SELENE - CULTURAS DE SINTRA chega ao público amante de Sintra, das Artes, das Letras e do Pensamento com a regularidade dos solstícios e dos equinócios. Nesta Primavera que parece não ter princípio nem fim, nada de mais aconselhável do que ver Sintra a partir da Lua.
Esse é a proposta inesperada do tema de capa do número 5 do nosso jornal, ponderar Sintra a partir da profunda e poética irmandade espiritual, mítica e filosófica que esta montanha sagrada desde tempos imemoriais estabelece para o homem com o astro que sobre ela rege de modo tão enigmático.
Esse invulgar telurismo que nos faz amar a terra pelo poderoso reflexo que o planeta dos enamorados sobre ela projecta, bebe numa das fontes matriciais da cultura portuguesa, um paganismo bondoso que reaproxima o homem da natureza e de todos os seres.
Para além da presença fiel dos nossos colaboradores de primeira hora, contamos nesta edição com valiosos contributos de prestigiados pensadores que aprofundam e densificam essa subtil matéria de que é feita a lavra das culturas de Sintra.
Uma novidade, porém, não podemos deixar de partilhar com os nossos leitores: pela primeira vez o nosso jornal será impresso em papel, e nessa edição que sairá muito em breve prestaremos uma homenagem a essa grande filósofa, essa senhora que entendeu de modo pioneiro qual o lugar de Sintra na cultura portuguesa: falamos de Dalila Pereira da Costa.
Como floração primaveril, plena de esperança no curso da vida, depositamos assim nas mãos dos nossos leitores esta edição de Primavera de 2012 de Selene - Culturas de Sintra, com os votos de uma feliz e meditativa fruição dos conteúdos de extraordinário valor, em nosso modesto ver, que fazem deste número um autêntico tesouro de sabedoria e beleza.
Para ver: