Fernando Pessoa, ao lado de Mário de Sá-Carneiro e de Almada Negreiros, assume lugar de destaque no movimento literário e intelectual português do século XX. Assim, com intuito de celebrar os 100 anos da Revista Orpheu, a Cátedra Fidelino de Figueiredo/Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o Consulado Geral de Portugal em Salvador da Bahia, em parceria com o Instituto Camões, realizarão, de 08 a 09 de junho, o Simpósio Internacional 100 anos da Revista Orpheu: Fernando Pessoa e as Poéticas da Modernidade.
O evento, que ocorrerá no Gabinete Português de Leitura, na cidade de Salvador-Bahia-Brasil, coordenado pelo Professor Doutor Adriano Eysen, tem o propósito de reunir professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de Letras, a fim de compartilhar e a aprofundar investigações e saberes a respeito do modernismo lusitano e, em especial, do poeta de “Tabacaria”.
O Simpósio contará com a participação de importantes estudiosos da cultura e da literatura lusa, como os pesquisadores Jerónimo Pizzaro (Universidad de Los Andes – Colômbia); Lélia Parreira Duarte (UFMG); Márcio Ricardo Coelho Muniz (UFBA); Audemaro Taranto Goulart (PUC-Minas); Sandro Ornellas (UFBA); Ida Alves (UFF); Cid Seixas (UEFS). Com efeito, a diversificada programação do encontro (mesas temáticas, conferências, recitais, comunicações, lançamentos de livros, exibição de filmes e recitais) trará novas contribuições para a fortuna crítica dos escritores da geração de Orpheu, além de incentivar docentes e discentes a estreitarem relações com o universo literário português.
Maiores informações: