um título mais consentâneo com as matérias versadas no livro, que o teria tornado certamente menos atrativo, haveria de resultar da mistura de palavras, como viagens marítimas, séculos XV e XVI, emergência do espírito científico, modernidade, experiência ou, até mesmo, escárnio da autoridade e da cultura livresca. A veia ficcionista de Onésimo sobrepôs-se, com sucesso, ao peso de uma certa ortodoxia académica que não deixou de marcar presença no subtítulo da obra. Esta concessão, porém, não tolheu a ampla difusão do livro, que, pese embora o seu carácter especializado, rapidamente conheceu nova reimpressão. As ondas de propagação de O Século dos Prodígios fixaram o olhar de várias academias e sociedades portuguesas, que, por meio de merecidas e relevantes distinções, reconheceram a sua centralidade nos estudos da cultura portuguesa. No decorrer do ano de 2019, a obra foi distinguida com os seguintes galardões: Prémio Gulbenkian "Portugal no Mundo", da Academia Portuguesa de História, a primeira a tomar a iniciativa, Prémio Mariano Gago, da Sociedade Portuguesa de Autores; Prémio D. Diniz, da Fundação Casa de Mateus; Prémio John Dos Passos, da Secretaria da Educação e Cultura do Governo da Madeira.
O tema geral que, no conjunto, confere unidade à obra centra-se no que Francisco Bacon designou, no início do século XVII, como sendo o arrojo e pioneirismo das navegações portuguesas na «posterior proficiência e desenvolvimento das ciências» (p. 234). Mas, ao contrário de Bacon, que não se deteve a conferir sustentação ao que afirmou, Onésimo Teotónio Almeida adota a tese como também sua e investe, em força, no seu esquadrinhamento. A sua abordagem mobiliza vasta bibliografia, que é alinhada como frentes de um combate, travado em campo aberto, em várias etapas. Num lado, perfilam-se as hostes guarnecidas pelas obras dos autores do Renascimento português, como Duarte Pacheco Pereira, Pedro Nunes, D. João de Castro, Garcia de Orta, Fernando Oliveira e ainda outros, como Camões e Francisco Sanches que refletiram nas suas obras o novo espírito difundido pelos primeiros escritores. Em todas se respira a atmosfera do conflito desencadeado pelo desfasamento entre a mundividência medieval e os conhecimentos que a exploração dos mares, a observação dos céus e o encontro de culturas provocavam. Ainda na linha avançada deste flanco, o autor conta com o apoio de destacadas referências da historiografia portuguesa, que se ocuparam do tema e a quem voltaremos mais à frente. No outro lado da guarnição, perfila-se uma bibliografia de história da ciência, maioritariamente de expressão anglo-americana, a qual, salvo muito raras exceções, mostra total alheamento do contributo que os portugueses trouxeram para modelar uma nova mentalidade científica.
(excerto)