A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

domingo, 24 de maio de 2020

Pensadores Brasileiros - JOSÉ MAURÍCIO DE CARVALHO (1957), por Ricardo Vélez-Rodríguez...


Dois itens desenvolverei neste artigo: Breve síntese biobibliográfica de José Maurício de Carvalho e II - O Pensador e o Historiador das ideias. 
I – BREVE SÍNTESE BIOBIBLIOGRÁFICA
José Maurício de Carvalho nasceu em 13 de Julho de 1957, em São João Del-Rei (Minas Gerais). Formou-se, ali, em Psicologia (1980), Filosofia (1983) e Pedagogia (1984), na Faculdade Dom Bosco, que foi, posteriormente, integrada à Universidade Federal local. Cursou mestrado em Filosofia (área de Pensamento Brasileiro) na Universidade Federal de Juiz de Fora. Completou os estudos de doutorado em Filosofia Luso-Brasileira na Universidade Gama Filho (1990), do Rio de Janeiro, tendo cursado, a seguir, os estudos de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (1994) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).
Na atualidade, é professor titular aposentado da Universidade Federal de São João Del-Rei, tendo exercido funções administrativas na mesma Instituição. Leciona no Centro Universitário Tancredo Neves, em São João del Rei. É estudioso da vertente denominada de “Filosofia Clínica” e integra o Conselho Editorial dos periódicos: Educação e Filosofia, Saberes Interdisciplinares, Thaumazein,  Anais de Filosofia e Vertentes (da Universidade Federal de São João Del-Rei), Educação e Saúde, etc.). É membro do Instituto Brasileiro de Filosofia (São Paulo), do Instituto de Filosofia Luso-brasileira (Lisboa), da Academia São-Joanense de Letras e da Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos (Barbacena, MG). Atua como profissional liberal, na área de Psicologia Clínica, em São João del-Rei.
Como pesquisador de história das idéias, a sua obra se especializou no estudo do pensamento filosófico luso-brasileiro, com destacada atuação nos Encontros de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira, que se desenvolveram, em Londrina, sob a coordenação do saudoso Leonardo Prota (1930-2016) e com apoio da Universidade Estadual, entre 1989 e 2003. No período compreendido entre 1997 e 2019, na condição de membro do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, tem participado, regularmente, como organizador, dos Colóquios Antero de Quental (destinados a estudar, no Brasil, o pensamento filosófico português), bem como dos similares Colóquios Tobias Barreto (direcionados ao estudo, em Portugal, dos autores brasileiros). José Maurício de Carvalho participou do Proyecto Ensayo Hispánico (www.ensayistas.org) que o professor José Luis Gómez Martínez desenvolveu na Universidade de Georgia (USA).
Pelos estudos publicados e pelo exercício docente, José Maurício de Carvalho firmou-se, no panorama cultural brasileiro, como um dos mais importantes representantes da nova geração de historiadores das idéias filosóficas no Brasil.
 II - O PENSADOR E O HISTORIADOR DAS IDÉIAS
Para José Maurício de Carvalho, consoante a sua obra O Homem e a Filosofia (Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. 224 p.), o ponto de partida para uma reflexão filosófica é constituído pela meditação em torno a dois eixos: a Existência e a Cultura. A primeira é a categoria fundamental para falar do homem de hoje. A Cultura é o ponto de partida da Existência, - o a priori cultural de Miguel Reale (1910-2006) - e o produto das ações humanas. Ela se forma com os valores que o homem criou na sua história. A Existência, entendida como roteiro único e temporal, apenas é fecunda quando se volta para o horizonte cultural, do qual emerge e que, por sua vez, é modificado pela ação humana. Quando o autor aproxima Existência e Cultura não o faz na expectativa de estabelecer uma equivalência entre elas, mas reconhecendo ser a Liberdade um dado ontológico fundamental para entender o homem. Ela, contudo, só é tal, se se realiza num espaço específico de valores e na História (ou na Cultura). A Liberdade do homem não é uma possibilidade absoluta ou indeterminação infinita, é o exercício de escolhas contra a natureza bruta e sua lógica, num certo tempo. Mesmo sem tratar a vida como indeterminação absoluta, como fez Jean Paul Sartre (1905-1982), Carvalho não acredita que a existência perca o caráter dramático, pelo fato de inseri-la no universo cultural. A dor continua conosco, os riscos nos acompanham, a degradação da humanidade é uma possibilidade real, nossos limites estão aí. A vida do homem se realiza numa certa circunstância. Neste ponto, o nosso autor revela-se tributário do filósofo espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955).
Além do pensador espanhol, Carvalho se reconhece como seguidor de Miguel Reale (1910-2006) e Djacir Menezes (1907-1966), herdeiros do legado culturalista de Tobias Barreto (1839-1889). À luz desse legado, Carvalho entende que os valores culturais, tecidos no decorrer da história, estão na base da Existência concreta dos homens. Esses valores, com o passar do tempo, acabam assumindo objetividade universal e se manifestam na tessitura existencial, como se inatos fossem.
O nosso pensador se considera, outrossim, tributário da meditação de Antônio Paim (1927), Roque Spencer Maciel de Barros (1927-1999) e Ricardo Vélez Rodríguez (1943). Com Paim e Vélez, Carvalho considera que o Culturalismo consiste numa filosofia voltada para esclarecer o modo de ser do homem. À luz da meditação de Roque Spencer, o nosso autor conclui que a Existência humana, ainda que vista de modo predicativo, e mesmo quando se objetiva em criações magníficas, não deixa de ser marcada pela dramaticidade. Roque Spencer, considera Carvalho, ocupou-se da existência concreta e a tratou como tal. Acabou deixando o Culturalismo, mas legou à posteridade uma das obras filosóficas mais significativas da filosofia brasileira.
É com base nessa herança que o nosso autor desenvolve o cerne do seu pensamento, que se alicerça no princípio de que o modo de ser do homem se manifesta, no interminável processo de renovar o que já foi experimentado. O sentido da Existência se revela no drama que brota da vida pessoal, que é projetado no mundo e passa a valer por si só. Esta questão foi desenvolvida, com amplitude, na obra intitulada: Ética [São João Del-Rei: UFSJ, 2010. 240 p.], em cuja primeira parte, Carvalho mostra a forma em que esta disciplina filosófica ingressou no panorama cultural brasileiro; na segunda parte, o autor faz uma análise acerca da questão da responsabilidade pessoal, considerada como complemento necessário à vida humana, pensada como Liberdade.
Para o nosso pensador, os costumes e as regras de convivência são históricos, embora possam ficar consagrados em normas com reconhecimento coletivo. Princípios aceitos pela sociedade ocidental como verdadeiros, acabaram adquirindo um sentido de permanência e se manifestam na formulação de normas verdadeiras de orientação, seguras e eternas. A cultura, considera Carvalho, nasce como intencionalidade objetivada. O mundo social aparece como uma hierarquia de valores e constitui a casa do homem. Neste lugar artificial em que se sente mais à vontade, ele se move com maior naturalidade do que no espaço natural, ao expressar algo do seu modo de ser e dos ideais que projeta. Em decorrência destas teses, assiste razão a Antônio Paim, ao enquadrar o nosso autor no seio da terceira corrente de culturalistas brasileiros.
José Maurício de Carvalho insere, na concepção antropológica que acaba de ser resumida, a sua tarefa como historiador das idéias. Segundo ele, o registro do andamento das pesquisas na filosofia brasileira (e portuguesa) permite observar como, do interior da grande tradição filosófica ocidental, as filosofias nacionais emergiram e são suscetíveis de um adequado entendimento. Este se concretiza quando as diferentes filosofias são interpretadas como registro de teses intelectuais, nascidas da vida e da tradição de um povo.
Essas filosofias, frisa Carvalho, são respostas desse grupo humano, numa determinada época, aos questionamentos dos seus integrantes acerca do sentido da sua presença no mundo. As respostas efetivadas pelos pensadores contribuem para burilar os contornos da cultura desse determinado povo, no contexto da vasta história das civilizações. A meu ver, neste ponto José Maurício de Carvalho recebeu a influência de Leonardo Prota, no que tange, especificamente, à caracterização da filosofia moderna, como meditação sobre problemas específicos das várias nações.  
Explicitando a sua inspiração em Ortega, Carvalho conclui que somente quando se capta a historiografia filosófica como um diálogo do pensador com as circunstâncias, chega-se, com mais fidelidade, ao material por ele produzido. As criações filosóficas pressupõem o contato com a tradição nacional, que para os filósofos aparece como a realidade mesma a ser explicada. Os estudiosos da filosofia luso-brasileira de nossos dias perceberam que os movimentos filosóficos, em todo o mundo, não se orientam para a criação de um único sistema capaz de englobar toda a filosofia ocidental. Essa noção, que prevaleceu até meados do século XIX, hoje está abandonada, abrindo margem para o exame das tradições nacionais e, no interior delas, dos problemas que elas privilegiam. A tarefa de historiador das idéias não se circunscreve, na obra de José Maurício de Carvalho, à análise dos pensadores luso-brasileiros. Ele tem estudado, com igual afinco, a obra de dois destacados filósofos do século XX: Karl Jaspers (1883/1969), com a obra intitulada: Filosofia e Psicologia - O pensamento fenomenológico existencial de Karl Jaspers (Lisboa: Imprensa Nacional, 2006, 265 p.) e Ortega y Gasset, cujo pensamento filosófico analisou no livro: Introdução à filosofia da razão vital de Ortega y Gasset (Londrina: CEFIL, 2002, 499 p.).
BIBLIOGRAFIA
CARVALHO, José Maurício de. A idéia de filosofia em Delfim Santos. Londrina: UEL, 1996. 226 p.
CARVALHO, José Maurício de. Antologia do culturalismo brasileiro - Um século de filosofia.  Londrina: CEFIL,     1998. 300 p.
CARVALHO, José Maurício de. As idéias filosóficas e políticas de Tancredo Neves. Belo Horizonte: Itatiaia, 1994. 198 p.
CARVALHO, José Maurício de. A vida é um mistério, contribuição de José Severiano de Rezende para a doutrina tradicionalista. Londrina: CEFIL, 1999.  212 p.
CARVALHO, José Maurício de. Contribuições contemporâneas à história da filosofia brasileira. Londrina: UEL, 1998. 379 p.; 2a edição revista e ampliada, Londrina: CEFIL, 1999. 452 p.; 3a  edição revista e ampliada, Londrina: CEFIL, 2001. 630 p.
CARVALHO, José Maurício de. Curso de introdução à História da Filosofia Brasileira. Londrina: UEL, 2000. 446 p.
CARVALHO, José Maurício de. Estudos de filosofia clínica, uma abordagem fenomenológica. Curitiba: Ibpex, 2008. 284 p.
CARVALHO, José Maurício de. Ética. São João Del-Rei: UFSJ, 2010, 240 p.
CARVALHO, José Maurício de. Filosofia Clínica, estudos de fundamentação. São João Del-Rei: UFSJ, 2005. 321 p.
CARVALHO, José Maurício de. Filosofia Clínica e Humanismo. Aparecida: Ideias e Letras, 2012.
CARVALHO, José Maurício de. Filosofia da cultura - Delfim Santos e o pensamento contemporâneo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999. 150 p.
CARVALHO, José Maurício de. Filosofia e Psicologia - O pensamento fenomenológico existencial de Karl Jaspers. Lisboa: Imprensa Nacional, 2006, 265 p.
CARVALHO, José Maurício de. História da filosofia e tradições culturais. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. 436 p.
CARVALHO, José Maurício de. Introdução à filosofia da razão vital de Ortega y Gasset. Londrina: CEFIL, 2002. 499 p.
CARVALHO, José Maurício de. Mauá e a ética saint-simoniana. Londrina: UEL, 1997. 293 p.
CARVALHO, José Maurício de. Miguel Reale, ética e filosofia do direito. Porto Alegre: Edipucrs, 2011.
CARVALHO, José Maurício de. O homem e a filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. 224 p.; 2ª edição revista e ampliada, Porto Alegre: EDIPCURS, 2007.  236 p.
CARVALHO, José Maurício de (Organizador e autor de dois capítulos). Poder e moralidade. São Paulo: Annablume, 2012.
CARVALHO, José Maurício de. Os caminhos da moral moderna; a experiência luso-brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1995. 342 p.
CARVALHO, José Maurício de. Situação e Perspectivas da Pesquisa da Filosofia Brasileira. Londrina: UEL/CEFIL, 1995. 81 p.